Desenvolvimento de um modelo matemático para dimensionamento de armazéns com estruturas porta paletes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tondato, Rogério
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129462
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2014.
id UFSC_7e2ea210d6e7351394b647d9b6c48e4d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129462
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Desenvolvimento de um modelo matemático para dimensionamento de armazéns com estruturas porta paletesEngenharia de produçãoLogistica empresarialArmazenamento e transporte de cargasArmazens geraisTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2014.Nos últimos anos, a logística se tornou fundamental para o sucesso nos negócios empresariais, pois ela deve otimizar o custo de transporte e produção. Neste contexto, a armazenagem propiciou a possibilidade das empresas atuarem em regiões cada vez mais distantes. Diante desta nova concepção, torna-se necessário que os gestores viabilizem uma melhor estratégia de operação para aumentar a produtividade de seus armazéns, buscando a redução do custo logístico total. Assim, o objetivo desta tese é apresentar um modelo matemático para o dimensionamento da área de armazenagem em um armazém, através de estruturas porta paletes. Este modelo contempla armazéns com equipamentos de movimentação mecanizados, sendo empilhadeiras a combustão ou elétricas. Através do conceito de custos de aquisição, construção e de operação, o modelo otimiza a melhor solução entre horizontalizar e ou verticalizar o armazém. Várias simulações foram realizadas considerando a alteração dos equipamentos de movimentação, o custo do terreno e a quantidade de posições paletes, para verificar a influência destes na verticalização e ou horizontalização do armazém. Pode ser observado através dos resultados das simulações, que o modelo fornece redução de custos quando comparado a leiautes padrões de armazéns, demonstrando qual a melhor disposição das estruturas de armazenagem, indicando o quanto deve horizontalizar e ou verticalizar estas. Através deste modelo, os gestores possuem maior subsídio para tomarem decisões em relação à construção de novos armazéns, otimizando assim o capital investido e seus respectivos custos de operação.<br>Abstract : In recent years, logistics has become essential for success in business affairs, because it has the task to optimize the cost of transportation and production. In this context, storage led to the possibility that companies act in more distant regions. Faced with this new conception, it becomes necessary that managers make possible a better operating strategy to increase the productivity of their warehouses, focusing on the reduction the total logistics cost. The objective of this thesis is to present a mathematical model for the design of the storage area in a warehouse, through racking. This model includes warehouses with mechanized handling equipment, being combustion and electric forklifts. Through the concept of cost of acquisition, construction and operation, the model optimizes the best compromise between the horizontalization and or verticalization the warehouse. Several simulations were performed considering the change of handling equipment, the cost of land and the number of pallet positions, to evaluate their influence in the verticalization and or horizontalization of the warehouse. Can be observed through the results of the simulations, that the model provides cost savings when compared to standard layouts warehouses, demonstrating what the best arrangement of storage structures, indicating how much to horizontalize and or verticalize these. Through this model, managers have greater subsidy to make decisions relating to the construction of new warehouses, thereby optimizing the invested capital and their operating costs.Gonçalves, Mirian BussUniversidade Federal de Santa CatarinaTondato, Rogério2015-02-05T21:07:35Z2015-02-05T21:07:35Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis211 p.| il.application/pdf328378https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129462porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:59:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129462Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:59:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um modelo matemático para dimensionamento de armazéns com estruturas porta paletes
title Desenvolvimento de um modelo matemático para dimensionamento de armazéns com estruturas porta paletes
spellingShingle Desenvolvimento de um modelo matemático para dimensionamento de armazéns com estruturas porta paletes
Tondato, Rogério
Engenharia de produção
Logistica empresarial
Armazenamento e transporte de cargas
Armazens gerais
title_short Desenvolvimento de um modelo matemático para dimensionamento de armazéns com estruturas porta paletes
title_full Desenvolvimento de um modelo matemático para dimensionamento de armazéns com estruturas porta paletes
title_fullStr Desenvolvimento de um modelo matemático para dimensionamento de armazéns com estruturas porta paletes
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um modelo matemático para dimensionamento de armazéns com estruturas porta paletes
title_sort Desenvolvimento de um modelo matemático para dimensionamento de armazéns com estruturas porta paletes
author Tondato, Rogério
author_facet Tondato, Rogério
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Mirian Buss
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Tondato, Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Logistica empresarial
Armazenamento e transporte de cargas
Armazens gerais
topic Engenharia de produção
Logistica empresarial
Armazenamento e transporte de cargas
Armazens gerais
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-05T21:07:35Z
2015-02-05T21:07:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 328378
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129462
identifier_str_mv 328378
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 211 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652283691401216