Sistema de monitoramento de qualidade em serviços de telefonia IP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vetter, Murilo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135978
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Florianópolis, 2015.
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spelling Sistema de monitoramento de qualidade em serviços de telefonia IPInformáticaComputaçãoTelefonia pela InternetDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Florianópolis, 2015.A telefonia IP é um serviço consolidado que tem crescido de forma constante, impulsionada por suas diversas vantagens, como redução de custos, facilidade de integração com outros serviços, dentre muitas outras. No entanto, manter a qualidade deste serviço ainda é um desafio principalmente em locais de redes congestionadas. Como a telefonia é um serviço essencial para várias organizações, é fundamental manter as chamadas em níveis razoáveis de qualidade. Para tal, a qualidade oferecida pela telefonia IP deve ser constantemente monitorada de maneira a orientar as ações de novos investimentos e manutenção. Nesta direção, a presente dissertação propõe um sistema de monitoramento da qualidade fim-a-fim para os serviços de telefonia IP com base no pacote de relatórios de qualidade RTCP XR (Real Time Control Protocol - Extended Reports) e no protocolo de sinalização SIP (Session Initiation Protocol). Um caso de uso do sistema proposto, em um serviço de produção de telefonia IP de uma universidade, utilizando métricas objetivas e metodologias de monitoramento não intrusivas, demonstrou a efetividade e versatilidade do sistema proposto.<br>Abstract : IP telephony is a consolidated service that has been growing steadily, driven by its various advantages, such as cost reduction, ease of integration with other services, among many others. However, maintaining the quality of this service is still a challenge especially in places of congested networks. As the telephony is an essential service for various organizations, it is essential to maintain the call quality at reasonable levels. To this end, the quality offered by IP telephony should be constantly monitored in order to guide the actions of new investments and maintenance. In this direction, this thesis proposes a quality end-to-end monitoring system for IP telephony services based on quality reporting package RTCP XR (Real Time Control Protocol - Extended Reports) and SIP signaling protocol (Session Initiation Protocol). A use case of the proposed system in an IP telephony production service of a university, using objective metrics and non-intrusive monitoring methodologies, demonstrated the effectiveness and versatility of the proposed system.Willrich, RobertoUniversidade Federal de Santa CatarinaVetter, Murilo2015-11-03T03:05:45Z2015-11-03T03:05:45Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis118 p.| il., grafs.application/pdf335777https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135978porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:54:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/135978Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:54:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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