IMPACTOS DO REUNI NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR: EXPANSÃO OU SUBORDINAÇÃO
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131879 |
Resumo: | O trabalho apresenta os resultados de pesquisa bibliográfica sobre o Programa de Apoio a Planos Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, mais conhecido pela sigla Reuni, na reforma da educação superior de nosso país. Embora essa política pública afete exclusivamente as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), nosso entendimento, compartilhado por outros pesquisadores, é de que se trata de uma reforma ampla, embora realizada por meio de diferentes dispositivos administrativos e legais, com parca participação dos principais atores sociais interessados no tema. No bojo desse processo emergem modificações profundas que impactam o papel estratégico da universidade no desenvolvimento do país, sua estrutura curricular e até mesmo a sua já solapada autonomia. Objetivando compreender essas transformações efetuamos a partir de um referencial crítico, a análise dessa política pública, contextualizando-a como fenômeno social resultante do desenvolvimento do capitalismo tardio, cujas transformações demandam a ação do Estado no sentido de ajustar as instituições às necessidades dos sistemas produtivos. |
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IMPACTOS DO REUNI NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR: EXPANSÃO OU SUBORDINAÇÃOEducação Superior. Reuni. IFES. Reforma Universitária.O trabalho apresenta os resultados de pesquisa bibliográfica sobre o Programa de Apoio a Planos Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, mais conhecido pela sigla Reuni, na reforma da educação superior de nosso país. Embora essa política pública afete exclusivamente as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), nosso entendimento, compartilhado por outros pesquisadores, é de que se trata de uma reforma ampla, embora realizada por meio de diferentes dispositivos administrativos e legais, com parca participação dos principais atores sociais interessados no tema. No bojo desse processo emergem modificações profundas que impactam o papel estratégico da universidade no desenvolvimento do país, sua estrutura curricular e até mesmo a sua já solapada autonomia. Objetivando compreender essas transformações efetuamos a partir de um referencial crítico, a análise dessa política pública, contextualizando-a como fenômeno social resultante do desenvolvimento do capitalismo tardio, cujas transformações demandam a ação do Estado no sentido de ajustar as instituições às necessidades dos sistemas produtivos.INPEAU2015-04-10T11:50:20Z2015-04-10T11:50:20Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131879Pacheco, João Alvesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-10T11:50:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131879Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-10T11:50:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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