UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: DIÁLOGO E COMPROMISSO SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CITOLIN, CRISTINA BOHN
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: FORSTER, MARI MARGARETE DOS SANTOS, NICOLODINI, SUZANA CINI FREITAS, AZEVEDO, MARIA ANTÔNIA RAMOS DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97091
Resumo: O presente texto relata a experiência de participação como ouvinte em reuniões, no interior da região Sul do Brasil, que almejaram a mobilização coletiva pela implantação de uma universidade federal. Utiliza-se da análise documental e de discurso para exame de dados, oriundos das observações das reuniões e dos documentos públicos da instituição. Como resultados, ressaltam-se características da formação almejada pela comunidade e ações projetadas pela universidade a fim de abarcá-las em maior profusão. Essa pretende democratizar o acesso à formação de professores e a outras áreas, através de seu caráter público e popular, com vistas à diversidade cultural e à identidade local. Consideram-se, na análise, discursos e a intenção da instituição, segundo seu Projeto Político Pedagógico Institucional, de favorecer uma formação crítica, cidadã e interdisciplinar, além de promover o encontro com a comunidade. Apresenta-se, assim, uma discussão acerca das possibilidades de inserção dos professores em formação, num contexto que lhes é familiar, por meio de uma formação que os aproxime das demandas sociais de sua localidade. Autores como Marcondes (2008), Cunha (2006), Santos (2005) e relatórios da universidade dialogam com as ponderações realizadas.
id UFSC_81d3d1f1f2a6c153acaf8ef9a3061f34
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97091
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: DIÁLOGO E COMPROMISSO SOCIALO presente texto relata a experiência de participação como ouvinte em reuniões, no interior da região Sul do Brasil, que almejaram a mobilização coletiva pela implantação de uma universidade federal. Utiliza-se da análise documental e de discurso para exame de dados, oriundos das observações das reuniões e dos documentos públicos da instituição. Como resultados, ressaltam-se características da formação almejada pela comunidade e ações projetadas pela universidade a fim de abarcá-las em maior profusão. Essa pretende democratizar o acesso à formação de professores e a outras áreas, através de seu caráter público e popular, com vistas à diversidade cultural e à identidade local. Consideram-se, na análise, discursos e a intenção da instituição, segundo seu Projeto Político Pedagógico Institucional, de favorecer uma formação crítica, cidadã e interdisciplinar, além de promover o encontro com a comunidade. Apresenta-se, assim, uma discussão acerca das possibilidades de inserção dos professores em formação, num contexto que lhes é familiar, por meio de uma formação que os aproxime das demandas sociais de sua localidade. Autores como Marcondes (2008), Cunha (2006), Santos (2005) e relatórios da universidade dialogam com as ponderações realizadas.INPEAU2012-11-06T18:04:24Z2012-11-06T18:04:24Z2010-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97091CITOLIN, CRISTINA BOHNFORSTER, MARI MARGARETE DOS SANTOSNICOLODINI, SUZANA CINI FREITASAZEVEDO, MARIA ANTÔNIA RAMOS DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T20:16:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97091Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T20:16:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: DIÁLOGO E COMPROMISSO SOCIAL
title UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: DIÁLOGO E COMPROMISSO SOCIAL
spellingShingle UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: DIÁLOGO E COMPROMISSO SOCIAL
CITOLIN, CRISTINA BOHN
title_short UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: DIÁLOGO E COMPROMISSO SOCIAL
title_full UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: DIÁLOGO E COMPROMISSO SOCIAL
title_fullStr UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: DIÁLOGO E COMPROMISSO SOCIAL
title_full_unstemmed UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: DIÁLOGO E COMPROMISSO SOCIAL
title_sort UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: DIÁLOGO E COMPROMISSO SOCIAL
author CITOLIN, CRISTINA BOHN
author_facet CITOLIN, CRISTINA BOHN
FORSTER, MARI MARGARETE DOS SANTOS
NICOLODINI, SUZANA CINI FREITAS
AZEVEDO, MARIA ANTÔNIA RAMOS DE
author_role author
author2 FORSTER, MARI MARGARETE DOS SANTOS
NICOLODINI, SUZANA CINI FREITAS
AZEVEDO, MARIA ANTÔNIA RAMOS DE
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CITOLIN, CRISTINA BOHN
FORSTER, MARI MARGARETE DOS SANTOS
NICOLODINI, SUZANA CINI FREITAS
AZEVEDO, MARIA ANTÔNIA RAMOS DE
description O presente texto relata a experiência de participação como ouvinte em reuniões, no interior da região Sul do Brasil, que almejaram a mobilização coletiva pela implantação de uma universidade federal. Utiliza-se da análise documental e de discurso para exame de dados, oriundos das observações das reuniões e dos documentos públicos da instituição. Como resultados, ressaltam-se características da formação almejada pela comunidade e ações projetadas pela universidade a fim de abarcá-las em maior profusão. Essa pretende democratizar o acesso à formação de professores e a outras áreas, através de seu caráter público e popular, com vistas à diversidade cultural e à identidade local. Consideram-se, na análise, discursos e a intenção da instituição, segundo seu Projeto Político Pedagógico Institucional, de favorecer uma formação crítica, cidadã e interdisciplinar, além de promover o encontro com a comunidade. Apresenta-se, assim, uma discussão acerca das possibilidades de inserção dos professores em formação, num contexto que lhes é familiar, por meio de uma formação que os aproxime das demandas sociais de sua localidade. Autores como Marcondes (2008), Cunha (2006), Santos (2005) e relatórios da universidade dialogam com as ponderações realizadas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-08
2012-11-06T18:04:24Z
2012-11-06T18:04:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97091
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652276933328896