REFLEXÕES SOBRE OS NOVOS MODELOS DE UNIVERSIDADE NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131843 |
Resumo: | A Educação em qualquer um de seus níveis, mas, de modo particular, no Superior, está mergulhada nas contradições da globalização que envolvendo a sociedade contemporânea norteia todo o conhecimento por ela gerado. Este artigo tem como objetivo tecer algumas reflexões teóricas sobre os novos modelos universitários no contexto da sociedade do conhecimento, que impactam e modificam as atividades universitárias. Os procedimentos metodológicos utilizados contemplaram pesquisa bibliográfica que constituiu um estado de conhecimento, sendo que na análise e interpretação dos dados foi empregada abordagem qualitativa. A relevância científica para a produção deste estudo relaciona-se diretamente com o fato de que o contexto social que influenciou, num passado recente e que continua influenciando o desenvolvimento da Educação Superior atualmente, não é neutro, ao contrário, é abarrotado de intencionalidades. Nesse sentido, a investigação conclui que os novos modelos de universidade perpetuam uma continuidade de respostas ao meio produtivo, encontrando, entretanto, possibilidades de contraponto num modelo alternativo baseado na sociedade do conhecimento crítico que está aberta às demandas da sociedade global/local. |
id |
UFSC_7e7cae01aa0269fd3a88aa95c11751a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131843 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
REFLEXÕES SOBRE OS NOVOS MODELOS DE UNIVERSIDADE NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTOUniversidade, Sociedade do Conhecimento, Modelos.A Educação em qualquer um de seus níveis, mas, de modo particular, no Superior, está mergulhada nas contradições da globalização que envolvendo a sociedade contemporânea norteia todo o conhecimento por ela gerado. Este artigo tem como objetivo tecer algumas reflexões teóricas sobre os novos modelos universitários no contexto da sociedade do conhecimento, que impactam e modificam as atividades universitárias. Os procedimentos metodológicos utilizados contemplaram pesquisa bibliográfica que constituiu um estado de conhecimento, sendo que na análise e interpretação dos dados foi empregada abordagem qualitativa. A relevância científica para a produção deste estudo relaciona-se diretamente com o fato de que o contexto social que influenciou, num passado recente e que continua influenciando o desenvolvimento da Educação Superior atualmente, não é neutro, ao contrário, é abarrotado de intencionalidades. Nesse sentido, a investigação conclui que os novos modelos de universidade perpetuam uma continuidade de respostas ao meio produtivo, encontrando, entretanto, possibilidades de contraponto num modelo alternativo baseado na sociedade do conhecimento crítico que está aberta às demandas da sociedade global/local.INPEAU2015-04-09T12:04:39Z2015-04-09T12:04:39Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131843Nez, Egeslaine deNez, Evandro deBiavatti, Vania Taniraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-09T12:04:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131843Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-09T12:04:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES SOBRE OS NOVOS MODELOS DE UNIVERSIDADE NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO |
title |
REFLEXÕES SOBRE OS NOVOS MODELOS DE UNIVERSIDADE NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO |
spellingShingle |
REFLEXÕES SOBRE OS NOVOS MODELOS DE UNIVERSIDADE NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO Nez, Egeslaine de Universidade, Sociedade do Conhecimento, Modelos. |
title_short |
REFLEXÕES SOBRE OS NOVOS MODELOS DE UNIVERSIDADE NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO |
title_full |
REFLEXÕES SOBRE OS NOVOS MODELOS DE UNIVERSIDADE NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO |
title_fullStr |
REFLEXÕES SOBRE OS NOVOS MODELOS DE UNIVERSIDADE NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES SOBRE OS NOVOS MODELOS DE UNIVERSIDADE NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO |
title_sort |
REFLEXÕES SOBRE OS NOVOS MODELOS DE UNIVERSIDADE NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO |
author |
Nez, Egeslaine de |
author_facet |
Nez, Egeslaine de Nez, Evandro de Biavatti, Vania Tanira |
author_role |
author |
author2 |
Nez, Evandro de Biavatti, Vania Tanira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nez, Egeslaine de Nez, Evandro de Biavatti, Vania Tanira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade, Sociedade do Conhecimento, Modelos. |
topic |
Universidade, Sociedade do Conhecimento, Modelos. |
description |
A Educação em qualquer um de seus níveis, mas, de modo particular, no Superior, está mergulhada nas contradições da globalização que envolvendo a sociedade contemporânea norteia todo o conhecimento por ela gerado. Este artigo tem como objetivo tecer algumas reflexões teóricas sobre os novos modelos universitários no contexto da sociedade do conhecimento, que impactam e modificam as atividades universitárias. Os procedimentos metodológicos utilizados contemplaram pesquisa bibliográfica que constituiu um estado de conhecimento, sendo que na análise e interpretação dos dados foi empregada abordagem qualitativa. A relevância científica para a produção deste estudo relaciona-se diretamente com o fato de que o contexto social que influenciou, num passado recente e que continua influenciando o desenvolvimento da Educação Superior atualmente, não é neutro, ao contrário, é abarrotado de intencionalidades. Nesse sentido, a investigação conclui que os novos modelos de universidade perpetuam uma continuidade de respostas ao meio produtivo, encontrando, entretanto, possibilidades de contraponto num modelo alternativo baseado na sociedade do conhecimento crítico que está aberta às demandas da sociedade global/local. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-09T12:04:39Z 2015-04-09T12:04:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131843 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652073651142656 |