A Compreensão de Alfabetização na Perspectiva do Letramento: O Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/MEC-2012-2013

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardino, Talita
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163056
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_7b988be71c5b66f2533bdb2d81b81645
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/163056
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A Compreensão de Alfabetização na Perspectiva do Letramento: O Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/MEC-2012-2013alfabetização; letramento; PNAIC; linguagem; escritaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Neste trabalho, A compreensão de alfabetização na perpsectiva do letramento: o programa nacional de alfabetização na idade certa-pnaic/mec-2012-2013, apresentamos, por meio de análise documental, o programa lançado recentemente pelo governo federal em parceria com os estados, municípios e universidades, também em prol da formação continuada de professores alfabetizadores: o PNAIC- Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. Além de apresentarmos o programa, destacamos também suas compreensões de alfabetização na perspectiva do letramento e suas questões teórico-metodológicas que propõem atividades inovadoras nas práticas dos professores. Para melhor apresentarmos o PNAIC, recorremos a outros programas e documentos que constituem políticas de formação continuada para professores dos anos iniciais para compreender a complexidade das categorias alfabetização e letramento e como elas se constituem no ensino da língua materna para as crianças no início do ensino fundamental. Para tal compreensão, buscamos ainda realizar uma breve conceitualização do que se entende por “processos de alfabetização na perspectiva do letramento”.Florianópolis, SCChagas, Lilane Maria de MouraUniversidade Federal de Santa CatarinaBernardino, Talita2016-06-01T17:50:41Z2016-06-01T17:50:41Z2016-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis41 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163056porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-01T17:50:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/163056Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-06-01T17:50:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Compreensão de Alfabetização na Perspectiva do Letramento: O Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/MEC-2012-2013
title A Compreensão de Alfabetização na Perspectiva do Letramento: O Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/MEC-2012-2013
spellingShingle A Compreensão de Alfabetização na Perspectiva do Letramento: O Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/MEC-2012-2013
Bernardino, Talita
alfabetização; letramento; PNAIC; linguagem; escrita
title_short A Compreensão de Alfabetização na Perspectiva do Letramento: O Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/MEC-2012-2013
title_full A Compreensão de Alfabetização na Perspectiva do Letramento: O Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/MEC-2012-2013
title_fullStr A Compreensão de Alfabetização na Perspectiva do Letramento: O Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/MEC-2012-2013
title_full_unstemmed A Compreensão de Alfabetização na Perspectiva do Letramento: O Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/MEC-2012-2013
title_sort A Compreensão de Alfabetização na Perspectiva do Letramento: O Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/MEC-2012-2013
author Bernardino, Talita
author_facet Bernardino, Talita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chagas, Lilane Maria de Moura
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardino, Talita
dc.subject.por.fl_str_mv alfabetização; letramento; PNAIC; linguagem; escrita
topic alfabetização; letramento; PNAIC; linguagem; escrita
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01T17:50:41Z
2016-06-01T17:50:41Z
2016-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163056
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 41 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652342135881728