Design thinking e a criação de ativos do conhecimento na atividade docente
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174916 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2016. |
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Design thinking e a criação de ativos do conhecimento na atividade docenteEngenharia e gestão do conhecimentoGestão do conhecimentoEducaçãoInovaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2016.O que é inovação em Educação? Poderia residir no Design Thinking a base de um modelo de pensamento que auxilie nos paradigmas educacionais? A partir dos paradigmas da sociedade do conhecimento na perspectiva da Educação, o presente estudo investigou a construção de práticas docentes favoráveis a inovação por uma abordagem criativa baseada em Design Thinking. Tal abordagem tem como objetivo a criação de ativos do conhecimento com aplicações em mídias do conhecimento para o processo de ensino e aprendizagem. A proposta apresentada é constituída por três elementos principais: Um diagnóstico de contexto institucional baseado nas práticas inovadoras em Educação de três relatórios internacionais (UNESCO, 2014; LUCKIN et al., 2012; JOHNSON et al., 2014), suas correlações com as Premissas Fundamentais da Lógica Dominante de Serviços, (VARGO; LUSCH, 2008)Em paralelo configurou-se um modelo de autodiagnostico docente baseado nas competências docente (UNESCO, 2009; ISTE, 2015) para observação de ancoragens pessoais. Ainda em paralelo a estes dois diagnósticos, concebeu-se um Modelo de Taxonomia Abdutiva para a orientação do raciocínio de lógica abdutiva para a composição de atividades de ensino e aprendizagem permeadas por mídias do conhecimento. Os modelos constituídos tiveram sua verificação observada em um estudo de caso com dois grupos de 20 professores em duas diferentes instituições de ensino não pública. O estudo de caso observou a conversão do conhecimento em arquiteturas SECI e BA na forma de um programa de capacitação de Ativos de Conhecimento (NONAKA; TOYAMA; KONNO, 2000) na forma de um programa de capacitação docente. Para análise de dados do experimento proposto, utilizou-se uma abordagem mista de análise de dados qualitativos e qualitativos. A coleta e análise dos dados qualitativos foram realizadas através de questionários e o uso de um balanced scorecard para a verificação dos ativos do conhecimento. Para coleta e análise dos dados qualitativos, utilizou-se a observação participante (TAYLOR; BOGDAN; DEVAULT, 2015) em conjunto com ferramentas de computação cognitiva de análise preditiva IBM Watson Analytics. Os resultados obtidos a partir dos três diagnósticos e dos indicadores objetivos de ativos do conhecimento validaram a boa aplicabilidade o Modelo de Taxonomia Abdutiva. Observou-se também os impactos positivos que um autodiagnostico docente realiza em esforços institucionais que buscam a inovação em Educação do Ensino Superior. A pesquisa concluiu que o Design Thinking precisa de uma abordagem focada no contexto institucional e nas ancoragens docentes quanto a inovação em Educação para fomentar atividades coletivas de nós-ação. A proposta construída neste estudo, auxiliam o caminho de sucesso para inovação em instituições de Ensino Superior. O experimento apontou também que as atividades de fomento a inovação em Educação são melhor sucedidas quando a gestão destas instituições assume a definição de inovação como atividade humana coletiva, superando resultados de perspectivas de inovação como tecnologia e processo. Ao final, a pesquisa conclui com o refinamento do modelo de taxonomia abdutiva acrescentando o verbo acompanhar em paralelo com o verbo criar em atividades de Internalização do conhecimento. Ao final o estudo elenca recomendações para futuras aplicação dos modelos desenvolvidos e acompanhamento das atividades e propostas inovadoras geradas pelos docentes. O estudo elenca ainda a importância de participação das lideranças institucionais na aplicação do modelo de taxonomia abdutiva.<br>Abstract : What is Innovation in Education? Could reside in the Design Thinking the basis of a reasoning model to assist in educational paradigms? From the knowledge society paradigms in the context of education, this study investigated the construction of a creative approach based on Design Thinking for teachers practices that lead to innovation propositions during teaching and learning process. This approach aims to create knowledge assets with applications in knowledge media to the process of teaching and learning. The proposal consists of three main elements: An institutional context diagnostic based on innovative practices in education three international reports (UNESCO, 2014; LUCKIN et al., 2012; JOHNSON et al., 2014) their correlations with the fundamental assumptions of the Service Dominant Logic (VARGO; LUSCH, 2008) at the same time set up a teacher self-diagnosis model based on teaching skills (UNESCO, 2009; ISTE, 2015) to observe personal anchorages. Also in parallel to these two diagnoses, conceived a Abductive Taxonomy Model for the guidance of abductive reasoning for the composition of teaching and learning practices by knowledge media.The models had made verification observed in a case study with two groups of 20 teachers in two different non-public educational institutions. The study finded that the conversion of knowledge by SECI process and BA spaces and observed the knowledge asset (NONAKA; TOYAMA; KONNO, 2000) created during a teacher training program. For data analysis the proposed experiment, was applied a mixed approach for qualitative analysis and qualitative data. The collection and analysis of quantitative data was conducted through questionnaires and the use of a balanced scorecard for the verification of knowledge assets. For collection and analysis of qualitative data, we used participant observation (TAYLOR; BOGDAN; DEVAULT, 2015) in conjunction with cognitive computing tools of predictive analytics IBM Watson Analytics. The results from the three diagnostic and objective indicators of knowledge assets validated the applicability of the Abductive Taxonomy Model. It was also noted the positive impact that a teacher self-diagnosis performs in institutional efforts that seek innovation in Education of Higher Education. The research concluded that Design Thinking needs a focused approach in the institutional context and teachers anchorages as innovation in education to promote collective activities of us-action. From the proposal evaluated in this research, the efforts in innovation now have greater success and applicability in higher education institutions. The findings shows a usefull roadmap for innovation in Higher Education, pointing that the development of innovation activities in Education are more successful when the management of these institutions takes over the definition of innovation as a collective human activity, surpassing results of innovation perspectives as technology and process. Finally, the research concludes with the refinement of abductive taxonomy model adding a verb follow in parallel with the verb create at Internalization activities of knowledge management. At the end of the study lists recommendations for future application of the developed models, monitoring of activities and innovative proposals generated by teachers. The study also lists the importance of participation of institutional leadership in the application of abductive taxonomy model.Fialho, Francisco Antonio PereiraSouza, Marcio Vieira deUniversidade Federal de Santa CatarinaMartins Filho, Vilson2017-04-18T04:20:53Z2017-04-18T04:20:53Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis312 p.| il., grafs., tabs.application/pdf344808https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174916porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-18T04:20:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/174916Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-04-18T04:20:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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