AVALIAÇÃO E EVIDENCIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: AVANÇOS RUMO À TRIANGULAÇÃO METODOLÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA JUNIOR, ANNOR DA
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: SILVA, PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS DA, VASCONCELOS, KÁTIA CYRLENE DE ARAÚJO, SILVA, VITOR CORREA DA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181054
Resumo: Propõe-se neste artigo avanços metodológicos ao processo de avaliação e de evidenciação de práticas e de ações de sustentabilidade aplicados às Instituições de Educação Superior (IES). Tomou-se como base os indicadores de sustentabilidade aplicados às IES propostos por Silva Junior et al. (2016) e as contribuições de Koehn e Uitto (2017; 2015) para abordar o processo de avaliação e de evidenciação sob a perspectiva de triangulação metodológica (quantitativa e qualitativa) para tratar de um fenômeno complexo e multidimensional como é o caso da sustentabilidade no contexto das IES. Nesse sentido, adicionou-se a perspectiva qualitativa e narrativa para avaliar e evidenciar a dimensão acadêmica proposta por Silva Junior et al. (2016). A articulação entre indicadores quantitativos e qualitativos para avaliar e evidenciar as práticas e ações de sustentabilidade nas IES tem potencial para transformar este processo em uma experiência de aprendizagem coletiva para os participantes. Com isso, é possível construir um ambiente institucional de sinergias positivas capaz de fornecer meios para a explicação e a compreensão do contexto institucional de desenvolvimento sustentável. Espera-se que os avanços metodológicos propostos viabilizem meios para maior uma integração entre as IES e a sociedade, potencializado uma maior conscientização para a causa da sustentabilidade.
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