Publicidade e Ética Contábil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorene, Ederson Mendonça
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163185
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
id UFSC_81326489a8b72e90112447d9a9c2f431
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/163185
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Publicidade e Ética ContábilPublicidadeCódigo de ÉticaServiços ContábeisTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências ContábeisA pesquisa que ora se apresenta traz como foco a publicidade, um instrumento que, se bem utilizado, pode levar as pessoas às mudanças de comportamento, de atitudes com referência a informações, a ideias e o produto. No desdobrar desta ideia focou no objetivo de evidenciar, sob a perspectiva do Código de Ética Profissional do Contabilista (CEPC), a importância da publicidade como meio para que as informações cheguem com qualidade aos interessados nos serviços, descrever a prática de como é abordado o tema proposto neste trabalho, por meio de uma amostra de contadores com escritórios na cidade de Coxim-MS. Visto as recentes mudanças do Código Cível quanto as responsabilidade do contador perante terceiros e a necessidade dos serviços contábil cada vez mais evidente para o auxílio gerencial na tomada de decisão, surge à necessidade de aproximação do profissional contador do empreendedor, isto é possível quando o mecanismo da publicidade, usado de forma coerente com o Código de Ética, faz ampliar a visão de empresários e de outras pessoas sobre a importância dos serviços prestados à sociedade pelo profissional contabilística. Para alcançar tal propósito optou-se por uma metodologia da pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo descritiva, em campo usou o questionário como instrumento para coleta de dados. Apresentam-se, neste trabalho, questões relacionadas à publicidade, o uso incondicional do Código de Ética na execução dos serviços como também na exposição ao público, ressaltando os conceitos e conclusões de diversos estudiosos sobre o assunto, não deixando para trás as conclusões do autor deste trabalho quanto ao que foi lido e observado. Conclui-se que houve avanço da classe profissional contabilística no cenário mundial, com a aprovação das normas aos moldes da Federação Internacional de Contadores, amplia o tema publicidade, tornado ainda mais claro e prático, observou na amostra de contadores da cidade de Coxim-MS por meio dos dados, que os gestores ainda optam pelos meios tradicionais de divulgar, não buscando nenhuma maneira mais inovadora dentro do campo da publicidade para torná-los evidentes, porém para esta amostra de contadores, a publicidade não seria útil no momento, pois não estão preparados para servir a sociedade empresarial da cidade e região pelo fato de não haver especialidade que supre toda a demanda de serviços exigida pelo mercado.Polo UAB São Gabriel do OestePetri, Sérgio MuriloUniversidade Federal de Santa Catarina.Lorene, Ederson Mendonça2016-06-07T17:08:45Z2016-06-07T17:08:45Z2015-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisf.46 fls.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163185porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-07T17:08:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/163185Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-06-07T17:08:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Publicidade e Ética Contábil
title Publicidade e Ética Contábil
spellingShingle Publicidade e Ética Contábil
Lorene, Ederson Mendonça
Publicidade
Código de Ética
Serviços Contábeis
title_short Publicidade e Ética Contábil
title_full Publicidade e Ética Contábil
title_fullStr Publicidade e Ética Contábil
title_full_unstemmed Publicidade e Ética Contábil
title_sort Publicidade e Ética Contábil
author Lorene, Ederson Mendonça
author_facet Lorene, Ederson Mendonça
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Petri, Sérgio Murilo
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorene, Ederson Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Código de Ética
Serviços Contábeis
topic Publicidade
Código de Ética
Serviços Contábeis
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-11
2016-06-07T17:08:45Z
2016-06-07T17:08:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163185
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv f.
46 fls.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Polo UAB São Gabriel do Oeste
publisher.none.fl_str_mv Polo UAB São Gabriel do Oeste
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652087252221952