Mathias José dos Santos: identidade, escravidão e colonialidade do poder (1860-1875)
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205740 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2018. |
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Mathias José dos Santos: identidade, escravidão e colonialidade do poder (1860-1875)HistóriaIdentidade socialEscravidãoÍndios escravosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2018.Essa dissertação apresenta a trajetória de Mathias José dos Santos, um jovem que na década de 1850, com aproximadamente quinze anos de idade, foi raptado na província de Pernambuco e feito cativo, atravessando o país, sendo várias vezes vendido e revendido como escravo até chegar a Guarapuava, Paraná, onde consegue ter acesso à Justiça para reclamar sua liberdade. O pedido de liberdade de Mathias, fundamentado na sua autoidentificação enquanto indígena, deu início a um processo de investigação que ocorreu parte em Guarapuava e parte em Pernambuco. O processo forma o eixo central do texto, dele emerge um jogo de identidades que reflete o padrão de poder definido por Aníbal Quijano, como colonialidade do poder, uma classificação racista do mundo, que é constitutiva da modernidade/colonialidade. A partir da trajetória de Mathias versamos sobre o tema da escravidão indígena e discutimos as relações entre identidade e escravidão na diferença colonial, conceito elaborado por Walter Mignolo para definir a especificidade das relações sociais que decorrem do colonialismo.Abstract : This dissertation presents the trajectory of Mathias José dos Santos, a young man who was kidnapped in the province of Pernambuco in the 1850s and taken captive through the country, being sold and resold several times as a slave until he arrived Guarapuava, where he could get access to justice to claim his freedom. The request for freedom of Mathias, based on his self-identification as an indigenous person, began a process of investigation that occurred part in Guarapuava and part in Pernambuco. The process forms the central axis of the text, from which emerges a set of identities that reflects the power pattern defined by Aníbal Quijano, as coloniality of power, a racist classification of the world, which is constitutive of modernity / coloniality. From Mathias' s trajectory we are dealing with the issue of indigenous slavery and we discuss the relations between identity and slavery in colonial difference, a concept elaborated by Walter Mignolo to define the specificity of social relations that derive from colonialism.Bueno, Juliana Salles MachadoUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Ricardo de2020-03-31T14:02:21Z2020-03-31T14:02:21Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis209 p.| il.application/pdf358653https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205740porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T14:02:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205740Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T14:02:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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