Proposta de instrumento para verificação da divulgação de informações dos cursos nos sites das instituições de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Felipe Cintra Nunes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193933
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2018.
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Para responder como as instituições federais de ensino estão realizando a divulgação de seus cursos nos seus sites, foi construído instrumento do tipo lista de verificação (checklist) para as informações legalmente exigidas. Para essas instituições, o atendimento desses requisitos é duplamente importante: tanto como estratégia de qualificação da imagem institucional ante seus públicos quanto como observância dos princípios da transparência pública. A pesquisa bibliográfica aborda as prescrições para o campo da comunicação organizacional e do marketing, com enfoque nas instituições de ensino superior, lei de acesso à informação, análise de sites, dentre outros. Na etapa de pesquisa documental foram listadas as exigências legais para divulgação de cursos superiores nos sites das instituições de ensino e posteriormente categorizadas com base na técnica da análise de conteúdo. O instrumento proposto foi validado com base em observação do site das instituições federais de ensino de Santa Catarina. Na análise comparativa, constatou-se que algumas das exigências são ignoradas totalmente e outras são apenas parcialmente cumpridas, havendo um número menor de exigências atendidas do que não atendidas pelas IFES de Santa Catarina. Em relação ao instrumento, conclui-se que pode ser utilizado na melhoria da gestão dos sites de todas as IFES. Sugerem-se estudos futuros para que sejam melhor compreendidos os fatores de influência na escolha da IES como forma de melhorar e qualificar as exigências, que também demonstraram algum descompasso com o referencial teórico estudado. O estudo caracteriza-se como pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa com objetivos descritivos.Abstract : The acceleration of transformations in the world, especially the rise of the internet, has changed the way organizations communicate. In an attempt to ensure the availability of the minimum information that can subsidize the choice of higher education institution and the course by the interested public, a series of requirements was inserted in the Brazilian educational legislation, in a dispersed way and by different regulatory instances. In order to respond how federal educational institutions are carrying out the dissemination of their courses on their websites, a checklist type tool was created for the legally required information. For these institutions, meeting these requirements is doubly important: both as a strategy for qualifying the institutional image before its publics and as observing the principles of public transparency. The bibliographic research addresses prescriptions for the field of organizational communication and marketing, focusing on higher education institutions, law on access to information, analysis of websites, among others. At the documentary research stage, the legal requirements for the dissemination of higher education courses on the websites of educational institutions were listed and later categorized based on the technique of content analysis. The proposed instrument was validated based on observation of the site of the federal educational institutions of Santa Catarina (IFES). In the comparative analysis, it was found that some of the requirements are totally ignored and others are only partially complied with, with fewer requirements being met than those not met by the IFES of Santa Catarina. In relation to the instrument, it can be concluded that it can be used to improve the management of the websites of all IFES. We suggest future studies to better understand the influence factors in the choice of HEI as a way to improve and qualify the requirements, which also demonstrated some mismatch with the theoretical framework studied. The study is characterized as applied research, with qualitative approach with descriptive objectives.Ramos, Alexandre MoraesUniversidade Federal de Santa CatarinaBraga, Felipe Cintra Nunes2019-03-21T04:01:21Z2019-03-21T04:01:21Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis139 p.| il.application/pdf356169https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193933porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-21T04:01:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/193933Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-21T04:01:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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