Visualização do conhecimento por meio de narrativas infográficas na web voltadas para surdos em comunidades de prática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129485 |
Resumo: | Com a evolução das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs, a web tornou-se um local propício para a disseminação e o compartilhamento do conhecimento, possibilitando o surgimento de novas modalidades de ensino. No ambiente virtual é possível quebrar barreiras de acessibilidade, fazendo com que as pessoas possam experimentar suas preferências de acordo com seu perfil. Assim, os surdos, que representam uma parcela significativa da população, puderam começar a se beneficiar da diversidade de recursos que paulatinamente são agregados à rede. Tendo em vista que a comunicação dos surdos ocorre, sobretudo, pela via visual, nesta pesquisa considera-se que a visualização do conhecimento na web pode contribuir para o aprendizado dos surdos. Dentre as formas de visualização do conhecimento, optou-se pela infografia, uma vez que este recurso é caracterizado pela utilização de elementos visuais associados a textos curtos. Quanto a abordagem teórica, a pesquisa baseia-se na Teoria da Cognição Situada - TCS, que dá sustentação às comunidades de prática - CoPs, interligando pessoas com interesses em comum. Desta maneira, o objetivo desta pesquisa é: verificar a contribuição da visualização do conhecimento por meio de narrativas infográficas na web para a aprendizagem de surdos em CoPs. Para atingir o objetivo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e aplicada. Os resultados apresentados revelam que a visualização do conhecimento por meio de narrativas infográficas na web contribui para a aprendizagem de surdos em Comunidades de Prática desde que o conteúdo textual dos materiais concebidos seja apresentado também em LIBRAS, que o ambiente de ensino e aprendizagem explore ao máximo os elementos visuais de maneira organizada e que as ferramentas para troca de informação permitam o compartilhamento de elementos multimídia. Além da acessibilidade, as características relacionadas à visualidade das narrativas infográficas na web também devem ser levadas em consideração na concepção desses recursos. Assim, os pontos discutidos nesta pesquisa respondem como a visualização do conhecimento por meio de narrativas infográficas na web pode contribuir para a aprendizagem de surdos em CoPs.<br> |
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Dentre as formas de visualização do conhecimento, optou-se pela infografia, uma vez que este recurso é caracterizado pela utilização de elementos visuais associados a textos curtos. Quanto a abordagem teórica, a pesquisa baseia-se na Teoria da Cognição Situada - TCS, que dá sustentação às comunidades de prática - CoPs, interligando pessoas com interesses em comum. Desta maneira, o objetivo desta pesquisa é: verificar a contribuição da visualização do conhecimento por meio de narrativas infográficas na web para a aprendizagem de surdos em CoPs. Para atingir o objetivo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e aplicada. Os resultados apresentados revelam que a visualização do conhecimento por meio de narrativas infográficas na web contribui para a aprendizagem de surdos em Comunidades de Prática desde que o conteúdo textual dos materiais concebidos seja apresentado também em LIBRAS, que o ambiente de ensino e aprendizagem explore ao máximo os elementos visuais de maneira organizada e que as ferramentas para troca de informação permitam o compartilhamento de elementos multimídia. Além da acessibilidade, as características relacionadas à visualidade das narrativas infográficas na web também devem ser levadas em consideração na concepção desses recursos. Assim, os pontos discutidos nesta pesquisa respondem como a visualização do conhecimento por meio de narrativas infográficas na web pode contribuir para a aprendizagem de surdos em CoPs.<br>Abstract : The evolution in Information and Communication Technology - ICT's - made the web an adequate place for the dissemination and sharing of knowledge, thus promoting new teaching modalities. Inside the virtual environment, it is possible to break accessibility barriers, allowing people to experiment their preferences according to their own profiles. This way, the deaf, who represent a significant parcel of the world population, have started to benefit from the diversity of resources that are gradually added to the Internet. Given that communication among the deaf takes place mainly by visual means, this research assumes that knowledge visualization on the web can contribute to the learning process of the deaf. Among the forms of knowledge visualization, infographics was the one chosen for this purpose, as this resource is characterized by the use of visual elements associated with short texts. In terms of theoretical background, the research is based on the Situated Cognition theory - SC, which supports the Communities of Practice (CoP's), interconnecting people with common interests. Therefore, the main purpose of this research is to verify the contribution of knowledge visualization by means of infographic storytelling on the web for the sake of the learning process of the deaf. An applied exploratory qualitative research was carried out in order to achieve this objective. The results presented reveal that the knowledge visualization by means of infographic storytelling on the web contributes to the learning process of the deaf in Communities of Practice, given that the content of the materials assigned are also presented in LIBRAS (Brazilian Sign Language). This contribution also depends on the teaching-learning environment, which should explore visual elements in an organized manner, as well as the exchanging information tools, which should allow the sharing of multimedia elements. Besides accessibility, the characteristics associated to the visuality of the infographic storytelling on the web must also be taken into account in the design of these resources. Thus, the subjects discussed in this study provide answers on how the knowledge visualization by means of infographic storytelling on the web may contribute to the learning process of the deaf in CoP's.Vanzin, TarcisioUlbricht, Vânia RibasUniversidade Federal de Santa CatarinaLapolli, Mariana2015-02-05T21:09:13Z2015-02-05T21:09:13Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis277 p.| il., grafs.application/pdf327639https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129485porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T21:09:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129485Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T21:09:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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