L2 vocabulary instruction: an analysis of smartphone applications for english learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Daniel Reschke
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189174
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2018.
id UFSC_821de9d9fd816ad7432b793126471dcc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189174
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaPires, Daniel ReschkeTumolo, Celso Henrique Soufen2018-08-18T04:04:45Z2018-08-18T04:04:45Z2018354493https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189174Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2018.Os avanços na área de técnologia móvel tornaram os smartphones mais acessíveis e poderosos, o que levou ao crescimento da Aprendizagem de Línguas Assistida por Dispositivos Móveis (ALADIM). Levando em conta que a língua inglesa é a língua mais estudada por meio de aplicativos para smartphone (Sonnad, 2016) e que a maioria dos aplicativos para o aprendizado de inglês tem como foco principal a instrução de vocabulário (Kim & Kwon, 2012), este estudo buscou analisar seis aplicarivos para smartphone que podem ser usados para o aprendizado de vocabulário da língua inglesa. Mais especificamente, investigou-se: a) como novos itens lexicais são apresentados, revisados e consolidados pelos aplicativos; b) como os aplicativos incorporam elementos da literatura sobre aprendizado de vocabulário, tais como o trabalho com diferentes aspectos do conhecimento de uma palavra, múltiplos encontros com as palavras-alvo e o uso de línguagem não-verbal para ao ensino de vocabulário; e c) quais teorias de aprendizagem e métodos de esino de segunda língua parecem influenciar os aplicativos. Para a coleta de dados, seis aplicativos foram escolhidos seguindo critérios para assegurar que tivessem um número significativo de usuários. Os aplicativos foram analisados levando em consideração obras relevantes para o desenvolvimento de vocabulário, tais como Brown e Payne (1994, apud Hatch & Brown, 1995), Laufer (1997), Sökmen (1997) e Takac (2008). Os resultados mostram que os aplicativos: a) apresentam, revisam e consolidam vocabulário por meio da tradução da L1 para a L2, e vice-versa; b) ensinam a forma escrita e a forma oral das palavras, mas não trabalham com outros aspectos do conhecimento das palavras como o conhecimento das relações lexicais e aspectos ligados à sintaxe; c) permitem múltiplos encontros com as palavras-alvo, porém esses encontros são, na maioria das vezes, concentrados; d) fazem uso de imagens e vídeos para representar vocabulário de formal não-verbal; e e) aparentam ser influenciados pelo Behaviorismo e pelos métodos de Gramática-Tradução e Audiolingual.Abstract : The advancements in mobile technology have made smartphones more accessible and more powerful, which has led to the growth of the field of Mobile Assisted Language Learning (MALL). Considering that English is the most studied language through smartphone applications (Sonnad, 2016), and that most of the applications for English learning deal predominantly with vocabulary instruction (Kim & Kwon, 2012), this study aimed at analyzing six smartphone applications that can be used for English vocabulary learning. More specifically, it investigated a) how new lexical items are presented, reviewed and consolidated in these applications; b) how the applications incorporate elements from the literature in vocabulary learning, such as aspects of word knowledge, multiple encounters with words, and nonverbal representations of vocabulary; and c) what learning theories and language teaching methods seem to influence the applications. For the data collection, six smartphone applications were chosen following criteria to ensure that they were used by a significant number of users. The applications were analyzed taking into consideration literature that is relevant for the development of vocabulary, including Brown and Payne (1994, as cited in Hatch & Brown, 1995), Laufer (1997), Sökmen (1997) and Takac (2008). The results showed that the applications: a) present, review and consolidate vocabulary mostly through translation from the L1 into the L2, or vice-versa b) instruct the spoken and written form of words, but do often neglect other aspects of word knowledge such as knowledge of lexical relations and syntactic behavior; c) provide multiple encounters with the target vocabulary, but these are mostly massed; d) employ images and videos as nonverbal representations of target vocabulary; and e) seem to be influenced mostly by Behaviorism and by the Grammar-Translation and Audiolingual methods.143 p.| il.engLíngua inglesaAplicativos móveisL2 vocabulary instruction: an analysis of smartphone applications for english learninginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPPGI0112-D.pdfPPGI0112-D.pdfapplication/pdf2970313https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/189174/-1/PPGI0112-D.pdff4258440985afe4835390eab9fa968cfMD5-1123456789/1891742018-08-18 01:04:45.331oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189174Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-08-18T04:04:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv L2 vocabulary instruction: an analysis of smartphone applications for english learning
title L2 vocabulary instruction: an analysis of smartphone applications for english learning
spellingShingle L2 vocabulary instruction: an analysis of smartphone applications for english learning
Pires, Daniel Reschke
Língua inglesa
Aplicativos móveis
title_short L2 vocabulary instruction: an analysis of smartphone applications for english learning
title_full L2 vocabulary instruction: an analysis of smartphone applications for english learning
title_fullStr L2 vocabulary instruction: an analysis of smartphone applications for english learning
title_full_unstemmed L2 vocabulary instruction: an analysis of smartphone applications for english learning
title_sort L2 vocabulary instruction: an analysis of smartphone applications for english learning
author Pires, Daniel Reschke
author_facet Pires, Daniel Reschke
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Daniel Reschke
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tumolo, Celso Henrique Soufen
contributor_str_mv Tumolo, Celso Henrique Soufen
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Língua inglesa
Aplicativos móveis
topic Língua inglesa
Aplicativos móveis
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-18T04:04:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-18T04:04:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189174
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 354493
identifier_str_mv 354493
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189174
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 143 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/189174/-1/PPGI0112-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4258440985afe4835390eab9fa968cf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804952823365632