A Linguagem hipertextual como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem no Curso de Letras Português a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Aline Renée Benigno dos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96108
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística
id UFSC_7e91382bd53c51d55a802d4d0a09fd93
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96108
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A Linguagem hipertextual como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem no Curso de Letras Português a Distância da Universidade Federal de Santa CatarinaLinguisticaSistemas de hipertextoAprendizagemEnsino a distanciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em LingüísticaA utilização de tecnologias digitais de informação e de comunicação vem, dia a dia, transpondo os modos e processos de produção e socialização de uma variada gama de saberes. Igualmente, a linguagem hipertextual ganha espaço paulatinamente no processo de ensino-aprendizagem em diversas modalidades de ensino no Brasil. Sendo assim, diferentes tecnologias e métodos permitem que as informações sejam criadas de maneira extremamente rápida e flexível, envolvendo praticamente as diversas áreas do conhecimento sistematizado, bem como todo cotidiano nas suas multifacetadas relações. No Curso de Letras Português a distância da Universidade Federal de Santa Catarina, o uso de recursos como ambientes virtuais de ensino-aprendizagem e a utilização da plataforma MOODLE vêm facilitando o processo de aprendizagem, principalmente na EaD. Desta forma, esta pesquisa se ancorou em teorias da Comunicação e da Educação para se estruturar. Para tanto, utilizou-se do estudo de caso porque se pretendeu estudar algo singular, que tivesse valor em si mesmo. A preocupação com o processo foi muito maior do que com o produto. Este trabalho se deu em três fases: exploratória, coleta e análise dos dados. Na fase exploratória, a pesquisa foi impulsionada por estudos acerca das TIC, mais especificamente o anseio de analisar a produção de hipertextos como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem. Para a coleta e análise, foram feitas entrevistas com docentes e organização dos hipertextos das disciplinas na plataforma. As considerações acerca das entrevistas e das observações dos hipertextos cumpriram o objetivo geral desta dissertação - avaliar o processo de construção e elaboração de hipertextos na plataforma de ensino-aprendizagem pelo viés dos professores das disciplinas de Literatura e Ensino, Teoria da Literatura V, Aquisição da Linguagem e Sociolinguística do curso de Letras Português a distância da UFSC, ministradas no primeiro semestre de 2010 - bem como seus objetivos específicos - observar, por meio de entrevistas com os docentes, a influência do LANTEC e do HIPERLAB na produção dos materiais hipertextuais desenvolvidos por eles para serem postados no MOODLE; verificar se a estratégia de ensino-aprendizagem pensada pelo professor foi entendida e colocada em prática por esses dois laboratórios; e investigar a receptividade dos professores aos materiais, após a conclusão do processo de produção. O resultado final do estudo enfatizou que a adequada utilização da linguagem hipertextual é importante na construção do processo de ensino-aprendizagem do estudante de EaD. As estratégias escolhidas pelos docentes para a elaboração dos hipertextos devem contribuir com o estudante em sua caminhada escolar, porque as mesmas fazem com que este perceba e compreenda como se dá o seu processo de aprendizagem ao estudar a distância. A comunicação é o que realmente se faz importante, por isso a construção dos materiais para o AVEA deve ser pensada e refletida de forma crítica, criativa, e eficiente.Florianópolis, SCHack, Josias RicardoUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Aline Renée Benigno dos2012-10-26T08:52:45Z2012-10-26T08:52:45Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis156 p.| il., tabs.application/pdf299773http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96108porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T08:07:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96108Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T08:07:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Linguagem hipertextual como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem no Curso de Letras Português a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina
title A Linguagem hipertextual como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem no Curso de Letras Português a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina
spellingShingle A Linguagem hipertextual como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem no Curso de Letras Português a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina
Santos, Aline Renée Benigno dos
Linguistica
Sistemas de hipertexto
Aprendizagem
Ensino a distancia
title_short A Linguagem hipertextual como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem no Curso de Letras Português a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full A Linguagem hipertextual como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem no Curso de Letras Português a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina
title_fullStr A Linguagem hipertextual como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem no Curso de Letras Português a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full_unstemmed A Linguagem hipertextual como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem no Curso de Letras Português a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina
title_sort A Linguagem hipertextual como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem no Curso de Letras Português a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina
author Santos, Aline Renée Benigno dos
author_facet Santos, Aline Renée Benigno dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hack, Josias Ricardo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Aline Renée Benigno dos
dc.subject.por.fl_str_mv Linguistica
Sistemas de hipertexto
Aprendizagem
Ensino a distancia
topic Linguistica
Sistemas de hipertexto
Aprendizagem
Ensino a distancia
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2012-10-26T08:52:45Z
2012-10-26T08:52:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 299773
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96108
identifier_str_mv 299773
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 156 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652409583435776