Análise comparativa de características físicas de aeródromos públicos brasileiros com os requisitos do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 154 – Projeto de aeródromos
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187898 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
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Análise comparativa de características físicas de aeródromos públicos brasileiros com os requisitos do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 154 – Projeto de aeródromosInfraestrutura aeroportuáriaTransporte aéreoRBAC 154Airport infrastructureAir transportTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.O presente estudo realiza uma comparação das características físicas de instalações do lado ar de alguns aeródromos brasileiros com os requisitos da norma vigente para o projeto de aeródromos, o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) no 154. São selecionados para análise os 60 aeroportos mais representativos quanto à movimentação de passageiros da aviação regular no Brasil. Para estes aeroportos, são verificados o tipo de operação e, com base nas aeronaves em operação e com previsão de operação neles, a aeronave crítica atual. Estas duas características são suficientes para definir os requisitos de norma para alguns aspectos relevantes da infraestrutura aeroportuária. Então, são levantadas as características da infraestrutura existente nestes aeroportos e confrontadas com estes requisitos. Os resultados deste estudo mostram a situação geral da infraestrutura aeroportuária no contexto nacional, em termos de compatibilidade com a demanda de aeronaves.The present study compares the physical characteristics of Airside facilities of some Brazilian aerodromes with the requirements of the current regulation for aerodrome design, the Brazilian Civil Aviation Regulation (RBAC) 154. The 60 most representative airports regarding the handling of scheduled air transport passengers in Brazil are selected for analysis. For these airports, the flight procedure is verified and, based on the aircrafts that operate and are expected to operate on them, the current critical aircraft as well. These two characteristics are enough to define the standard requirements for some relevant aspects of airport infrastructure. Then, the characteristics of the existing infrastructure at these airports are obtained and faced with the requirements. The results of this study establish the overall situation of airport infrastructure in the national context, in terms of compatibility with aircraft demand.Florianópolis, SCCoelho, Alexandre HeringUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Paola Cemin da2018-07-08T22:56:28Z2018-07-08T22:56:28Z2018-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis78 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187898porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-08T22:56:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/187898Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-08T22:56:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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