UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DA CONVERGÊNCIA CONTÁBIL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teodoro, Auristela Felix De Oliveira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Macedo, Daniela Luiza De, Teodoro, Josenildo Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97857
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar e evidenciar diante da percepção dos discentes do curso de ciências contábeis, de que maneira o processo de convergência contábil tem impactado a tríade indissolúvel do ensino, a pesquisa e a extensão. Para atingir os objetivos propostos foi realizada além do levantamento bibliográfico, uma pesquisa de campo com utilização de um questionário com perguntas abertas. Para tratamento dos dados foi empregada a técnica de análise de conteúdo. A investigação configura-se como de caráter exploratório, haja vista que não se conhece, ainda, nenhum estudo empírico que trate da questão da convergência das normas internacionais de contabilidade correlacionados a tríade: ensino, pesquisa e extensão. Pode-se concluir que se faz cada vez mais importante alinhar o processo de internacionalização contábil à educação que privilegie espaços de atuação com autonomia, ética e cidadania, vez que o posicionamento contábil diante da subjetividade que se apresenta em algumas práticas normatizadas, requer retidão no desenvolvimento das atividades, além da constante necessidade de aperfeiçoamento profissional, portanto, sempre disposto a aprender a aprender.
id UFSC_7c4c65b8a5b666a050d5fac7366f710f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97857
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DA CONVERGÊNCIA CONTÁBIL NA EDUCAÇÃO SUPERIORO presente trabalho tem como objetivo analisar e evidenciar diante da percepção dos discentes do curso de ciências contábeis, de que maneira o processo de convergência contábil tem impactado a tríade indissolúvel do ensino, a pesquisa e a extensão. Para atingir os objetivos propostos foi realizada além do levantamento bibliográfico, uma pesquisa de campo com utilização de um questionário com perguntas abertas. Para tratamento dos dados foi empregada a técnica de análise de conteúdo. A investigação configura-se como de caráter exploratório, haja vista que não se conhece, ainda, nenhum estudo empírico que trate da questão da convergência das normas internacionais de contabilidade correlacionados a tríade: ensino, pesquisa e extensão. Pode-se concluir que se faz cada vez mais importante alinhar o processo de internacionalização contábil à educação que privilegie espaços de atuação com autonomia, ética e cidadania, vez que o posicionamento contábil diante da subjetividade que se apresenta em algumas práticas normatizadas, requer retidão no desenvolvimento das atividades, além da constante necessidade de aperfeiçoamento profissional, portanto, sempre disposto a aprender a aprender.INPEAU2012-12-11T18:00:19Z2012-12-11T18:00:19Z2012-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97857Teodoro, Auristela Felix De OliveiraMacedo, Daniela Luiza DeTeodoro, Josenildo Coelhoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-06T14:58:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97857Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-06T14:58:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DA CONVERGÊNCIA CONTÁBIL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DA CONVERGÊNCIA CONTÁBIL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
spellingShingle UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DA CONVERGÊNCIA CONTÁBIL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Teodoro, Auristela Felix De Oliveira
title_short UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DA CONVERGÊNCIA CONTÁBIL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_full UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DA CONVERGÊNCIA CONTÁBIL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_fullStr UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DA CONVERGÊNCIA CONTÁBIL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_full_unstemmed UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DA CONVERGÊNCIA CONTÁBIL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_sort UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DA CONVERGÊNCIA CONTÁBIL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
author Teodoro, Auristela Felix De Oliveira
author_facet Teodoro, Auristela Felix De Oliveira
Macedo, Daniela Luiza De
Teodoro, Josenildo Coelho
author_role author
author2 Macedo, Daniela Luiza De
Teodoro, Josenildo Coelho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teodoro, Auristela Felix De Oliveira
Macedo, Daniela Luiza De
Teodoro, Josenildo Coelho
description O presente trabalho tem como objetivo analisar e evidenciar diante da percepção dos discentes do curso de ciências contábeis, de que maneira o processo de convergência contábil tem impactado a tríade indissolúvel do ensino, a pesquisa e a extensão. Para atingir os objetivos propostos foi realizada além do levantamento bibliográfico, uma pesquisa de campo com utilização de um questionário com perguntas abertas. Para tratamento dos dados foi empregada a técnica de análise de conteúdo. A investigação configura-se como de caráter exploratório, haja vista que não se conhece, ainda, nenhum estudo empírico que trate da questão da convergência das normas internacionais de contabilidade correlacionados a tríade: ensino, pesquisa e extensão. Pode-se concluir que se faz cada vez mais importante alinhar o processo de internacionalização contábil à educação que privilegie espaços de atuação com autonomia, ética e cidadania, vez que o posicionamento contábil diante da subjetividade que se apresenta em algumas práticas normatizadas, requer retidão no desenvolvimento das atividades, além da constante necessidade de aperfeiçoamento profissional, portanto, sempre disposto a aprender a aprender.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-11T18:00:19Z
2012-12-11T18:00:19Z
2012-11-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97857
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652155766177792