Efeitos de instruções de questões abertas na ativação de elementos de representações sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wachelke, João Fernando Rech
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89933
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
id UFSC_810a6fdb294df132f964bd4934d2b17e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89933
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaWachelke, João Fernando RechCamargo, Brigido Vizeu2012-10-23T04:15:36Z2012-10-23T04:15:36Z20072007243018http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89933Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.O estudo teve por objetivo verificar o efeito de variações nas instruções de questões abertas na ativação de elementos de representações sociais. Foi realizado um estudo experimental com delineamento 2 x 2, com manipulação de duas variáveis: saliência grupal (com e sem saliência grupal nas instruções) e formato de resposta (tarefas discursivas ou evocações livres). Participaram do estudo 384 estudantes de enfermagem de Florianópolis, todos do sexo feminino. Elas responderam a questões abertas sobre a representação do envelhecimento, com alterações nas instruções conforme as modalidades das variáveis independentes. Para análise dos dados, foram realizadas: análise prototípica, análise de correspondências, testes qui quadrado e de Fisher, testes t, ANOVA univariadas e análise de similitude. Instruções com saliência grupal favoreceram a expressão de elementos representacionais ligados à função do enfermeiro, enquanto que foi verificado que, para a variável formato de resposta, as evocações livres favoreceram respostas sobre conseqüências e eventos relacionados ao envelhecimento, e a modalidade resposta discursiva exigiu que os participantes definissem-no antes, gerando dados que poderiam ser interpretados com viés caso fossem empregadas técnicas analíticas isoladas. São discutidas decorrências de efeitos do contexto interacional para pesquisas em representações sociais.viii, 180 f.| tabs.porFlorianópolis, SCPsicologiaEstudantes universitariosRepresentações sociaisEnvelhecimentoEfeitos de instruções de questões abertas na ativação de elementos de representações sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL243018.pdfapplication/pdf1012148https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89933/1/243018.pdf1a8b1db278a42b263a7d2324faaff190MD51TEXT243018.pdf.txt243018.pdf.txtExtracted Texttext/plain354292https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89933/2/243018.pdf.txtc65a69f3d500c355286f278b8cb95390MD52THUMBNAIL243018.pdf.jpg243018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1068https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89933/3/243018.pdf.jpg2ac08de4551438dfa061d3be63108a12MD53123456789/899332013-05-03 22:08:02.449oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89933Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T01:08:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efeitos de instruções de questões abertas na ativação de elementos de representações sociais
title Efeitos de instruções de questões abertas na ativação de elementos de representações sociais
spellingShingle Efeitos de instruções de questões abertas na ativação de elementos de representações sociais
Wachelke, João Fernando Rech
Psicologia
Estudantes universitarios
Representações sociais
Envelhecimento
title_short Efeitos de instruções de questões abertas na ativação de elementos de representações sociais
title_full Efeitos de instruções de questões abertas na ativação de elementos de representações sociais
title_fullStr Efeitos de instruções de questões abertas na ativação de elementos de representações sociais
title_full_unstemmed Efeitos de instruções de questões abertas na ativação de elementos de representações sociais
title_sort Efeitos de instruções de questões abertas na ativação de elementos de representações sociais
author Wachelke, João Fernando Rech
author_facet Wachelke, João Fernando Rech
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Wachelke, João Fernando Rech
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camargo, Brigido Vizeu
contributor_str_mv Camargo, Brigido Vizeu
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Psicologia
Estudantes universitarios
Representações sociais
Envelhecimento
topic Psicologia
Estudantes universitarios
Representações sociais
Envelhecimento
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
publishDate 2007
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23T04:15:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23T04:15:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89933
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 243018
identifier_str_mv 243018
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv viii, 180 f.| tabs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89933/1/243018.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89933/2/243018.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89933/3/243018.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1a8b1db278a42b263a7d2324faaff190
c65a69f3d500c355286f278b8cb95390
2ac08de4551438dfa061d3be63108a12
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805143812046848