A Linguagem hipertextual como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem no Curso de Letras Português a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96108 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística |
id |
UFSC_7e91382bd53c51d55a802d4d0a09fd93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96108 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A Linguagem hipertextual como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem no Curso de Letras Português a Distância da Universidade Federal de Santa CatarinaLinguisticaSistemas de hipertextoAprendizagemEnsino a distanciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em LingüísticaA utilização de tecnologias digitais de informação e de comunicação vem, dia a dia, transpondo os modos e processos de produção e socialização de uma variada gama de saberes. Igualmente, a linguagem hipertextual ganha espaço paulatinamente no processo de ensino-aprendizagem em diversas modalidades de ensino no Brasil. Sendo assim, diferentes tecnologias e métodos permitem que as informações sejam criadas de maneira extremamente rápida e flexível, envolvendo praticamente as diversas áreas do conhecimento sistematizado, bem como todo cotidiano nas suas multifacetadas relações. No Curso de Letras Português a distância da Universidade Federal de Santa Catarina, o uso de recursos como ambientes virtuais de ensino-aprendizagem e a utilização da plataforma MOODLE vêm facilitando o processo de aprendizagem, principalmente na EaD. Desta forma, esta pesquisa se ancorou em teorias da Comunicação e da Educação para se estruturar. Para tanto, utilizou-se do estudo de caso porque se pretendeu estudar algo singular, que tivesse valor em si mesmo. A preocupação com o processo foi muito maior do que com o produto. Este trabalho se deu em três fases: exploratória, coleta e análise dos dados. Na fase exploratória, a pesquisa foi impulsionada por estudos acerca das TIC, mais especificamente o anseio de analisar a produção de hipertextos como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem. Para a coleta e análise, foram feitas entrevistas com docentes e organização dos hipertextos das disciplinas na plataforma. As considerações acerca das entrevistas e das observações dos hipertextos cumpriram o objetivo geral desta dissertação - avaliar o processo de construção e elaboração de hipertextos na plataforma de ensino-aprendizagem pelo viés dos professores das disciplinas de Literatura e Ensino, Teoria da Literatura V, Aquisição da Linguagem e Sociolinguística do curso de Letras Português a distância da UFSC, ministradas no primeiro semestre de 2010 - bem como seus objetivos específicos - observar, por meio de entrevistas com os docentes, a influência do LANTEC e do HIPERLAB na produção dos materiais hipertextuais desenvolvidos por eles para serem postados no MOODLE; verificar se a estratégia de ensino-aprendizagem pensada pelo professor foi entendida e colocada em prática por esses dois laboratórios; e investigar a receptividade dos professores aos materiais, após a conclusão do processo de produção. O resultado final do estudo enfatizou que a adequada utilização da linguagem hipertextual é importante na construção do processo de ensino-aprendizagem do estudante de EaD. As estratégias escolhidas pelos docentes para a elaboração dos hipertextos devem contribuir com o estudante em sua caminhada escolar, porque as mesmas fazem com que este perceba e compreenda como se dá o seu processo de aprendizagem ao estudar a distância. A comunicação é o que realmente se faz importante, por isso a construção dos materiais para o AVEA deve ser pensada e refletida de forma crítica, criativa, e eficiente.Florianópolis, SCHack, Josias RicardoUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Aline Renée Benigno dos2012-10-26T08:52:45Z2012-10-26T08:52:45Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis156 p.| il., tabs.application/pdf299773http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96108porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T08:07:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96108Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T08:07:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Linguagem hipertextual como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem no Curso de Letras Português a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina |
title |
A Linguagem hipertextual como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem no Curso de Letras Português a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina |
spellingShingle |
A Linguagem hipertextual como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem no Curso de Letras Português a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina Santos, Aline Renée Benigno dos Linguistica Sistemas de hipertexto Aprendizagem Ensino a distancia |
title_short |
A Linguagem hipertextual como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem no Curso de Letras Português a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina |
title_full |
A Linguagem hipertextual como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem no Curso de Letras Português a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina |
title_fullStr |
A Linguagem hipertextual como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem no Curso de Letras Português a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina |
title_full_unstemmed |
A Linguagem hipertextual como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem no Curso de Letras Português a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina |
title_sort |
A Linguagem hipertextual como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem no Curso de Letras Português a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina |
author |
Santos, Aline Renée Benigno dos |
author_facet |
Santos, Aline Renée Benigno dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Hack, Josias Ricardo Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Aline Renée Benigno dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguistica Sistemas de hipertexto Aprendizagem Ensino a distancia |
topic |
Linguistica Sistemas de hipertexto Aprendizagem Ensino a distancia |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011 2012-10-26T08:52:45Z 2012-10-26T08:52:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
299773 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96108 |
identifier_str_mv |
299773 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
156 p.| il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652409583435776 |