A percepção do processo de busca de informação em bibliotecas, dos estudantes do curso de Pedagogia de UFSC, à luz do Modelo ISP (Information Search Process)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80181 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_8066cd48fa138cbfbd2389749b2e6f1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80181 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A percepção do processo de busca de informação em bibliotecas, dos estudantes do curso de Pedagogia de UFSC, à luz do Modelo ISP (Information Search Process)Engenharia de produçãoRecuperação da informaçãoPesquisaEstudantes universitariosPercepçãoBibliotecas e estudantesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Analisou-se o processo de busca e uso da informação em um contexto de aprendizagem ou seja, a preparação de um trabalho acadêmico. O estudo baseou-se no modelo de busca de informação denominado ISP-Information Search Process, desenvolvido por Kuhlthau (1994) que compreende a busca de informação como um processo de aprendizagem significativa, na perspectiva do usuário. A pesquisa foi realizada com um grupo de trinta e três estudantes do quinto período do segundo semestre de 2000, do curso de Pedagogia do Centro de Ciências da Educação - CED/UFSC, resgatando retrospectivamente por meio da aplicação de um questionário, a percepção desses estudantes, a respeito do processo de busca de informação, de como eles escolhem um tema para sua pesquisa, qual o papel dos mediadores, quais os problemas encontrados e o que eles gostariam que mudasse no próximo trabalho de pesquisa. Os resultados obtidos indicam que a maioria dos estudantes considera a escolha de um tema para pesquisa uma tarefa fácil quando há informações disponíveis embora, eles escolham e delimitam o tema da pesquisa antes de pesquisar na biblioteca. Quando pesquisam na biblioteca, o catálogo, em ficha ou automatizado, é o primeiro recurso informacional utilizado. Todavia, o contato pessoal, foi o recurso informacional mais utilizado. Quanto aos mediadores, formais e informais, a maioria dos estudantes apontou os colegas como principal mediador. Nenhum estudante apontou o bibliotecário. Eles não o reconhecem como parceiro no processo de ensino-aprendizagem. Por fim esta pesquisa evidenciou a dificuldade que os estudantes têm de descrever o processo de pesquisa na sua totalidade, embora reconheçam os passos da pesquisa.Florianópolis, SCGauthier, Fernando Alvaro OstuniUniversidade Federal de Santa CatarinaAlves, Maria Bernardete Martins2012-10-18T11:19:31Z2012-10-18T11:19:31Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis125 f.| tabs.application/pdf186992http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80181porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:39:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/80181Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:39:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A percepção do processo de busca de informação em bibliotecas, dos estudantes do curso de Pedagogia de UFSC, à luz do Modelo ISP (Information Search Process) |
title |
A percepção do processo de busca de informação em bibliotecas, dos estudantes do curso de Pedagogia de UFSC, à luz do Modelo ISP (Information Search Process) |
spellingShingle |
A percepção do processo de busca de informação em bibliotecas, dos estudantes do curso de Pedagogia de UFSC, à luz do Modelo ISP (Information Search Process) Alves, Maria Bernardete Martins Engenharia de produção Recuperação da informação Pesquisa Estudantes universitarios Percepção Bibliotecas e estudantes |
title_short |
A percepção do processo de busca de informação em bibliotecas, dos estudantes do curso de Pedagogia de UFSC, à luz do Modelo ISP (Information Search Process) |
title_full |
A percepção do processo de busca de informação em bibliotecas, dos estudantes do curso de Pedagogia de UFSC, à luz do Modelo ISP (Information Search Process) |
title_fullStr |
A percepção do processo de busca de informação em bibliotecas, dos estudantes do curso de Pedagogia de UFSC, à luz do Modelo ISP (Information Search Process) |
title_full_unstemmed |
A percepção do processo de busca de informação em bibliotecas, dos estudantes do curso de Pedagogia de UFSC, à luz do Modelo ISP (Information Search Process) |
title_sort |
A percepção do processo de busca de informação em bibliotecas, dos estudantes do curso de Pedagogia de UFSC, à luz do Modelo ISP (Information Search Process) |
author |
Alves, Maria Bernardete Martins |
author_facet |
Alves, Maria Bernardete Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gauthier, Fernando Alvaro Ostuni Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Maria Bernardete Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Recuperação da informação Pesquisa Estudantes universitarios Percepção Bibliotecas e estudantes |
topic |
Engenharia de produção Recuperação da informação Pesquisa Estudantes universitarios Percepção Bibliotecas e estudantes |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-18T11:19:31Z 2012-10-18T11:19:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
186992 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80181 |
identifier_str_mv |
186992 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
125 f.| tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652337763319808 |