A Palavra Cantada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: ensaios sobre poesia, música e voz na formação de leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kemper, Ísis Helena Dacoregio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254784
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
id UFSC_7bf6605a7423b969886deb1193aa30ad
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/254784
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A Palavra Cantada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: ensaios sobre poesia, música e voz na formação de leitoresPalavra cantada; Educação; Literatura; Formação do leitor.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.A pesquisa tem como proposta investigar o que se caracteriza como “palavra cantada”, sua eficácia comunicativa, encanto estético e sua importância na formação de leitores desde a primeiríssima infância, mais especificamente os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Refletindo sobre o papel do texto, da música e da performance para que a “palavra cantada” se concretize, a partir de um estudo de cunho bibliográfico, estabelece diálogo com a trajetória de vida pessoal da autora, refletindo sobre o potencial que a “palavra cantada” pode ter. O estudo considera que se a “palavra cantada” sobre a qual se refere essa investigação designa qualquer fato comunicativo ou artístico nos quais a poesia encontra a música e a performance vocal, ela necessita ser tratada como produção artística. Assim sendo, pode ser colocada na escola, ao lado da literatura como um potencial na formação de leitores.Florianópolis, SC.Aviz, Roselete Fagundes deUniversidade Federal de Santa Catarina.Kemper, Ísis Helena Dacoregio2024-03-19T22:30:38Z2024-03-19T22:30:38Z2023-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis82application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254784Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-03-19T22:30:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254784Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-03-19T22:30:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Palavra Cantada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: ensaios sobre poesia, música e voz na formação de leitores
title A Palavra Cantada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: ensaios sobre poesia, música e voz na formação de leitores
spellingShingle A Palavra Cantada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: ensaios sobre poesia, música e voz na formação de leitores
Kemper, Ísis Helena Dacoregio
Palavra cantada; Educação; Literatura; Formação do leitor.
title_short A Palavra Cantada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: ensaios sobre poesia, música e voz na formação de leitores
title_full A Palavra Cantada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: ensaios sobre poesia, música e voz na formação de leitores
title_fullStr A Palavra Cantada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: ensaios sobre poesia, música e voz na formação de leitores
title_full_unstemmed A Palavra Cantada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: ensaios sobre poesia, música e voz na formação de leitores
title_sort A Palavra Cantada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: ensaios sobre poesia, música e voz na formação de leitores
author Kemper, Ísis Helena Dacoregio
author_facet Kemper, Ísis Helena Dacoregio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aviz, Roselete Fagundes de
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Kemper, Ísis Helena Dacoregio
dc.subject.por.fl_str_mv Palavra cantada; Educação; Literatura; Formação do leitor.
topic Palavra cantada; Educação; Literatura; Formação do leitor.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-01
2024-03-19T22:30:38Z
2024-03-19T22:30:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254784
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 82
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652400422027264