UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: DIÁLOGO E COMPROMISSO SOCIAL
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97091 |
Resumo: | O presente texto relata a experiência de participação como ouvinte em reuniões, no interior da região Sul do Brasil, que almejaram a mobilização coletiva pela implantação de uma universidade federal. Utiliza-se da análise documental e de discurso para exame de dados, oriundos das observações das reuniões e dos documentos públicos da instituição. Como resultados, ressaltam-se características da formação almejada pela comunidade e ações projetadas pela universidade a fim de abarcá-las em maior profusão. Essa pretende democratizar o acesso à formação de professores e a outras áreas, através de seu caráter público e popular, com vistas à diversidade cultural e à identidade local. Consideram-se, na análise, discursos e a intenção da instituição, segundo seu Projeto Político Pedagógico Institucional, de favorecer uma formação crítica, cidadã e interdisciplinar, além de promover o encontro com a comunidade. Apresenta-se, assim, uma discussão acerca das possibilidades de inserção dos professores em formação, num contexto que lhes é familiar, por meio de uma formação que os aproxime das demandas sociais de sua localidade. Autores como Marcondes (2008), Cunha (2006), Santos (2005) e relatórios da universidade dialogam com as ponderações realizadas. |
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UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: DIÁLOGO E COMPROMISSO SOCIALO presente texto relata a experiência de participação como ouvinte em reuniões, no interior da região Sul do Brasil, que almejaram a mobilização coletiva pela implantação de uma universidade federal. Utiliza-se da análise documental e de discurso para exame de dados, oriundos das observações das reuniões e dos documentos públicos da instituição. Como resultados, ressaltam-se características da formação almejada pela comunidade e ações projetadas pela universidade a fim de abarcá-las em maior profusão. Essa pretende democratizar o acesso à formação de professores e a outras áreas, através de seu caráter público e popular, com vistas à diversidade cultural e à identidade local. Consideram-se, na análise, discursos e a intenção da instituição, segundo seu Projeto Político Pedagógico Institucional, de favorecer uma formação crítica, cidadã e interdisciplinar, além de promover o encontro com a comunidade. Apresenta-se, assim, uma discussão acerca das possibilidades de inserção dos professores em formação, num contexto que lhes é familiar, por meio de uma formação que os aproxime das demandas sociais de sua localidade. Autores como Marcondes (2008), Cunha (2006), Santos (2005) e relatórios da universidade dialogam com as ponderações realizadas.INPEAU2012-11-06T18:04:24Z2012-11-06T18:04:24Z2010-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97091CITOLIN, CRISTINA BOHNFORSTER, MARI MARGARETE DOS SANTOSNICOLODINI, SUZANA CINI FREITASAZEVEDO, MARIA ANTÔNIA RAMOS DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T20:16:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97091Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T20:16:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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