CRIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DE UM CURSO SUPERIOR: O CASO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACULDADE DE AMERICANA.
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96840 |
Resumo: | O presente trabalho é um estudo de caso a respeito da criação, desenvolvimento e consolidação do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Americana – FAM. Visa entender os procedimentos adotados para que recebesse o reconhecimento do Ministério da Educação e Cultura – MEC e analisar, empiricamente, os resultados alcançados por esse curso, classificando-o entre os melhores do país, segundo o Guia das Melhores Universidades (Guia do Estudante) nas edições de 2009 e 2010. De início, foram analisados o projeto apresentado pela Faculdade de Americana ao MEC, a autorização de funcionamento recebida através da Portaria Ministerial nº 1.575/2001, a Portaria de Reconhecimento nº 217/2006, bem como as exigências, avaliações e sugestões feitas pelo Ministério da Educação durante esse processo. Posteriormente, comparada a progressão da grade curricular do Curso de Ciências Contábeis da FAM com a Proposta Nacional de Conteúdo Para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, verificou-se a aderência desse curso a tal proposta, atendendo aos seus pressupostos teóricos e à realização de atividades práticas pertinentes. Por fim, a partir dos resultados das duas últimas edições do Guia do Estudante, importante meio de divulgação qualitativa dos cursos superiores no Brasil, e observando-se a sua metodologia de avaliação, constatou-se que o Curso de Ciências Contábeis da FAM tem-se consolidado como um dos principais do gênero, especialmente levando-se em consideração as instituições privadas de ensino superior da região metropolitana de Campinas/SP, onde se localiza a Faculdade de Americana. |
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