Método de análise da comunicação organizacional no contexto da gestão da inovação em empresas do setor de energia elétrica do Brasil e da França

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Werutsky, Viviane D'Barsoles Gonçalves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168259
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2016.
id UFSC_7bb9d74286b1332ea3bba131d9a0ddaa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168259
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Método de análise da comunicação organizacional no contexto da gestão da inovação em empresas do setor de energia elétrica do Brasil e da FrançaEngenharia de produçãoComunicação nas organizaçõesBrasilFrançaInovaçãoBrasilFrançaBrasilFrançaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2016.A tese apresenta um método denominado Grid.COM, direcionado a análise da comunicação organizacional no processo de gestão da inovação em empresas de grande porte do setor de energia elétrica. O método, baseado em uma abordagem de maturidade, objetiva ampliar a compreensão e identificar oportunidades de melhoria na comunicação organizacional. A comunicação organizacional, frequentemente apontada como um fator de risco, nos estudos da gestão organizacional, pode ser considerada um meio para realizar ações e compreendida como um processo que constitui a organização e que vai possibilitar a interação, colaboração, aprendizagem e o conhecimento entre os diversos atores envolvidos com a gestão da inovação. Inovar tornou-se essencial para as empresas enfrentarem as turbulências características do mercado global e para a obtenção de vantagens competitivas. Entretanto, inovação é frequentemente apontada como um desafio complexo, além de processo arriscado e cercado de incertezas. A sua gestão, assim como as práticas que viabilizam com sucesso essa gestão são difíceis de implantar e consolidar, necessitando de análises sistemáticas por parte dos gestores e demais atores do processo. Sendo assim, este trabalho é uma pesquisa qualitativa, em que se realizou estudos de casos em duas grandes empresas do setor de energia elétrica no Brasil, a CPFL Energia, e na França, a Èlectricité Réseau Distribution France (ERDF). Além disso, realizou-se revisão de literatura, pesquisa documental, observação direta e entrevistas com os gestores envolvidos com a inovação em ambas as empresas. Conclui-se, após sua validação com outros atores em duas empresas do mesmo setor, no Brasil, que o Grid.Com é apropriado para ser utilizado como uma prática de análise da comunicação organizacional, além de servir como guia para que os envolvidos nessa comunicação e na gestão da inovação em grandes empresas possam identificar e planejar quais práticas de comunicação são apropriadas ao processo, além de reconhecer oportunidades de melhorias dessas práticas e, dessa forma, auxiliar a ampliação da capacidade inovativa dessas organizações. Devido à escassez de pesquisas relacionando a estes dois temas, sobretudo na Engenharia de Produção, sugere-se que outras pesquisas empíricas sejam desenvolvidas sob novas perspectivas e contexto.<br>Abstract : The thesis presents a method called Grid.COM directed to the analysis of organizational communication on innovation management process in large companies in the electric power sector. The method, based on a maturity approach aims to broaden understanding and identify opportunities for improvement in organizational communication. The organizational communication, frequently cited as a risk factor in organizational management studies can be considered as a means to take action and understood as a process which is the organization that will facilitate interaction, collaboration, learning and knowledge among the various actors involved in innovation management. Innovation has become essential for companies facing the features turmoil of the global market, and to obtain competitive advantages, however innovation is often cited as a complex challenge, as well as risky and surrounded by uncertainties process, its management, as well as practices that successfully enable this management are difficult to implement and consolidate, requiring systematic analysis by managers and other actors participating in the process. It is a qualitative research, the case studies were conducted in two large power distribution companies: in Brazil, CPFL Energia, and in France, ERDF Electricité Réseau Distribution. In addition to literature review, documentary research, direct observation and interviews with managers involved with innovation in both companies. It is concluded after the validation of the actors in two other companies in the same sector in Brazil, the Grid.COM is suitable for use as a practical analysis of organizational communication, as well as guide for those involved with the organizational communication and innovation management in large companies to identify and plan which communication practices ownership in the process, in addition to recognizing these practices improvement opportunities and thus help increase the innovative capacity of these organizations. Because of the scarcity of research linking these two issues, especially in production engineering, it is suggested that other empirical research is developed from new perspectives and context.Rojas Lezana, Álvaro GuillermoBoudarel, Marie ReineUniversidade Federal de Santa CatarinaWerutsky, Viviane D'Barsoles Gonçalves2016-09-20T05:07:52Z2016-09-20T05:07:52Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis248 p.| il., grafs.application/pdf341912https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168259porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-20T05:07:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168259Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-20T05:07:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Método de análise da comunicação organizacional no contexto da gestão da inovação em empresas do setor de energia elétrica do Brasil e da França
title Método de análise da comunicação organizacional no contexto da gestão da inovação em empresas do setor de energia elétrica do Brasil e da França
spellingShingle Método de análise da comunicação organizacional no contexto da gestão da inovação em empresas do setor de energia elétrica do Brasil e da França
Werutsky, Viviane D'Barsoles Gonçalves
Engenharia de produção
Comunicação nas organizações
Brasil
França
Inovação
Brasil
França
Brasil
França
title_short Método de análise da comunicação organizacional no contexto da gestão da inovação em empresas do setor de energia elétrica do Brasil e da França
title_full Método de análise da comunicação organizacional no contexto da gestão da inovação em empresas do setor de energia elétrica do Brasil e da França
title_fullStr Método de análise da comunicação organizacional no contexto da gestão da inovação em empresas do setor de energia elétrica do Brasil e da França
title_full_unstemmed Método de análise da comunicação organizacional no contexto da gestão da inovação em empresas do setor de energia elétrica do Brasil e da França
title_sort Método de análise da comunicação organizacional no contexto da gestão da inovação em empresas do setor de energia elétrica do Brasil e da França
author Werutsky, Viviane D'Barsoles Gonçalves
author_facet Werutsky, Viviane D'Barsoles Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rojas Lezana, Álvaro Guillermo
Boudarel, Marie Reine
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Werutsky, Viviane D'Barsoles Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Comunicação nas organizações
Brasil
França
Inovação
Brasil
França
Brasil
França
topic Engenharia de produção
Comunicação nas organizações
Brasil
França
Inovação
Brasil
França
Brasil
França
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-20T05:07:52Z
2016-09-20T05:07:52Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 341912
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168259
identifier_str_mv 341912
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 248 p.| il., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652062793138176