Pluralismo e multiplicidades religiosas no Brasil contemporâneo
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
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19 fevereiro 20092009-08-17T17:51:13Z2018-02-15T17:01:48Z2009-08-17T17:51:13Z2018-02-15T17:01:48Z20082009-08-17T17:51:13Zhttp://hdl.handle.net/praxis/176https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/praxis/176Pluralismo e multiplicidades religiosas no Brasil contemporâneoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922008000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>Brasília - DFRevista Sociedade e Estadov.23 n.2formação do campo religioso brasileiro; tipos de catolicismo; mutantes religiosos.O artigo apresenta uma visão panorâmica sobre a formação do campo religioso brasileiro desde os tempos coloniais até os dias correntes. Parte de uma visão histórica dos tipos de catolicismo que vicejaram no Brasil colonial e imperial e das suas características que influenciam a religiosidade brasileira até o presente. Passa pelas transformações advindas com a proclamação da República: a separação constitucional da Igreja Católica do Estado e a instituição da liberdade religiosa por este garantida. Acompanha as transformações ocorridas ao longo do século XX, com o estabelecimento de um campo religioso pluralista em que o catolicismo vai, gradualmente, perdendo adeptos para outros grupos religiosos, especialmente, os protestantes pentecostais, sem, contudo, perder a hegemonia. Chega à atualidade, em que essas tendências persistem, mas, além disso, altera-se substancialmente a dinâmica do campo religioso, com a perda de influência das instituições religiosas em conseqüência da subjetivização das crenças e práticas. Desse ponto de vista, o artigo analisa as trajetórias religiosas individuais possibilitadas pelo crescente pluralismo e pela progressiva adesão a duplicidades e mesmo multiplicidades religiosas, que acrescentam novas formas de expressão às tradicionais. Tais processos atingem a quase totalidade dos mutantes religiosos – a exceção é apenas o grupo protestante –, inclusive os católicos retornados após outras experiências de vida religiosa, e envolvem crenças e práticas provindas de fontes religiosas orientais tradicionais e recentes, bem como o esoterismo.Lísias Nogueira Negrãoreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPluralismo e multiplicidades religiosas no Brasil contemporâneo.pdfapplication/pdf125305https://repositorio.ufsc.br/bitstream/praxis/176/1/Pluralismo%20e%20multiplicidades%20religiosas%20no%20Brasil%20contempor%c3%a2neo.pdfff7d1cd8ebf4d2a519a5755fc29d7d80MD51TEXTPluralismo e multiplicidades religiosas no Brasil contemporâneo.pdf.txtExtracted texttext/plain40923https://repositorio.ufsc.br/bitstream/praxis/176/2/Pluralismo%20e%20multiplicidades%20religiosas%20no%20Brasil%20contempor%c3%a2neo.pdf.txt818d9744c9e7eb68fd5ed20a69004c97MD52praxis/1762018-02-15 15:01:48.074oai:repositorio.ufsc.br:praxis/176Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-02-15T17:01:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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