A gamificação e a sua contribuição para o ensino da contabilidade de custos: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Thayse
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243521
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Ciências Contábeis.
id UFSC_8056259f4f55a2bc49d8608db4f8ac78
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243521
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A gamificação e a sua contribuição para o ensino da contabilidade de custos: um estudo de casoGamificação.Simulação.Contabilidade de Custos.Ensino.Métodos de Custeio.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Ciências Contábeis.A contabilidade de custos evoluiu de modo a se tornar um importante instrumento de auxílio à tomada de decisões. Para tanto, o mercado exige profissionais cada vez mais capacitados. Para satisfazer a essas exigências, se faz necessário que a academia esteja sempre aprimorando suas técnicas de formação do conhecimento. Dentro do curso de ciências contábeis da UFSC, observa-se que o ensino ainda é muito conservador no campo da contabilidade de custos. Da participação na disciplina de simulação gerencial, se observou que o torneio realizado na disciplina oferece uma gama de informações e situações que podem ser trazidas para complementar o ensino de custos. Desta maneira, este trabalho tem como propósito evidenciar de que maneira as situações geradas por um jogo empresarial podem ser utilizadas para contribuir com o ensino da Contabilidade de Custos. Para atender este objetivo foram analisados os resultados obtidos por uma empresa do ambiente simulado. A partir dos custos e despesas levantados, os resultados da empresa foram recalculados por meio dos métodos de: custeio variável, custeio por absorção e custeio por absorção com departamentalização. Identificou-se que a depender do comportamento determinados custos, eles podem ter diferentes classificações; tal como a ociosidade, que em um valor baixo é normal e pode ser atribuído ao CPV, mas que em grande valor é um desperdício e deve ser contabilizado como perda. Verificou-se que é possível exemplificar a produção conjunta e a acumulação de custos, bem como ensinar as diferenças de mão de obra direta e indireta e quais itens compõem o seu custo. Por meio da departamentalização é possível tratar do rateio de custos indiretos, assim como do mapeamento das atividades e como cada uma contribui para a produção. Ao final do estudo se concluiu que a atividade gamificada oferece condições de ser utilizada na constituição de atividades complementares para o ensino da contabilidade de custos.Florianópolis, SC.Mecheln, Pedro José VonUniversidade Federal de Santa Catarina.Gomes, Thayse2022-12-23T17:46:56Z2022-12-23T17:46:56Z2022-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243521Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-12-23T17:46:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243521Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-23T17:46:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A gamificação e a sua contribuição para o ensino da contabilidade de custos: um estudo de caso
title A gamificação e a sua contribuição para o ensino da contabilidade de custos: um estudo de caso
spellingShingle A gamificação e a sua contribuição para o ensino da contabilidade de custos: um estudo de caso
Gomes, Thayse
Gamificação.
Simulação.
Contabilidade de Custos.
Ensino.
Métodos de Custeio.
title_short A gamificação e a sua contribuição para o ensino da contabilidade de custos: um estudo de caso
title_full A gamificação e a sua contribuição para o ensino da contabilidade de custos: um estudo de caso
title_fullStr A gamificação e a sua contribuição para o ensino da contabilidade de custos: um estudo de caso
title_full_unstemmed A gamificação e a sua contribuição para o ensino da contabilidade de custos: um estudo de caso
title_sort A gamificação e a sua contribuição para o ensino da contabilidade de custos: um estudo de caso
author Gomes, Thayse
author_facet Gomes, Thayse
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mecheln, Pedro José Von
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Thayse
dc.subject.por.fl_str_mv Gamificação.
Simulação.
Contabilidade de Custos.
Ensino.
Métodos de Custeio.
topic Gamificação.
Simulação.
Contabilidade de Custos.
Ensino.
Métodos de Custeio.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Ciências Contábeis.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-23T17:46:56Z
2022-12-23T17:46:56Z
2022-12-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243521
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652375685070849