Marketing político: fatores de influência na eleição de deputado estadual em Santa Catarina durante a campanha eleitoral de 2002

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Elpídio Ribeiro
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102292
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaNeves, Elpídio RibeiroMaya, Paulo Cesar da Cunha2013-07-16T00:33:51Z2013-07-16T00:33:51Z20052005222077http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102292Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.A presente dissertação buscou respostas ao seguinte problema de pesquisa: Que fatores exerceram mais influência para eleger um Deputado Estadual em Santa Catarina, na eleição de 2002? Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa e quantitativa, com ênfase quantitativa, que culmina com uma pesquisa de campo junto ao Deputado Estadual, na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), em Florianópolis/SC, no outono de 2005. O método científico, que prevaleceu na produção do conhecimento, foi o dedutivo. Para tal, foram fixados os seguintes objetivos: Objetivo Geral: Identificar os fatores que exerceram mais influência na eleição dos Deputados Estadual em Santa Catarina, durante a campanha de 2002, sob a ótica desses parlamentares. Objetivos específicos: Investigar fatores salientes que possam ter exercido influência na eleição para Deputados Estadual; Pesquisar impressões gerais dos Deputados eleitos a respeito da campanha; Identificar em qual mandato se encontra o Deputado Estadual; Avaliar o grau de influência dos fatores definidos em "(a )", na campanha eleitoral; Selecionar conteúdos extraídos por intermédio da livre manifestação dos Deputados eleitos acerca da campanha eleitoral. A revisão da literatura indica poucas referências de Marketing Político no Brasil. Da produção científica de autores residentes em Santa Catarina, pode-se citar: Maya et al (1984); Maya (1990); Mezzaroba (1998); Maya et al (1999); Bridi e Altmann (2000); Natali (2003); Ferreira Júnior (2003) e Tavares (2004). Dentre as conclusões merece registrar o seguinte quanto ao objetivo "d". As descobertas revelaram que: trabalho junto ao eleitorado; ser uma pessoa bastante conhecida; ter sido eleito e empossado em mandato anterior; planejamento e controle da campanha; capacidade de se comunicar com as pessoas e carisma, tiveram a maior importância segundo os entrevistados. Já, ser parente ou afim de outro candidato e / ou político; utilização lícita da máquina administrativa; religião e fazer parte de um sindicato, associação e clube, tiveram pouca importância na avaliação dos entrevistados. Constatou-se que: comício; ter sido Vice-Prefeito; recursos financeiros e quantidade de projeto de lei aprovado, exerceram nem muita, nem pouca influência. Estudaram-se fatores que influenciaram na eleição de Deputado Estadual em Santa Catarina durante a campanha eleitoral de 2002. O estudo oferece sugestões para futuras pesquisas.237 f.| il., grafs., tabs.porFlorianópolis, SCAdministraçãoMarketing politicoCampanha eleitoralSanta CatarinaEleiçõesSanta CatarinaDeputados estaduaisSanta CatarinaMarketing político: fatores de influência na eleição de deputado estadual em Santa Catarina durante a campanha eleitoral de 2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL222077.pdfapplication/pdf6002998https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/102292/1/222077.pdf3d955eea570f6ce30dc60937a51451c1MD51TEXT222077.pdf.txt222077.pdf.txtExtracted texttext/plain239595https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/102292/2/222077.pdf.txta27978c4d632fdd677e7901b07da61b3MD52123456789/1022922013-08-27 17:02:19.259oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102292Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-08-27T20:02:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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