Ambiente virtual de aprendizagem para a educação permanente da equipe de enfermagem no cuidado ao idoso hospitalizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Carolina Campagnollo de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186144
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2017.
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spelling Ambiente virtual de aprendizagem para a educação permanente da equipe de enfermagem no cuidado ao idoso hospitalizadoEnfermagemEducação em EnfermagemIdosos -Cuidados de enfermagemDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2017.Com o crescente aumento da população idosa, torna-se cada vez mais frequente a presença de idosos nos serviços de saúde, dentre esses o hospital, exigindo dos profissionais da enfermagem ações no sentido da promoção e garantia da atenção integral e qualificada a essas pessoas. A procura pela atualização do conhecimento visando à melhoria da assistência de enfermagem nos serviços de saúde é progressiva, o que nos leva a adaptação às novas tecnologias educacionais favorecendo, consideravelmente, a educação permanente dos trabalhadores. Neste contexto, esta é uma pesquisa metodológica com produção tecnológica de análise mista com o objetivo de desenvolver, implementar e avaliar um curso estruturado no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle® sobre o cuidado ao idoso hospitalizado, como proposta para a educação permanente da equipe de enfermagem. Para desenvolver o curso adotou-se a metodologia ADDIE do Design Instrucional, contemplando as etapas: Análise (necessidades do público alvo), Desenho (estruturação do curso), Desenvolvimento (traçado pedagógico), implementação (realização do curso) e Avaliação (avaliação pedagógica, e de aprendizagem). Optou-se pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle® da Universidade Federal de Santa Catarina. O curso proposto teve 20 horas de carga horária, seguindo a estruturação de um curso em ordem modular: Módulo I: Envelhecimento; Módulo II: Legislação e políticas do envelhecimento; Módulo III: O idoso hospitalizado e Módulo IV: Preparo para alta hospitalar e educação em saúde. Participaram do estudo 36 profissionais de enfermagem de unidades de internação que prestavam cuidados aos idosos. Estes temas foram extraídos de questionários respondidos pela de equipe de enfermagemque atuava nas unidades de internação que cuidavam de idosos. Para a validação do conteúdo do curso foram convidados enfermeiros experts e com experiência na temática. O período de realização do estudo foi de novembro de 2016 a julho de 2017. Como resultado obteve-se: a avaliação do Ambiente Virtual de Aprendizagem pelos especialistas que consideraram o conteúdo pedagógico entre bom e ótimo, sugerindo melhorias que foram realizadas antes da aplicação do curso para os alunos. Na avaliação do ambiente realizada pelos discentes foram destacadas por estes a importância do tema e a atualidade do mesmo. Os discentes que realizaram o curso avaliaram positivamente a proposta como recurso para a inovação tecnológica no âmbito da enfermagem. Conclui-se que a proposta é viável e exequível, que o material didático disponibilizado para a realização do curso é adequado e que propostas como essa contribui para a capacitação da equipe de enfermagem e a utilização dos recursos tecnológicos no âmbito da educação permanente com desdobramentos para a consolidação da qualidade da prática da enfermagem. Destaca-se que a realização do curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem proporcionou o desenvolvimento de habilidades dos participantes que o cursaram, contribuindo para o manuseio das novas tecnologias da informação. Espera-se que esta proposta de uso e estruturação de cursos online contribua para o efetivo uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, seja como apoio ao ensino presencial, semipresencial ou para ofertar cursos na modalidade à distância na forma de capacitação como proposta de educação permanente pelos serviços de saúde.Abstract : With the increasing elderly population, the presence of elderly people in the health services, among them the hospital, is becoming more frequent, demanding from the nursing professionals actions to promote and guarantee the integral and qualified attention to these people. The search for the updating of knowledge aiming at the improvement of nursing care in the health services is progressive, which leads us to adapt to the new educational technologies favoring, considerably, the permanent education of the workers. In this context, this is a methodological research with technological production of mixed analysis with the objective of developing, implementing and evaluating a structured course in the Virtual Moodle® Learning Environment on care for the hospitalized elderly, as a proposal for the permanent education of the nursing crew. In order to develop the course, the ADDIE methodology of Instructional Design was adopted, with the following steps: Analysis (needs of the target public), Design (course structuring), Development (pedagogic tracing), Implementation (course) and Evaluation (learning and pedagogic evaluation). We choose the Virtual Moodle® Learning Environment of the Federal University of Santa Catarina. The proposed course had 20 hours of workload, following the structuring of a course in modular order: Module I: Aging; Module II: Laws and policies on aging; Module III: The hospitalized elderly and Module IV: Preparation for hospital discharge and health education. Participated in the study 36 nursing professionals who work in hospitalization units that provide care for the elderly. These themes were extracted from questionnaires answered by the nurse crew who worked in the hospitalization units that take care of elderly people. For the validation of the course content, were invited experts andexperienced nurses in the subject. The study period was from November 2016 to July 2017. As a result we obtained: the evaluation of the Virtual Learning Environment by the specialists who considered the pedagogical content between good and great, suggesting improvements that were made before the application of the course for the students. In the evaluation of the environment carried out by the students, the importance of the theme and the current relevance were highlighted by them. The students who took the course positively evaluated the proposal as a resource for technological innovation in nursing. It is concluded that the proposal is viable and workable, that the didactic material made available for the course is adequate and that proposals such as this contribute to the training of the nursing team and the use of the technological resources in the scope of permanent education with unfolding for the consolidation of nursing practice quality. It is noteworthy that the completion of the course in the Virtual Learning Environment provided the development of skills of the participants who attended in the handling of new information technologies. It is expected that this proposal for the use and structuring of online courses will contribute to the effective use of Virtual Learning Environments, either as a support for classroom teaching, blended learning or to offer distance learning training as a proposal for continuing education by health services.Souza, Ana Izabel Jatobá deTourinho, Francis Solange VieiraUniversidade Federal de Santa CatarinaMelo, Carolina Campagnollo de2018-05-11T17:25:04Z2018-05-11T17:25:04Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis168 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf351545https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186144porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-11T17:25:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/186144Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-05-11T17:25:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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