Controvérsias sobre educação matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Stávale

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160377
Resumo: Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n120/a09n120.pdf
id UFSC_7f009cd39cb751c91d24231a2261f9b6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160377
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Controvérsias sobre educação matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo StávaleMatemáticaEnsino de matemáticaCurrículoReforma do ensinoDisponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n120/a09n120.pdfEste texto tem por objetivo analisar historicamente debate entre dois professores brasileiros de matemática no início dos anos de 1930. Nessa época, foi criada a primeira lei nacional de ensino – Reforma Francisco Campos – com um currículo nacional que caracterizava, pela primeira vez no país, a disciplina denominada “Matemática”, resultado da integração dos ramos independentes aritmética, álgebra e geometria. Os protagonistas da discussão foram os professores Júlio César de Mello e Souza (1895–1974) e Jacomo Stávale (1881– 1956). Com a análise da controvérsia, busca-se compreender como o cotidiano escolar brasileiro apropriou-se da primeira proposta de internacionalização do ensino de Matemá- tica, surgida há mais de vinte anos antes da polêmicaCadernos de Pesquisa2016-04-07T10:15:46Z2016-04-07T10:15:46Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALENTE, Wagner Rodrigues . Controvérsias sobre educação matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Stávale. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), p. 151-167, 2003.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160377Valente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-07T10:43:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160377Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-07T10:43:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Controvérsias sobre educação matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Stávale
title Controvérsias sobre educação matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Stávale
spellingShingle Controvérsias sobre educação matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Stávale
Valente, Wagner Rodrigues
Matemática
Ensino de matemática
Currículo
Reforma do ensino
title_short Controvérsias sobre educação matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Stávale
title_full Controvérsias sobre educação matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Stávale
title_fullStr Controvérsias sobre educação matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Stávale
title_full_unstemmed Controvérsias sobre educação matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Stávale
title_sort Controvérsias sobre educação matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Stávale
author Valente, Wagner Rodrigues
author_facet Valente, Wagner Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ensino de matemática
Currículo
Reforma do ensino
topic Matemática
Ensino de matemática
Currículo
Reforma do ensino
description Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n120/a09n120.pdf
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2016-04-07T10:15:46Z
2016-04-07T10:15:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALENTE, Wagner Rodrigues . Controvérsias sobre educação matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Stávale. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), p. 151-167, 2003.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160377
identifier_str_mv VALENTE, Wagner Rodrigues . Controvérsias sobre educação matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Stávale. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), p. 151-167, 2003.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa
publisher.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652407334240256