Diretrizes para projetos de parques infantis públicos
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90896 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura |
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Universidade Federal de Santa CatarinaBorges, Monna Michelle Faleiros da CunhaDischinger, Marta2012-10-23T16:30:26Z2012-10-23T16:30:26Z20082008256267http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90896Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em ArquiteturaOs Parques Públicos Infantis, equipamentos urbanos criados no fim do século XIX especialmente para promover o lazer infantil, vêm perdendo ao longo dos anos sua importância na vida das crianças. Originalmente concebidos segundo fortes princípios de bem estar e cuidados com a infância, hoje encontram-se empobrecidos e subutilizados. É necessário refletir sobre os fatores que levaram a esta situação e pensar novas formas de conceber este que é um dos primeiros espaços públicos vivenciados pela criança. Esta dissertação trata sobre a importância do brincar no desenvolvimento da criança e de como o Parque Infantil pode atuar neste, promovendo sua estimulação motora, sensorial e cognitiva. Além disso, traça um panorama histórico deste equipamento e suas transformações dentro de um quadro mais geral sobre o uso e concepção dos espaços públicos após a Revolução Industrial. Estas visões são ilustradas através da apresentação de diversos projetos de parques infantis e de seus conceitos desde o fim do século XIX até os dias atuais. Como estudo de caso, apresenta levantamento e análise dos Parques Infantis Públicos do Distrito Sede de Florianópolis quanto a suas características físicas e lúdicas. Finalmente são definidas diretrizes para projetos de novos Parques Públicos Infantis que sejam mais estimulantes e completos de modo a atrair novamente a criança a utilizá-lo como espaço de lazer e de interação social. Estas estão fundamentadas numa reflexão que buscou interrelacionar os conhecimentos teóricos sobre a atividade lúdica, os conceitos de projetos de Parques Infantis desde sua origem até os dias atuais e os resultados encontrados nos levantamento destes em Florianópolis.1 v.| il., tabs.porFlorianópolis, SCArquiteturaArquitetura -Aspectos psicologicosArquitetura e recreaçãoParques de recreacaoProjetosProjeto arquitetonicoDiretrizes para projetos de parques infantis públicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL256267.pdfapplication/pdf33950870https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90896/1/256267.pdf58faa92787713b764cf2f07fead2a9ecMD51TEXT256267.pdf.txt256267.pdf.txtExtracted Texttext/plain334808https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90896/2/256267.pdf.txt8e0050f1c11dd64216985ee96f04aff9MD52THUMBNAIL256267.pdf.jpg256267.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg757https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90896/3/256267.pdf.jpg45b7b902a4b2c4ee23b370ad4b7145d5MD53123456789/908962013-05-04 10:52:22.505oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90896Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T13:52:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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