Efeitos de instruções de questões abertas na ativação de elementos de representações sociais
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89933 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaWachelke, João Fernando RechCamargo, Brigido Vizeu2012-10-23T04:15:36Z2012-10-23T04:15:36Z20072007243018http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89933Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.O estudo teve por objetivo verificar o efeito de variações nas instruções de questões abertas na ativação de elementos de representações sociais. Foi realizado um estudo experimental com delineamento 2 x 2, com manipulação de duas variáveis: saliência grupal (com e sem saliência grupal nas instruções) e formato de resposta (tarefas discursivas ou evocações livres). Participaram do estudo 384 estudantes de enfermagem de Florianópolis, todos do sexo feminino. Elas responderam a questões abertas sobre a representação do envelhecimento, com alterações nas instruções conforme as modalidades das variáveis independentes. Para análise dos dados, foram realizadas: análise prototípica, análise de correspondências, testes qui quadrado e de Fisher, testes t, ANOVA univariadas e análise de similitude. Instruções com saliência grupal favoreceram a expressão de elementos representacionais ligados à função do enfermeiro, enquanto que foi verificado que, para a variável formato de resposta, as evocações livres favoreceram respostas sobre conseqüências e eventos relacionados ao envelhecimento, e a modalidade resposta discursiva exigiu que os participantes definissem-no antes, gerando dados que poderiam ser interpretados com viés caso fossem empregadas técnicas analíticas isoladas. São discutidas decorrências de efeitos do contexto interacional para pesquisas em representações sociais.viii, 180 f.| tabs.porFlorianópolis, SCPsicologiaEstudantes universitariosRepresentações sociaisEnvelhecimentoEfeitos de instruções de questões abertas na ativação de elementos de representações sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL243018.pdfapplication/pdf1012148https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89933/1/243018.pdf1a8b1db278a42b263a7d2324faaff190MD51TEXT243018.pdf.txt243018.pdf.txtExtracted Texttext/plain354292https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89933/2/243018.pdf.txtc65a69f3d500c355286f278b8cb95390MD52THUMBNAIL243018.pdf.jpg243018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1068https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89933/3/243018.pdf.jpg2ac08de4551438dfa061d3be63108a12MD53123456789/899332013-05-03 22:08:02.449oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89933Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T01:08:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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