Projeto e construção de uma barra estabilizadora para um carro de FSAE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barrilari, Ítalo Reis
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255991
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Automotiva.
id UFSC_7e3a3064ab4e06b2c98a4e60ca2b12c8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/255991
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Projeto e construção de uma barra estabilizadora para um carro de FSAEdinâmica veicularsuspensão automotivaFórmula SAETCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Automotiva.O automobilismo é um esporte que está ficando cada vez mais popular no mundo, assim, o desenvolvimento de um projeto de automóvel em uma universidade é uma oportunidade de formar novos engenheiros preparados para atender o mercado, tanto no automobilismo, quanto na indústria automotiva. O projeto é de um carro de Fórmula SAE fabricado por alunos em universidades nacionais e internacionais, atendendo o regulamento da SAE Brasil, uma competição que tem como características pistas estreitas com curvas de baixa e média velocidade. Além disso, caso a equipe participe de todas as provas dinâmicas, o carro será pilotado por pelo menos quatro pilotos, ou seja, o veículo deverá, atender as característica/estilo de pilotagem de cada um dos pilotos permitindo dirigibilidade e níveis de ajustes do comportamento do carro. Nesse tipo de projeto, a suspensão é um dos principais sistemas veiculares, sendo capaz de controlar o comportamento dinâmico do carro, por meio da geometria, rigidez de molas, rigidez de barras estabilizadoras, amortecimento dos amortecedores. Considerando isso, apresenta-se neste trabalho um projeto de barra estabilizadora e suas contribuições para um carro de FSAE. O equipamento foi desenvolvido com o uso de planilhas para calcular a distribuição de rigidez do carro e suas características dinâmicas, a rigidez da barra estabilizadora em si e a fadiga do equipamento. Após isso, simulações estruturais foram realizadas para verificar as tensões de acordo com o carregamento. Com o equipamento fabricado, foram realizados testes dinâmicos no carro para verificar as mudanças no comportamento dinâmico.Motorsport is becoming increasingly popular worldwide. Therefore, the development of an automobile project at a university presents an opportunity to train new engineers who are well-prepared to meet the demands of both motorsports and the automotive industry. This project involves the design and construction of an SAE Formula car by students at national and international universities, adhering to the regulations of SAE. The competition is characterized by narrow tracks with low and medium-speed curves. Additionally, if the team participates in all dynamic events, the car will be driven by at least four drivers, meaning the vehicle must accommodate the driving characteristics/styles of each driver, allowing for drivability and adjustable handling characteristics. In this type of project, the suspension is one of the main vehicle systems, capable of controlling the car’s dynamic behavior through geometry, spring stiffness, anti-roll bar stiffness, and shock absorber damping. Considering this, this paper presents a project for an anti-roll bar and its contributions to an FSAE car. The equipment was developed using spreadsheets to calculate the car’s stiffness distribution and dynamic characteristics, the stiffness of the anti-roll bar itself, and the fatigue of the equipment. Subsequently, structural simulations were conducted to verify the stresses according to the loading. With the equipment manufactured, dynamic tests were performed on the car to verify changes in its dynamic behavior.Joinville, SC.Carboni, Adrea PigaUniversidade Federal de Santa Catarina.Barrilari, Ítalo Reis2024-07-12T14:03:06Z2024-07-12T14:03:06Z2024-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis102application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255991Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-07-12T14:03:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/255991Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-07-12T14:03:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto e construção de uma barra estabilizadora para um carro de FSAE
title Projeto e construção de uma barra estabilizadora para um carro de FSAE
spellingShingle Projeto e construção de uma barra estabilizadora para um carro de FSAE
Barrilari, Ítalo Reis
dinâmica veicular
suspensão automotiva
Fórmula SAE
title_short Projeto e construção de uma barra estabilizadora para um carro de FSAE
title_full Projeto e construção de uma barra estabilizadora para um carro de FSAE
title_fullStr Projeto e construção de uma barra estabilizadora para um carro de FSAE
title_full_unstemmed Projeto e construção de uma barra estabilizadora para um carro de FSAE
title_sort Projeto e construção de uma barra estabilizadora para um carro de FSAE
author Barrilari, Ítalo Reis
author_facet Barrilari, Ítalo Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carboni, Adrea Piga
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Barrilari, Ítalo Reis
dc.subject.por.fl_str_mv dinâmica veicular
suspensão automotiva
Fórmula SAE
topic dinâmica veicular
suspensão automotiva
Fórmula SAE
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Automotiva.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-12T14:03:06Z
2024-07-12T14:03:06Z
2024-06-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255991
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 102
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC.
publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652407804002304