PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI): POSIÇÕES FAVORÁVEIS E CONTRÁRIAS AO PROGRAMA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Márcio Donizetti
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos Filho, José Camilo dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131454
Resumo: Resumo: O objetivo deste trabalho foi discutir as políticas públicas de ensino superior relacionadas ao Programa Universidade para Todos (PROUNI), destacando os argumentos favoráveis e contrários a este programa. Para a realização deste estudo levou-se em conta o período marcado pelo processo de abertura econômica a partir dos anos 90 e pelo crescimento do ensino superior. A metodologia adotada consistiu na análise crítica das principais referências favoráveis e contrárias ao programa ao longo dos setes anos sua criação em 2004. Enquanto os defensores do programa destacam a criação de oportunidades educacionais para jovens das classes menos favorecidas e a consequente democratização da educação superior brasileira, seus críticos denunciam a ilegalidade constitucional das isenções fiscais concedidas a instituições privadas de educação superior e a precária ou falsa democratização deste nível de ensino em razão da má qualidade do ensino oferecido.
id UFSC_7aed296e9d4c220ca9c508d9a9c2d763
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131454
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI): POSIÇÕES FAVORÁVEIS E CONTRÁRIAS AO PROGRAMAProuni; políticas de educação superior; ação afirmativa; universidade para todos.Resumo: O objetivo deste trabalho foi discutir as políticas públicas de ensino superior relacionadas ao Programa Universidade para Todos (PROUNI), destacando os argumentos favoráveis e contrários a este programa. Para a realização deste estudo levou-se em conta o período marcado pelo processo de abertura econômica a partir dos anos 90 e pelo crescimento do ensino superior. A metodologia adotada consistiu na análise crítica das principais referências favoráveis e contrárias ao programa ao longo dos setes anos sua criação em 2004. Enquanto os defensores do programa destacam a criação de oportunidades educacionais para jovens das classes menos favorecidas e a consequente democratização da educação superior brasileira, seus críticos denunciam a ilegalidade constitucional das isenções fiscais concedidas a instituições privadas de educação superior e a precária ou falsa democratização deste nível de ensino em razão da má qualidade do ensino oferecido.INPEAU2015-04-02T13:59:11Z2015-04-02T13:59:11Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131454Corrêa, Márcio DonizettiSantos Filho, José Camilo dosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-02T13:59:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131454Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-02T13:59:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI): POSIÇÕES FAVORÁVEIS E CONTRÁRIAS AO PROGRAMA
title PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI): POSIÇÕES FAVORÁVEIS E CONTRÁRIAS AO PROGRAMA
spellingShingle PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI): POSIÇÕES FAVORÁVEIS E CONTRÁRIAS AO PROGRAMA
Corrêa, Márcio Donizetti
Prouni; políticas de educação superior; ação afirmativa; universidade para todos.
title_short PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI): POSIÇÕES FAVORÁVEIS E CONTRÁRIAS AO PROGRAMA
title_full PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI): POSIÇÕES FAVORÁVEIS E CONTRÁRIAS AO PROGRAMA
title_fullStr PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI): POSIÇÕES FAVORÁVEIS E CONTRÁRIAS AO PROGRAMA
title_full_unstemmed PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI): POSIÇÕES FAVORÁVEIS E CONTRÁRIAS AO PROGRAMA
title_sort PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI): POSIÇÕES FAVORÁVEIS E CONTRÁRIAS AO PROGRAMA
author Corrêa, Márcio Donizetti
author_facet Corrêa, Márcio Donizetti
Santos Filho, José Camilo dos
author_role author
author2 Santos Filho, José Camilo dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Márcio Donizetti
Santos Filho, José Camilo dos
dc.subject.por.fl_str_mv Prouni; políticas de educação superior; ação afirmativa; universidade para todos.
topic Prouni; políticas de educação superior; ação afirmativa; universidade para todos.
description Resumo: O objetivo deste trabalho foi discutir as políticas públicas de ensino superior relacionadas ao Programa Universidade para Todos (PROUNI), destacando os argumentos favoráveis e contrários a este programa. Para a realização deste estudo levou-se em conta o período marcado pelo processo de abertura econômica a partir dos anos 90 e pelo crescimento do ensino superior. A metodologia adotada consistiu na análise crítica das principais referências favoráveis e contrárias ao programa ao longo dos setes anos sua criação em 2004. Enquanto os defensores do programa destacam a criação de oportunidades educacionais para jovens das classes menos favorecidas e a consequente democratização da educação superior brasileira, seus críticos denunciam a ilegalidade constitucional das isenções fiscais concedidas a instituições privadas de educação superior e a precária ou falsa democratização deste nível de ensino em razão da má qualidade do ensino oferecido.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-02T13:59:11Z
2015-04-02T13:59:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131454
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652375084236800