Quadrados mágicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216507 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Florianópolis, 2020. |
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Quadrados mágicosMatemáticaQuadrados mágicosDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Florianópolis, 2020.Nesta dissertação descreve-se sobre os quadrados mágicos, citando exemplos de alguns tipos e dando enfoque a regra de formação do \"Quadrado Mágico Tradicional ou Puro\", que possui além das características básicas, outros aspectos, como os números usados para o seu preenchimento são consecutivos e começa a partir do número 1 até o número n². Não é possível ter uma única regra para a construção dos mesmos. Dependendo do número de linhas/colunas que possuem, tem-se três maneiras de preenchê-los: o primeiro para os quadrados mágicos com o número de linhas/colunas ser ímpar (3x3; 5x5; 7x7; ...), para os quadrados mágicos com o número de linhas/colunas par, múltiplo do número 2 e não ser múltiplo do número 4 (6x6; 10x10; 14x14; ...) e os quadrados mágicos com o número de linhas/colunas ser um número par e múltiplo de 4 (4x4; 8x8; 12x12; ...). Na sequência apresenta-se alguns exercícios resolvidos interessantes, envolvendo quadrado mágico onde, você professor pode utilizar com seus alunos em sala de aula.Abstract: This dissertation describes the magic squares, citing examples of some types and focusing on the rule of formation of the \"Traditional or Pure Magic Square\", which has, besides the basic characteristics, other aspects, such as the numbers used to fill it. consecutive and starts from 1 to n². It is not possible to have a single rule for their construction. Depending on the number of rows/columns they have, there are three ways to fill them: the first for the magic squares with the number of rows / columns being odd (3x3; 5x5; 7x7; ...), for magic squares with the number of rows / columns even, a multiple of the number 2 and not a multiple of the 4 (6x6; 10x10; 14x14; ...) and magic squares with the number of rows / columns being an even and multiple number of 4 (4x4; 8x8; 12x12; ...). Following are some interesting solving exercises involving magic square where you teacher can use with your students in the classroom.Gonçalves, Maria Inez CardosoUniversidade Federal de Santa CatarinaPossamai, Angelita2020-10-21T21:30:44Z2020-10-21T21:30:44Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis84 p.| il.application/pdf370014https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216507porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:30:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216507Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:30:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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