Aspectos de amamentação em escolares da rede de ensino de Florianópolis (Santa Catarina, Brasil): o olhar da fonoaudiologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Eduarda Martins de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222939
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia.
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spelling Aspectos de amamentação em escolares da rede de ensino de Florianópolis (Santa Catarina, Brasil): o olhar da fonoaudiologiaAleitamento Materno Renda Familiar Escolaridade Materna Fonoaudiologia MastigaçãoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia.Objetivo: Conhecer a relação de aspectos maternos, sociais e de nascimento com variáveis de aleitamento materno e funções estomatognáticas dos escolares da rede de ensino de Florianópolis (Santa Catarina, Brasil). Método: Estudo transversal quantitativo, parte de um projeto maior sob acrônimo EPOCA. Participaram escolares a partir de sete anos, matriculados do 2º ao 9º ano em escolas públicas (municipais/estaduais) e privadas de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil nos anos de 2018/2019. A coleta dos dados foi realizada por meio de questionário enviado pela escola aos pais ou responsáveis. Resultados: 1554 crianças e adolescentes participaram da pesquisa. Com relação ao tempo de amamentação, encontrou-se um maior tempo de aleitamento materno em crianças e adolescentes com maior semana de nascimento e maior peso ao nascer. Houve correlação inversa entre a idade que a criança parou de mamar e a renda média familiar. Quanto à presença de amamentação em seio materno, encontrou-se associação significativa com menor percepção de problemas na mastigação das crianças e dos adolescentes. O aleitamento materno também se mostrou protetivo para alterações fonoaudiológicas. Encontrou-se ainda que as mães com maior escolaridade foram as que mais amamentaram e que, os bebês com maior peso também foram mais amamentados. Conclusão: Observou-se relação entre escolaridade materna, peso e demandas fonoaudiológicas, com a presença da amamentação em seio materno. Além de relações entre renda familiar, semana de nascimento e peso ao nascer com o tempo de duração do aleitamento materno.Florianópolis, SCLuchesi, Karen FontesUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Maria Eduarda Martins de2021-05-12T20:58:05Z2021-05-12T20:58:05Z2021-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222939info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-05-12T20:58:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/222939Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-05-12T20:58:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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