A dimensão educativa da mística sem terra: a experiência da Escola Nacional Florestan Fernades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83253 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
id |
UFSC_7c3097fd37a47341f8b08500c297ff33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83253 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A dimensão educativa da mística sem terra: a experiência da Escola Nacional Florestan FernadesEducaçãoEducação popularPolitica e educaçãoMisticaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Análise sobre o caráter educativo da Mística Sem Terra, desenvolvida pelos educadores e educandos do Curso de Formação de Militantes da Escola Nacional "Florestan Fernandes", pertencente ao MST. Resulta diretamente de pesquisa participante realizada durante os 3 meses de atividades pedagógicas da XVII Turma do Curso de Formação Política. Assumindo a mística em um sentido sociopolítico e ideológico, buscou-se demonstrar de que modo ela se desenvolve no interior da escola como uma celebração coletiva e como uma manifestação cotidiana, que se expressa através das relações sociais. A partir disso e ao estimular a reflexão crítica sobre a realidade, a mobilização social (ação direta), o resgate da memória, o cultivo de utopias e a produção de valores humanistas, buscou-se refletir sobre a forma pela qual a mística se apresenta: como um importante instrumento pedagógico capaz de contribuir para a transformação cultural do indivíduo e para a consolidação de uma identidade coletiva dos sujeitos sociais, fortalecendo-os para a luta por uma nova ordem social (hegemonia). No bojo dessa reflexão, compreendendo a mística como uma prática capaz de alimentar a sensibilidade humana para questões sociais e estimular a cidadania ativa, sustentou-se também sua contribuição no processo de (re)humanização das pessoas e a sua afirmação como um dos pilares de sustentação da força política do MST.Florianópolis, SCMunarim, AntonioUniversidade Federal de Santa CatarinaMedeiros, Evandro Costa de2012-10-19T22:14:46Z2012-10-19T22:14:46Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf184434http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83253porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T05:31:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83253Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T05:31:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dimensão educativa da mística sem terra: a experiência da Escola Nacional Florestan Fernades |
title |
A dimensão educativa da mística sem terra: a experiência da Escola Nacional Florestan Fernades |
spellingShingle |
A dimensão educativa da mística sem terra: a experiência da Escola Nacional Florestan Fernades Medeiros, Evandro Costa de Educação Educação popular Politica e educação Mistica |
title_short |
A dimensão educativa da mística sem terra: a experiência da Escola Nacional Florestan Fernades |
title_full |
A dimensão educativa da mística sem terra: a experiência da Escola Nacional Florestan Fernades |
title_fullStr |
A dimensão educativa da mística sem terra: a experiência da Escola Nacional Florestan Fernades |
title_full_unstemmed |
A dimensão educativa da mística sem terra: a experiência da Escola Nacional Florestan Fernades |
title_sort |
A dimensão educativa da mística sem terra: a experiência da Escola Nacional Florestan Fernades |
author |
Medeiros, Evandro Costa de |
author_facet |
Medeiros, Evandro Costa de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Munarim, Antonio Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Evandro Costa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação popular Politica e educação Mistica |
topic |
Educação Educação popular Politica e educação Mistica |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-19T22:14:46Z 2012-10-19T22:14:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
184434 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83253 |
identifier_str_mv |
184434 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652321971765248 |