A formação do professor na contemporaneidade: o caso do curso superior de formação de professores para as quatro primeiras séries do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Délia da Silveira
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82428
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_7ffe1cd78fbe682c89dc29f0944fb119
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82428
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A formação do professor na contemporaneidade: o caso do curso superior de formação de professores para as quatro primeiras séries do ensino fundamentalEngenharia de produçãoProfessores -FormaçãoEnsino de primeiro grauInovações tecnológicasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A educação, num contexto de transformações rápidas, vem sendo apontada não só como passaporte de inserção cultural e de realização do indivíduo, mas também como a mais avançada tarefa de emancipação social, dada a sua possibilidade de promover o desenvolvimento e a melhoria das condições de vida das pessoas, como um todo. Diante de demandas emergentes, torna-se necessária a formação de um indivíduo capaz de posicionar-se frente às transformações e incorporar-se à vida produtiva e sócio/política. Objetiva-se, portanto, nesta pesquisa, repensar a formação do professor como o articulador do processo de construção do conhecimento do aluno, dinamizado pelas inovações tecnológicas. À luz da revisão de lietratura atual, pertinente ao tema, da legislação vigente e da experiência do curso Superior de formação de professores para as quatro primeiras séries do Ensino Fundamental (CSFP),pretentende-se refletir, enfocar e discutir essa formação. Este trabalho insere-se no quadro das investigações qualitativas e orienta-se pelo procediemento técnico denominado estudo de caso, utilizando-se como instrumentos, para a coleta de dados, a análise documental e um questionário, aplicado a dez (10) docentes responsáveis pela execução do projeto experiemental do CSFP. Conclui-se pela necessidade de se formar os formadores para os anos iniciais do Ensino Fundamental, oportunizando-lhes a vivência da mesma dinâmica que se pretende no trabalho com os alunos: construir conhecimentos pela reflexão, análise, discussão, crítica e síntese das informações, veiculadas pelos diversos canais da comunicação. Os resultados revelam, também, que uma formação de professor passa, necessariamente, pela articulação teoria e prática e pela ação reflexiva, quando são englobados os saberes teóricos, didáticos/ metodológicos, éticos/políticos e os saberes tecnológicos.Florianópolis, SCLobo, EduardoUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Délia da Silveira2012-10-19T14:58:25Z2012-10-19T14:58:25Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis118 f.| il., tabs., grafs.application/pdf193806http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82428porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T02:50:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82428Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T02:50:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do professor na contemporaneidade: o caso do curso superior de formação de professores para as quatro primeiras séries do ensino fundamental
title A formação do professor na contemporaneidade: o caso do curso superior de formação de professores para as quatro primeiras séries do ensino fundamental
spellingShingle A formação do professor na contemporaneidade: o caso do curso superior de formação de professores para as quatro primeiras séries do ensino fundamental
Santos, Délia da Silveira
Engenharia de produção
Professores -
Formação
Ensino de primeiro grau
Inovações tecnológicas
title_short A formação do professor na contemporaneidade: o caso do curso superior de formação de professores para as quatro primeiras séries do ensino fundamental
title_full A formação do professor na contemporaneidade: o caso do curso superior de formação de professores para as quatro primeiras séries do ensino fundamental
title_fullStr A formação do professor na contemporaneidade: o caso do curso superior de formação de professores para as quatro primeiras séries do ensino fundamental
title_full_unstemmed A formação do professor na contemporaneidade: o caso do curso superior de formação de professores para as quatro primeiras séries do ensino fundamental
title_sort A formação do professor na contemporaneidade: o caso do curso superior de formação de professores para as quatro primeiras séries do ensino fundamental
author Santos, Délia da Silveira
author_facet Santos, Délia da Silveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lobo, Eduardo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Délia da Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Professores -
Formação
Ensino de primeiro grau
Inovações tecnológicas
topic Engenharia de produção
Professores -
Formação
Ensino de primeiro grau
Inovações tecnológicas
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-19T14:58:25Z
2012-10-19T14:58:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 193806
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82428
identifier_str_mv 193806
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 118 f.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652205182418944