O fluxo de informação no processo de desenvolvimento de jogos eletrônicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Ketry Gorete Farias dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100760
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
id UFSC_804548a5fc6015f13d0dfcda0c2e7183
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/100760
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O fluxo de informação no processo de desenvolvimento de jogos eletrônicosCiência da informaçãoJogos eletronicosFluxo da informaçãoGestão da informaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoO setor de jogos eletrônicos tem-se destacado no cenário internacional como um dos segmentos mais dinâmicos da tecnologia da informação. No Brasil, este setor sofreu uma grande evolução, mesmo considerado incipiente em relação a outros países, permanecendo em franca ascensão, principalmente, no estado de Santa Catarina que tem aumentado o número de empreendedores com canais internacionais de vendas e interesses no desenvolvimento sócio econômico na área de jogos eletrônicos e entretenimento digital. O processo de desenvolvimento de produtos requer das indústrias do setor, a preocupação com o fluxo informacional do processo com o propósito de melhor gerenciá-lo e obter vantagens e benefícios no gerenciamento das informações. Observando a importância em desenvolver produtos de qualidade para a indústria de jogos eletrônicos, bem como do fluxo informacional pertencente no processo, a presente dissertação tem por objetivo analisar o fluxo de informação no processo de desenvolvimento de jogos eletrônicos, tendo como referencial de modelo do fluxo informacional de Curty (2005). O universo da pesquisa foi composto por empresas brasileiras de jogos eletrônicos, as quais fazem parte da amostra a equipe de desenvolvimento. A pesquisa configura-se como um estudo de caso, a qual analisou o fluxo de informação sob quatro perspectivas: 1) Fontes e canais de informação; 2) Barreiras de busca e acesso à informação; 3) Determinantes para seleção das fontes e canais de informação; e 4) Motivação de busca por informação. Além disso, somam-se à análise, dois componentes do fluxo informacional: atores e o processo de desenvolvimento de produtos. A partir da análise das entrevistas semiestruturadas foi possível identificar que o fluxo de informação pode seguir características verticais ou horizontais de acordo com a modalidade gerencial da empresa. Identificou-se que artistas, game designers e programadores atuam em diferentes áreas de desenvolvimento e possuem diferenças no que se refere ao grau de importância, frequência de uso e as razões do não uso, bem como barreiras, determinantes e aspectos motivacionais de busca por informação. Logo, identificou-se que artistas, game designers e programadores atribuíram alta importância no uso de fontes de informação do tipo informais e externas enquanto que no uso de canais de informação uma diferença foi encontrada já que artistas e game designers atribuíram maior relevância aos canais do tipo informais e internos enquanto que os programadores aos do tipo formais e externos. Com relação ao uso das fontes e canais de informação observou-se que a maioria destas são advindas da Internet como o Google e os blogs e/ou sites, portanto, ressalta-se a importância da Internet e das tecnologias da informação e da comunicação para o processo de desenvolvimento de jogos eletrônicos. Mapearam-se também as principais fontes e canais de informação pertinentes à indústria de jogos eletrônicos como: associações nacionais e internacionais, eventos, cursos de graduação no Brasil, periódicos eletrônicos, revistas, teses e dissertações, blogs e/ou sites e as principais empresas desenvolvedoras de jogos eletrônicas associadas à ABRAGAMES (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de jogos digitais). Conclui-se que os aspectos analisados na pesquisa possibilitam agregar valor à informação de uso e para tomada de decisão do projeto de desenvolvimento de jogos eletrônicos.The electronic game industry has been highlighted in the international scenery as one of the most dynamic segments of information technology. In Brazil, this sector suffered a great evolution, even considered incipient relation with other countries, remains in frank rise, especially in the state of Santa Catarina, which has increased the number of entrepreneurs with international channels of sales and interest in socio-economic development in area of electronic games and digital entertainment. The development process of products require of the industries sector, concerns about the information flow of the process in order to best manage it and get advantages and benefits of information management. Noting the importance of developing quality products for the electronic game industry, as well as the flow of information belonging to the these thesis, this paper aims to analyze the flow of information in development of electronic games, taking as a reference model of the flow informational Curty (2005). The research was composed by Brazilian electronic games, which are part of the sample employees who work in the development of electronic games. The research appears as a multicase study, which analyzed the flow of information from four perspectives: 1) sources and channels of information, 2) barriers and access to information search, 3) determinants for selection of sources and information channels and 4) motivation for information search. Also, add to the analysis, two components of the information flow: actors and, the process of product development. From the analysis of semi-structured interviews was found that the information flow can be vertical or horizontal, according to the company's management mode. It was found that artists, game designers and programmers working in different areas of development and have differences regarding the degree of importance, frequency of use and the reasons for the use as well as barriers, determinants and motivational aspects of information seeking . Soon, it was identified that artists, game designers and programmers assigned high importance in the use of information sources and external informal type while the use of information channels a difference was found as artists and game designers gave more importance to the channel such as informal and internal programmers to type formal and external. Regarding the use of sources and information channels was observed that most of these are coming from the Internet such as Google and blogs and / or sites, so it emphasizes the importance of the Internet and information technology and communication for the process of development of electronic games. It also mapped the main sources and channels of information relevant to the video game industry as national and international associations, events, undergraduate courses in Brazil, electronic journals, magazines, theses and dissertations, blogs and / or sites and the main companies electronic game developers associated with ABRAGAMES (Brazilian Association of Developers of digital games). It is concluded that the impacts analyzed in the research add value to enable usage information for decision making and project development of electronic games.FlorianópolisRados, Gregório Jean VarvakisUniversidade Federal de Santa CatarinaPassos, Ketry Gorete Farias dos2013-06-25T22:22:26Z2013-06-25T22:22:26Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis223 p.| il., grafs., tabs.application/pdf308890http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100760porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-25T22:22:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/100760Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-25T22:22:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O fluxo de informação no processo de desenvolvimento de jogos eletrônicos
title O fluxo de informação no processo de desenvolvimento de jogos eletrônicos
spellingShingle O fluxo de informação no processo de desenvolvimento de jogos eletrônicos
Passos, Ketry Gorete Farias dos
Ciência da informação
Jogos eletronicos
Fluxo da informação
Gestão da informação
title_short O fluxo de informação no processo de desenvolvimento de jogos eletrônicos
title_full O fluxo de informação no processo de desenvolvimento de jogos eletrônicos
title_fullStr O fluxo de informação no processo de desenvolvimento de jogos eletrônicos
title_full_unstemmed O fluxo de informação no processo de desenvolvimento de jogos eletrônicos
title_sort O fluxo de informação no processo de desenvolvimento de jogos eletrônicos
author Passos, Ketry Gorete Farias dos
author_facet Passos, Ketry Gorete Farias dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rados, Gregório Jean Varvakis
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Ketry Gorete Farias dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da informação
Jogos eletronicos
Fluxo da informação
Gestão da informação
topic Ciência da informação
Jogos eletronicos
Fluxo da informação
Gestão da informação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2013-06-25T22:22:26Z
2013-06-25T22:22:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 308890
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100760
identifier_str_mv 308890
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 223 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652107847303168