Mortalidade por acidentes de motocicleta no Brasil: análise de tendência temporal no período 1996 a 2009

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Evandro Tostes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94798
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Florianópolis, 2011
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spelling Mortalidade por acidentes de motocicleta no Brasil: análise de tendência temporal no período 1996 a 2009Saúde públicaAcidentes de transitoMortalidadeMotocicletasAcidentesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Florianópolis, 2011Acidentes de trânsito são um dos mais importantes problemas de saúde pública na atualidade,com grandes repercussões econômicas e sociais. Os acidentes e as taxas de mortalidade por acidente de motocicleta estão aumentando na maior parte do mundo. Nesta primeira década deste século o Brasil teve um ciclo de desenvolvimento econômico com consequente aumento na frota de veículos. O objetivo deste estudo é descrever a mortalidade de acidentes de motocicleta entre 1996 a 2009 no Brasil, suas regiões e estados. Os dados foram obtidos do SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) como um todo e de seus estados e regiões e Distrito Federal. Aumentos anuais das taxas de mortalidade foram estimadas com o método de Prais-Winsten de correlação linear. A taxa de mortalidade aumentou de 0,5 para 4,5 por 100.000 habitantes no país como um todo. Um aumento de 800 % no período, com um aumento médio anual de 19%. Taxas de mortalidade aumentaram em praticamente todos os estados e regiões do Brasil, as taxas de maior crescimento foram dos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. As mortes e lesões por acidente de motocicleta são um crescente problema de saúde pública com importantes repercussões sociais e econômicas. Os dados apresentados sugerem que o poder público não tem assumido satisfatoriamente a responsabilidade que lhe cabe no controle e redução dos acidentes de trânsito, sobretudo ao de motocicletas. Prevenir lesões e mortes por acidentes de motocicleta é um crescente e significante problema de saúde pública.Florianópolis, SCPeres, Marco Aurélio de AnselmoUniversidade Federal de Santa CatarinaMartins, Evandro Tostes2012-10-25T16:23:51Z2012-10-25T16:23:51Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis115 p.| grafs., tabs.application/pdf301580http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94798porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T20:53:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94798Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T20:53:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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