Análise da tendência de consumo de combustível nas aeronaves comerciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haak, Arthur da Maia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253196
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Aeroespacial.
id UFSC_7f047fc737d00e85c97dff12539326da
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/253196
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Análise da tendência de consumo de combustível nas aeronaves comerciaisRedução de Consumo de CombustívelEficiência EnergéticaTurbofanFuel Consumption ReductionEnergetic EfficiencyTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Aeroespacial.O mercado aéreo vive um momento de superação após uma queda no volume de tráfego ocasionado pela pandemia de COVID-19. Com a crescente demanda, as empresas aéreas têm estado mais dispostas a ampliar suas frotas e substituir aeronaves ineficientes de forma a atender as exigências ambientais e do mercado. Por conta da baixa margem de lucro, o mercado aeronáutico busca sempre oportunidades de otimização e redução de custos operacionais. Nesse contexto, este trabalho avaliou a redução do consumo de combustível por assento de aviões comerciais com motor turbofan relevantes na história e a confrontou com parâmetros de projeto do motor para identificar aspectos não otimizados no desenvolvimento das aeronaves avaliadas. Verificou-se que as tendências de redução do consumo de combustível a cada geração variam entre 10% e 25% de acordo com a categoria do avião e que futuros veículos devem apresentar melhorias de forma a atingir essas metas de eficiência em relação às aeronaves disponíveis no mercado atualmente. Por fim identificou-se que os fatores mais importantes na redução do consumo são a quantidade de assentos, razão de bypass e aspectos geométricos das asas. Além disso, foram oferecidas sugestões de projeto como aumento da razão de bypass nos motores e adoção de tecnologias inovadoras como o Blended-Wing-Body e a Truss-Braced-Wing.The aviation market is currently experiencing a period of recovery following a decline in traffic volume caused by the COVID-19 pandemic. With the growing demand, airlines have been more willing to expand their fleets and replace inefficient aircraft to meet both environmental and market requirements. Due to the narrow profit margins, the aviation industry consistently seeks opportunities for optimization and operational cost reduction. In this context, this study evaluated the reduction in fuel consumption per seat of commercially relevant turbofan-powered aircraft throughout history. It compared these findings with engine design parameters to identify non-optimized aspects in the development of the assessed aircraft. The study revealed that trends in fuel consumption reduction with each generation range between 10% and 25%, depending on the aircraft category. Future vehicles are expected to undergo improvements to achieve these efficiency goals compared to currently available market aircraft. Finally, it was identified that the most critical factors in reducing consumption are the number of seats, bypass ratio, and geometric aspects of the wings. Additionally, design suggestions were offered, such as increasing the bypass ratio in engines and adopting innovative technologies like Blended-Wing-Body and Truss-Braced-Wing.Joinville, SC.Dourado, Antônio OtavianoUniversidade Federal de Santa Catarina.Haak, Arthur da Maia2023-12-14T13:30:24Z2023-12-14T13:30:24Z2023-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis47 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253196Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-14T13:30:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253196Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-14T13:30:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da tendência de consumo de combustível nas aeronaves comerciais
title Análise da tendência de consumo de combustível nas aeronaves comerciais
spellingShingle Análise da tendência de consumo de combustível nas aeronaves comerciais
Haak, Arthur da Maia
Redução de Consumo de Combustível
Eficiência Energética
Turbofan
Fuel Consumption Reduction
Energetic Efficiency
title_short Análise da tendência de consumo de combustível nas aeronaves comerciais
title_full Análise da tendência de consumo de combustível nas aeronaves comerciais
title_fullStr Análise da tendência de consumo de combustível nas aeronaves comerciais
title_full_unstemmed Análise da tendência de consumo de combustível nas aeronaves comerciais
title_sort Análise da tendência de consumo de combustível nas aeronaves comerciais
author Haak, Arthur da Maia
author_facet Haak, Arthur da Maia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dourado, Antônio Otaviano
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Haak, Arthur da Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Redução de Consumo de Combustível
Eficiência Energética
Turbofan
Fuel Consumption Reduction
Energetic Efficiency
topic Redução de Consumo de Combustível
Eficiência Energética
Turbofan
Fuel Consumption Reduction
Energetic Efficiency
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Aeroespacial.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14T13:30:24Z
2023-12-14T13:30:24Z
2023-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253196
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 47 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC.
publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651992071929856