Eletromobilidade e baterias de líon-lítio: spillovers tecnológicos das TICs à indústria automotiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Thiago Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234798
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Economia, Florianópolis, 2022.
id UFSC_80e8a8dccb13acf9aa268cc93a195d54
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234798
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Eletromobilidade e baterias de líon-lítio: spillovers tecnológicos das TICs à indústria automotivaEconomiaIndústria automobilísticaMotores de combustão internaDesenvolvimento econômicoInovações tecnológicasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Economia, Florianópolis, 2022.O sistema capitalista tem na Indústria Automotiva um setor chave para o desenvolvimento econômico. Todo o seu encadeamento produtivo, que envolve inovação tecnológica, gerou empregos qualificados, renda e riqueza entre as principais economias. Ao redor do mundo o carro foi e ainda é um objeto de status, o sonho de consumo para diferentes gerações e sinônimo de hegemonia para países que os produzem. A história automotiva é paradigmática, inicialmente em torno do motor a combustão interna e do sistema fordista e, posteriormente, pelo sistema toyotista, da absorção de componentes eletrônicos nos carros e das cadeias globais de valor. A forte dependência do petróleo e a relevância da Agenda Ambiental impulsionam o atual movimento da eletromobilidade e da sustentabilidade, viabilizados pelas inovações na microeletrônica fina. Tendo como marco teórico os conceitos da economia evolucionista neo-schumpteriana, este trabalho pretende analisar a estrutura global da Indústria Automotiva no século XX diante do lock-in tecnológico do motor a combustão e identificar spillovers tecnológicos do setor de TICs que proporcionam o retorno do veículo elétrico neste início de século XXI, demonstrando que o rompimento com o carbon lock-in é uma realidade e um novo paradigma tecnoeconômico da Eletromobilidade, das Baterias de íon-lítio, dos Metais leves e da Sustentabilidade é possível. Para tanto, foi utilizado como metodologia a análise de dados históricos de produção e market share do setor Automotivo mundial e de políticas públicas voltadas para a descarbonização, bem como de documentos de patentes relacionados ao motor a combustão e às baterias de íon-lítio.Abstract: The capitalist system has in the Automotive Industry a key sector for economic development. Its entire production chain, which involves technological innovation, has generated qualified jobs, income and wealth, among the main economies. Around the world, the car was and still is an object of status, the dream of consumption for different generations and synonymous with hegemony for countries that produce them. The automotive history is paradigmatic, initially around the internal combustion engine and the fordist system and, later, by the toyotist system, from the absorption of electronic components in cars and the global value chains. The strong dependence on oil and the relevance of the Environmental Agenda, drive the current movement of electromobility and sustainability, made it possible by innovations in fine microelectronics. Having as a theoretical framework the concepts of neo-schumpterian evolutionary economics, this work intends to analyse the global structure of the Automotive Industry in the 20th century in the face of the technological lock-in of the combustion engine and to identify technological spillovers from the ICT sector, that provide the return of the electric vehicle at the beginning of the 21st century, demonstrating that the break with the carbon lock-in is a reality and that a new techno-economic paradigm for Electromobility, Li-ion Batteries, Light Metals and Sustainability is possible. To this end, the analysis of historical data on production and market share of the global Automotive sector and public policies aimed at decarbonization was used as a methodology, as well as patent documents related to the combustion engine and lithium-ion batteries.Arend, MarceloSilva Júnior, Gilson Geraldino daUniversidade Federal de Santa CatarinaLemos, Thiago Rodrigues2022-05-19T14:49:07Z2022-05-19T14:49:07Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis140 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf375331https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234798porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-19T14:49:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234798Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-19T14:49:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Eletromobilidade e baterias de líon-lítio: spillovers tecnológicos das TICs à indústria automotiva
title Eletromobilidade e baterias de líon-lítio: spillovers tecnológicos das TICs à indústria automotiva
spellingShingle Eletromobilidade e baterias de líon-lítio: spillovers tecnológicos das TICs à indústria automotiva
Lemos, Thiago Rodrigues
Economia
Indústria automobilística
Motores de combustão interna
Desenvolvimento econômico
Inovações tecnológicas
title_short Eletromobilidade e baterias de líon-lítio: spillovers tecnológicos das TICs à indústria automotiva
title_full Eletromobilidade e baterias de líon-lítio: spillovers tecnológicos das TICs à indústria automotiva
title_fullStr Eletromobilidade e baterias de líon-lítio: spillovers tecnológicos das TICs à indústria automotiva
title_full_unstemmed Eletromobilidade e baterias de líon-lítio: spillovers tecnológicos das TICs à indústria automotiva
title_sort Eletromobilidade e baterias de líon-lítio: spillovers tecnológicos das TICs à indústria automotiva
author Lemos, Thiago Rodrigues
author_facet Lemos, Thiago Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arend, Marcelo
Silva Júnior, Gilson Geraldino da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Thiago Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Economia
Indústria automobilística
Motores de combustão interna
Desenvolvimento econômico
Inovações tecnológicas
topic Economia
Indústria automobilística
Motores de combustão interna
Desenvolvimento econômico
Inovações tecnológicas
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Economia, Florianópolis, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-19T14:49:07Z
2022-05-19T14:49:07Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 375331
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234798
identifier_str_mv 375331
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 140 p.| il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652318017585152