Avaliação de cursos de graduação em administração: proposta de uma metodologia a partir de um estudo de caso em Florianópolis focalizando o consumidor no papael de acadêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiebig, Evelyn Quadros
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89112
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração
id UFSC_80ad25cb72c7e975231f9ff43a7dc74c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89112
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Avaliação de cursos de graduação em administração: proposta de uma metodologia a partir de um estudo de caso em Florianópolis focalizando o consumidor no papael de acadêmicoAdministraçãoAdministraçãoEstudo e ensino (Superior)AvaliaçãoFlorianopolis (SC)Universidades e faculdadesAvaliaçãoAvaliação educacionalComportamento do consumidorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoEste trabalho foi elaborado com o objetivo de avaliar um curso de Administração, no âmbito das Instituições de Ensino Superior Privado e apresentou uma proposta de metodologia a partir de um estudo de caso em Florianópolis, focalizando o consumidor no papel de acadêmico. Para tanto, apresentou-se o referencial teórico compreendendo o sistema nacional de avaliação da educação superior, um panorama geral sobre o ensino de Administração no âmbito das Instituições de Ensino Superior na Grande Florianópolis, as abordagens de Marketing no início do terceiro milênio e no ensino superior, bem como as estratégias de marketing para Instituições de Ensino Superior e o campo de estudo do comportamento do consumidor. A pesquisa foi de caráter predominantemente quantitativo, porém com nuances qualitativas em que se procurou investigar os fatores de influência essenciais na avaliação de uma instituição de ensino superior; posteriormente analisou-se o grau de importância dada a cada um desses fatores e a satisfação em relação aos atributos na Faculdade foco desse estudo. Além disso, pesquisou-se hábitos de mídia dos alunos e descreveu-se o perfil dos alunos investigados, por variáveis de segmentação demográfica selecionadas. O estudo demonstrou que os atributos que mais influenciam a escolha por uma instituição de ensino são: a localização, o corpo docente e os valores das mensalidades, entre outros. The purpose of this work is to evaluate the Administration Academic Course in the scope of private higher education. It presents a methodological approach focused on the academic as a consumer and it is as based on a case study in the city of Florianopolis, Brazil. We present a theorical reference from the national system of education, a broad scope of Administration in high education schools around great Florianopolis, Marketing discussions around the Third Milennium, as well as the analysis of Marketing strategies for higher education and consumer behavior. This research is mostly quantitative with a few qualitative nuances, when we thrived to approach the various factors influencing the evaluation of a higher education institution and the degrees of relevance of each of these factors. Furthermore, we attempt to analyze media habits of its students, describing its demographic segmentation. The research demonstrates that the primary attributes in choosing an educational institution are? Place, faculty and tuition, among others.Florianópolis, SCMaya, Paulo Cesar da CunhaUniversidade Federal de Santa CatarinaFiebig, Evelyn Quadros2012-10-22T16:51:44Z2012-10-22T16:51:44Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| il., grafs., tabs.application/pdf228776http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89112porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T13:18:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89112Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T13:18:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de cursos de graduação em administração: proposta de uma metodologia a partir de um estudo de caso em Florianópolis focalizando o consumidor no papael de acadêmico
title Avaliação de cursos de graduação em administração: proposta de uma metodologia a partir de um estudo de caso em Florianópolis focalizando o consumidor no papael de acadêmico
spellingShingle Avaliação de cursos de graduação em administração: proposta de uma metodologia a partir de um estudo de caso em Florianópolis focalizando o consumidor no papael de acadêmico
Fiebig, Evelyn Quadros
Administração
Administração
Estudo e ensino (Superior)
Avaliação
Florianopolis (SC)
Universidades e faculdades
Avaliação
Avaliação educacional
Comportamento do consumidor
title_short Avaliação de cursos de graduação em administração: proposta de uma metodologia a partir de um estudo de caso em Florianópolis focalizando o consumidor no papael de acadêmico
title_full Avaliação de cursos de graduação em administração: proposta de uma metodologia a partir de um estudo de caso em Florianópolis focalizando o consumidor no papael de acadêmico
title_fullStr Avaliação de cursos de graduação em administração: proposta de uma metodologia a partir de um estudo de caso em Florianópolis focalizando o consumidor no papael de acadêmico
title_full_unstemmed Avaliação de cursos de graduação em administração: proposta de uma metodologia a partir de um estudo de caso em Florianópolis focalizando o consumidor no papael de acadêmico
title_sort Avaliação de cursos de graduação em administração: proposta de uma metodologia a partir de um estudo de caso em Florianópolis focalizando o consumidor no papael de acadêmico
author Fiebig, Evelyn Quadros
author_facet Fiebig, Evelyn Quadros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maya, Paulo Cesar da Cunha
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiebig, Evelyn Quadros
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Administração
Estudo e ensino (Superior)
Avaliação
Florianopolis (SC)
Universidades e faculdades
Avaliação
Avaliação educacional
Comportamento do consumidor
topic Administração
Administração
Estudo e ensino (Superior)
Avaliação
Florianopolis (SC)
Universidades e faculdades
Avaliação
Avaliação educacional
Comportamento do consumidor
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006
2012-10-22T16:51:44Z
2012-10-22T16:51:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 228776
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89112
identifier_str_mv 228776
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652267185766400