A formação do apego pais/recém-nascido pré-termo e/ou de baixo peso no método mãe-canguru: uma contribuição da enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Gisele Perin
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89474
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
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spelling A formação do apego pais/recém-nascido pré-termo e/ou de baixo peso no método mãe-canguru: uma contribuição da enfermagemEnfermagemMétodo Mãe CanguruPrematurosRecem-nascidos -Peso baixoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.Trata-se de Pesquisa Convergente-Assistencial com os objetivos de compreender as percepções dos pais a respeito da aproximação precoce com o filho nascido pré-termo e/ou com baixo peso durante a prática do Método Mãe-Canguru e identificar e analisar quais os aspectos promotores e complicadores do processo de formação do apego entre os pais e os recém-nascidos durante esta prática. A Teoria do Apego e a Teoria da Adaptação subsidiaram toda a trajetória da pesquisa, que foi desenvolvida na unidade neonatal do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. Os sujeitos foram três casais e seus filhos nascidos pré-termo e/ou de baixo peso que estavam aptos a praticarem o Método no momento da coleta de dados. A coleta de dados foi realizada através do processo cuidativo em enfermagem, utilizando-se técnicas de observação participante (técnica principal) e entrevista focalizada (técnica complementar). A análise foi realizada seguindo-se quatro processos genéricos: apreensão, síntese, teorização e transferência. Desta análise emergiram cinco categorias relacionadas aos aspectos promotores da formação do apego: 1) Preliminares da formação do apego: o percurso vivenciado antes de chegar à unidade neonatal, 2) Atenção e acolhimento da equipe neonatal, 3) Participar ativamente do cotidiano da unidade, 4) Trocar experiências com outros pais que vivenciam situações similares, e 5) Ter a oportunidade de re(conhecer-se) no papel de mãe, de pai e de filho; e seis categorias relacionadas aos aspectos complicadores da formação do apego: 1) Dificuldade inicial para ultrapassar o desafio de serem pais prematuros, 2) Equipamentos e ações da equipe neonatal frustrando a aproximação pai-mãe-filho, 3) Desconhecimento e inabilidade dos pais com relação à imaturidade do RN para iniciar e manter o processo de amamentação, 4) Entre a vontade de permanecer na instituição e a saudade de casa: conflitos permanentes e persistentes durante o processo de hospitalização, 5) Múltiplas, intensas e complexas demandas para cuidar do bebê ou o cansaço materno/paterno e as especificidades do cuidado ao recém-nascido pré-termo e/ou de baixo peso, e 6) Insegurança dos pais ao levar o recém-nascido para casa. Os resultados apontam as principais facilidades e dificuldades que a mulher e o homem apresentam ao terem que enfrentar o nascimento prematuro do filho e a necessidade de permanecerem por período prolongado no ambiente neonatal, enfatizando a situação conflituosa e ambígua vivenciada pelos mesmos, diante do nascimento precoce. Destaca também a necessidade de que a equipe neonatal favoreça o desempenho precoce da maternagem e da paternagem. Este estudo evidencia ainda o papel que os profissionais, em especial os de enfermagem têm, de promoverem a inserção dos pais em todo o contexto que envolve a prematuridade, bem como no cuidado direto ao recém-nascido, favorecendo o apego seguro e, particularmente, destaca o papel da enfermeira como sendo a articuladora e tutora do processo de cuidar da aproximação pais-filhos durante a vigência do Método Mãe-Canguru, bem como, as relevâncias para o ensino e para a pesquisa na área neonatal.Florianópolis, SCMonticelli, MarisaUniversidade Federal de Santa CatarinaGuimarães, Gisele Perin2012-10-22T21:35:52Z2012-10-22T21:35:52Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf235231http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89474porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T17:38:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89474Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T17:38:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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