Pessoas negras de pele clara: um olhar para a identidade racial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Carolina da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247522
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2023.
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Para a realização deste trabalho apresento uma abordagem conceitual do pensamento racial hegemônico no Brasil, ainda pautado pelo mito da democracia racial e pelas ideologias do branqueamento e do morenamento. Além disso, desenvolvo como tais ideologias atuam no pensamento racial porto-alegrense, tendo em vistas as especificidades culturais dessa região. Também apresento uma revisão teórica acerca da produção histórica dos conceitos de raça e de racismo e suas atualizações no tecido social contemporâneo. A pesquisa de campo foi desenvolvida por meio da realização de entrevistas semiestruturadas e conversas informais com pessoas por mim identificadas como negras de pele clara e que se autoidentificaram como negras, pardas ou morenas, oriundas de diferentes classes sociais, idades e gênero. Para aprofundar este estudo, realizei uma análise interseccional com as categorias de geração, classe e gênero. A partir das análises, tornou-se possível afirmar a existência de um lugar social específico à pessoa negra de pele clara, marcado pela negação de sua negritude ancorada na simbologia da miscigenação racial presente nas ideologias raciais hegemônicas, a partir das quais se produzem estratégias para a manutenção da posição estrutural de inferioridade e subordinação racial, fenômeno que cria barreiras à constituição de uma identidade negra positiva. Os resultados mostram que entre os/as participantes mais jovens, bem como entre os/as universitários/as, manifestou-se um discurso de valorização da negritude, o que aponta para os resultados positivos das ações afirmativas raciais da última década, solidificando as imagens contra-hegemônicas na disputa narrativa do atual cenário social. Ao analisar as ferramentas disponíveis na cultura que dão suporte ao processo de constituição da negritude das/os participantes, destacou-se como as expressões artísticas contemporâneas como o RAP, o slam e os saraus de poesia podem impulsionar o reconhecimento racial das pessoas negras de pele clara a partir da imersão em formas de linguagem que valorizam a identidade negra e a cultura afro-brasileira.Abstract: This dissertation aimed to analyze the process of constitution of racial identity and racial belonging of light-skinned black people in the city of Porto Alegre and metropolitan area. This work assumes that light-skinned blacks correspond to browns (pardos), according to IBGE's color or race categories. Based on psychoanalytical and Social Psychology concepts, I elucidate how the production of meanings of light-skinned black men and women bodies present in the social imaginary and their respective psychosocial effects on racial thought and raciality of these subjects take place. For this work, I present a conceptual approach to the hegemonic racial thought in Brazil, still guided by the myth of racial democracy and by the ideologies of whitening and ?browning? (morenamento). In addition, I develop how these ideologies act on the racial thought in the city of Porto Alegre, taking into account the cultural specificities of this region. I also present a theoretical review about the historical production of the concepts of race and racism and their updates in the contemporary social network. The field research was developed through semi-structured interviews and informal conversations with people I identified as light-skinned black people, and who self-identified as black, brown or brownish (morenas), from different social classes, ages and gender. To deepen this study, I conducted an intersectional analysis with the categories of generation, class, and gender. From the analyses, it became possible to affirm the existence of a social place specific to light-skinned black people, marked by the denial of their blackness anchored in the symbolism of racial miscegenation present in hegemonic racial ideologies, from which strategies are produced for the maintenance of the structural position of inferiority and racial subordination, a phenomenon that creates barriers to the constitution of a positive black identity. The results show that among the youngest participants, as well as among college students, a discourse of valorization of blackness was manifested, which points to the positive results of racial affirmative actions in the last decade, solidifying the counter-hegemonic images in the narrative dispute of the current social scenario. By analyzing the tools available in the culture that support the process of constitution of blackness of the participants, it was highlighted how contemporary artistic expressions such as RAP, slam and poetry soirees can boost the racial recognition of light-skinned black people from the immersion in forms of language that value black identity and Afro-Brazilian culture.Schucman, Lia VainerUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Carolina da Silva2023-06-28T18:26:25Z2023-06-28T18:26:25Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis161 p.| il.application/pdf380622https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247522porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-28T18:26:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/247522Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-06-28T18:26:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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