A formação do professor na contemporaneidade: o caso do curso superior de formação de professores para as quatro primeiras séries do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82428 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_7ffe1cd78fbe682c89dc29f0944fb119 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82428 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A formação do professor na contemporaneidade: o caso do curso superior de formação de professores para as quatro primeiras séries do ensino fundamentalEngenharia de produçãoProfessores -FormaçãoEnsino de primeiro grauInovações tecnológicasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A educação, num contexto de transformações rápidas, vem sendo apontada não só como passaporte de inserção cultural e de realização do indivíduo, mas também como a mais avançada tarefa de emancipação social, dada a sua possibilidade de promover o desenvolvimento e a melhoria das condições de vida das pessoas, como um todo. Diante de demandas emergentes, torna-se necessária a formação de um indivíduo capaz de posicionar-se frente às transformações e incorporar-se à vida produtiva e sócio/política. Objetiva-se, portanto, nesta pesquisa, repensar a formação do professor como o articulador do processo de construção do conhecimento do aluno, dinamizado pelas inovações tecnológicas. À luz da revisão de lietratura atual, pertinente ao tema, da legislação vigente e da experiência do curso Superior de formação de professores para as quatro primeiras séries do Ensino Fundamental (CSFP),pretentende-se refletir, enfocar e discutir essa formação. Este trabalho insere-se no quadro das investigações qualitativas e orienta-se pelo procediemento técnico denominado estudo de caso, utilizando-se como instrumentos, para a coleta de dados, a análise documental e um questionário, aplicado a dez (10) docentes responsáveis pela execução do projeto experiemental do CSFP. Conclui-se pela necessidade de se formar os formadores para os anos iniciais do Ensino Fundamental, oportunizando-lhes a vivência da mesma dinâmica que se pretende no trabalho com os alunos: construir conhecimentos pela reflexão, análise, discussão, crítica e síntese das informações, veiculadas pelos diversos canais da comunicação. Os resultados revelam, também, que uma formação de professor passa, necessariamente, pela articulação teoria e prática e pela ação reflexiva, quando são englobados os saberes teóricos, didáticos/ metodológicos, éticos/políticos e os saberes tecnológicos.Florianópolis, SCLobo, EduardoUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Délia da Silveira2012-10-19T14:58:25Z2012-10-19T14:58:25Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis118 f.| il., tabs., grafs.application/pdf193806http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82428porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T02:50:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82428Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T02:50:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do professor na contemporaneidade: o caso do curso superior de formação de professores para as quatro primeiras séries do ensino fundamental |
title |
A formação do professor na contemporaneidade: o caso do curso superior de formação de professores para as quatro primeiras séries do ensino fundamental |
spellingShingle |
A formação do professor na contemporaneidade: o caso do curso superior de formação de professores para as quatro primeiras séries do ensino fundamental Santos, Délia da Silveira Engenharia de produção Professores - Formação Ensino de primeiro grau Inovações tecnológicas |
title_short |
A formação do professor na contemporaneidade: o caso do curso superior de formação de professores para as quatro primeiras séries do ensino fundamental |
title_full |
A formação do professor na contemporaneidade: o caso do curso superior de formação de professores para as quatro primeiras séries do ensino fundamental |
title_fullStr |
A formação do professor na contemporaneidade: o caso do curso superior de formação de professores para as quatro primeiras séries do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A formação do professor na contemporaneidade: o caso do curso superior de formação de professores para as quatro primeiras séries do ensino fundamental |
title_sort |
A formação do professor na contemporaneidade: o caso do curso superior de formação de professores para as quatro primeiras séries do ensino fundamental |
author |
Santos, Délia da Silveira |
author_facet |
Santos, Délia da Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lobo, Eduardo Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Délia da Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Professores - Formação Ensino de primeiro grau Inovações tecnológicas |
topic |
Engenharia de produção Professores - Formação Ensino de primeiro grau Inovações tecnológicas |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-19T14:58:25Z 2012-10-19T14:58:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
193806 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82428 |
identifier_str_mv |
193806 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
118 f.| il., tabs., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652205182418944 |