Voz e emergência do eu feminino: o limiar entre o sagrado e o profano na passagem do canto amoroso medieval ao moteto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dittrich, Carolina Cerqueira Lima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173255
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2016.
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spelling Voz e emergência do eu feminino: o limiar entre o sagrado e o profano na passagem do canto amoroso medieval ao motetoLiteraturaPolifoniaVozMotetoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2016.O presente estudo visa promover uma análise da condição enunciativa da voz feminina tal como articula-se no moteto, gênero musical polifônico medieval. O moteto consistia, originalmente, em canções profanas incorporadas à liturgia religiosa. Proponho, então, uma leitura das práticas discursivas e das formas de subjetivação que aparecem na normatividade dos comportamentos ligados ao feminino vocalmente performatizado no moteto. A voz feminina é abordada através da maneira como insere-se em um conjunto de normas de comportamento individual em relação às práticas das quais esse canto faz parte. Levando em conta a dimensão polifônica do moteto, trato de explicitar pontos de tensão no deslocamento da voz. O objetivo principal é focalizar, nas enunciações vocais do feminino, o canto amoroso no limiar entre o profano e o sagrado. Em síntese, a questão é interrogar em que medida a voz feminina, ressoada nos motetos, indica certo modo de constituição do sujeito cantante. Dessa forma, a partir das performances vocais verificadas no moteto, busco traçar uma genealogia da voz feminina como ponto de subjetivação.<br>Résumé : Cette étude vise à développer une analyse de la condition énonciative de la voix féminine tel comme elle articulée dans le motet, style musical polyphonique médiéval. Ce répertoire se composait, à l'origine, dans les chansons profanes incorporés à la liturgie religieuse. Je propose une lecture des pratiques discursives et des formes de véridiction qui apparaissent dans la normativité des comportements liés à la performatization vocale du motet des voix féminines. La voix féminine est conçu à travers la manière qui est inséré dans un ensemble de normes de comportement individuel concernant les pratiques dont ce chant fait partie. Tenant en compte la dimension poliphonique du motet, je tente d?expliquer les points de tension dans les déplacements de la voix. L?objective principal est de focaliser, dans les énoncés vocales du féminin, le chant amoureux sur le seuil entre le profane et le sacré . En résumé, la question est de se demander dans quelle mesure la voz féminine résonné dans le motets indique un certain type de constitution du sujet qui chant. Ainsi, a partir des performances vocales qu?on voit aux motets, je cherche à retracer une généalogie de la voix féminine comme point de subjectivation.Souza, Pedro deUniversidade Federal de Santa CatarinaDittrich, Carolina Cerqueira Lima2017-02-14T03:03:19Z2017-02-14T03:03:19Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis233 p.| il.application/pdf343954https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173255porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-14T03:03:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/173255Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-02-14T03:03:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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