Diagnóstico com base em CMMI de empresas prestadoras de serviço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wilcek, Alanna Jardim
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184460
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Curso de Sistemas de Informação.
id UFSC_8122ae444f1a1da8c032051ee8292095
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/184460
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Wilcek, Alanna JardimMazzola, Vitório BrunoSilva, Ricardo Pereira e2018-02-23T20:32:07Z2018-02-23T20:32:07Z2008820https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184460TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Curso de Sistemas de Informação.As empresas de prestação de serviços na área de Ti passam por uma transição, onde a demanda de exigência de padronização de seus serviços aumenta aceleradamente. Assim como em empresas de outros segmentos, o foco migrou de Produto para Cliente, ou seja, a qualidade do atendimento ao Cliente é o que está fazendo doer a cabeça de muitos gestores. Este conceito está cada vez mais presente nas empresas, de maneira que a organização não pensa somente nos Clientes externos, mas também em como atender às exigências e necessidades dos Clientes internos. Em muitas empresas de desenvolvimento de software, os técnicos e analistas acabam fazendo a função de “bombeiros”, fazendo ajustes de última hora, trabalhando sobrecarregados por horas sem descanso, por falta de planejamento. E com isso, não lhes sobra tempo para implantar melhorias necessárias aos seus processos, fazendo com que novos “incêndios” ocorram e novamente façam com que eles percorram um caminho diferente do inicialmente planejado, sem que haja novo planejamento que suporte as eventuais mudanças. Esse círculo pode e deve ser quebrado pela TI, através de mudanças que exigirão certo esforço e tempo, mas que, certamente, será compensado. No entanto, como realizar esta mudança? A adoção do modelo CMMI como referência no gerenciamento de projetos de Software é recomendada por muitos especialistas. Trata-se de uma proposta do SEI (Software Engineering Institute) que serve com um guia destinado a melhorar os processos organizacionais e estabelece critérios para auxiliar o gerenciamento nas fases de desenvolvimento, a aquisição e a manutenção de produtos e serviços. O CMMI é um documento composto com recomendações baseadas nas melhores práticas de gestão já realizadas por empresas de TI. Elas são colocadas de maneira estruturada que visa auxiliar a organização a estabelecer prioridades para melhorias e os passos para implantá-las. Para uma empresa ser certificado como CMMI, é preciso um alto investimento. A certificação, além de ser muito cara é demasiadamente demorada. No Brasil poucas empresas possuem essa certificação. Mas o que se vê é que as empresas em que a certificação é inviável estão usando o CMMI como um guia para melhoria de seus processos, implementando somente parte das recomendações, segundo a viabilidade e prioridade, dados os benefícios que essa metodologia traz. Neste trabalho iremos realizar um estudo de caso em uma empresa prestadora de serviços na área TI, de pequeno porte, a fim de se realizar um diagnóstico sobre seus processos, comparando-os com os requisitos do CMMI para uma empresa nível 2. Com isso, iremos apontar seus principais pontos de melhoria nos processos e sugerir algumas possíveis soluções que auxiliem seus gestores a definirem prioridades para futuras melhorias.CMMIDesenvolvimento de SoftwareMapeamento de ProcessosDiagnóstico com base em CMMI de empresas prestadoras de serviçoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALtcc03.pdftcc03.pdfapplication/pdf1643425https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/184460/-1/tcc03.pdf4f3f93e2c485b034cd2c3cef381b0bd3MD5-1123456789/1844602018-02-23 17:32:07.642oai:repositorio.ufsc.br:123456789/184460Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-02-23T20:32:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Diagnóstico com base em CMMI de empresas prestadoras de serviço
title Diagnóstico com base em CMMI de empresas prestadoras de serviço
spellingShingle Diagnóstico com base em CMMI de empresas prestadoras de serviço
Wilcek, Alanna Jardim
CMMI
Desenvolvimento de Software
Mapeamento de Processos
title_short Diagnóstico com base em CMMI de empresas prestadoras de serviço
title_full Diagnóstico com base em CMMI de empresas prestadoras de serviço
title_fullStr Diagnóstico com base em CMMI de empresas prestadoras de serviço
title_full_unstemmed Diagnóstico com base em CMMI de empresas prestadoras de serviço
title_sort Diagnóstico com base em CMMI de empresas prestadoras de serviço
author Wilcek, Alanna Jardim
author_facet Wilcek, Alanna Jardim
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Mazzola, Vitório Bruno
dc.contributor.author.fl_str_mv Wilcek, Alanna Jardim
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Ricardo Pereira e
contributor_str_mv Silva, Ricardo Pereira e
dc.subject.por.fl_str_mv CMMI
Desenvolvimento de Software
Mapeamento de Processos
topic CMMI
Desenvolvimento de Software
Mapeamento de Processos
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Curso de Sistemas de Informação.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-23T20:32:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-02-23T20:32:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184460
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 820
identifier_str_mv 820
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184460
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/184460/-1/tcc03.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4f3f93e2c485b034cd2c3cef381b0bd3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804965681004544