A dimensão educativa da mística sem terra: a experiência da Escola Nacional Florestan Fernades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Evandro Costa de
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83253
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_7c3097fd37a47341f8b08500c297ff33
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83253
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A dimensão educativa da mística sem terra: a experiência da Escola Nacional Florestan FernadesEducaçãoEducação popularPolitica e educaçãoMisticaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Análise sobre o caráter educativo da Mística Sem Terra, desenvolvida pelos educadores e educandos do Curso de Formação de Militantes da Escola Nacional "Florestan Fernandes", pertencente ao MST. Resulta diretamente de pesquisa participante realizada durante os 3 meses de atividades pedagógicas da XVII Turma do Curso de Formação Política. Assumindo a mística em um sentido sociopolítico e ideológico, buscou-se demonstrar de que modo ela se desenvolve no interior da escola como uma celebração coletiva e como uma manifestação cotidiana, que se expressa através das relações sociais. A partir disso e ao estimular a reflexão crítica sobre a realidade, a mobilização social (ação direta), o resgate da memória, o cultivo de utopias e a produção de valores humanistas, buscou-se refletir sobre a forma pela qual a mística se apresenta: como um importante instrumento pedagógico capaz de contribuir para a transformação cultural do indivíduo e para a consolidação de uma identidade coletiva dos sujeitos sociais, fortalecendo-os para a luta por uma nova ordem social (hegemonia). No bojo dessa reflexão, compreendendo a mística como uma prática capaz de alimentar a sensibilidade humana para questões sociais e estimular a cidadania ativa, sustentou-se também sua contribuição no processo de (re)humanização das pessoas e a sua afirmação como um dos pilares de sustentação da força política do MST.Florianópolis, SCMunarim, AntonioUniversidade Federal de Santa CatarinaMedeiros, Evandro Costa de2012-10-19T22:14:46Z2012-10-19T22:14:46Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf184434http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83253porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T05:31:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83253Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T05:31:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão educativa da mística sem terra: a experiência da Escola Nacional Florestan Fernades
title A dimensão educativa da mística sem terra: a experiência da Escola Nacional Florestan Fernades
spellingShingle A dimensão educativa da mística sem terra: a experiência da Escola Nacional Florestan Fernades
Medeiros, Evandro Costa de
Educação
Educação popular
Politica e educação
Mistica
title_short A dimensão educativa da mística sem terra: a experiência da Escola Nacional Florestan Fernades
title_full A dimensão educativa da mística sem terra: a experiência da Escola Nacional Florestan Fernades
title_fullStr A dimensão educativa da mística sem terra: a experiência da Escola Nacional Florestan Fernades
title_full_unstemmed A dimensão educativa da mística sem terra: a experiência da Escola Nacional Florestan Fernades
title_sort A dimensão educativa da mística sem terra: a experiência da Escola Nacional Florestan Fernades
author Medeiros, Evandro Costa de
author_facet Medeiros, Evandro Costa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Munarim, Antonio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Evandro Costa de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação popular
Politica e educação
Mistica
topic Educação
Educação popular
Politica e educação
Mistica
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-19T22:14:46Z
2012-10-19T22:14:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 184434
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83253
identifier_str_mv 184434
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652321971765248