A Lei 10639/03 e seus desdobramentos na formação da identidade negra entre os estudantes da Escola de Educação Básica Leonor de Barros em Florianópolis - SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luís Pereira, Fábio
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189279
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
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spelling A Lei 10639/03 e seus desdobramentos na formação da identidade negra entre os estudantes da Escola de Educação Básica Leonor de Barros em Florianópolis - SCLei 10639/03.Autodeclaração Racial.Educação.Identidade Negra.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.O presente trabalho analisa os índices de autodeclaração racial entre os estudantes negros da Escola de Educação Básica Leonor de Barros na cidade de Florianópolis após a implementação da Lei 10639/03, e inves-tiga a percepção dos estudantes desta escola com relação aos conteúdos da referida lei. Para execução da pesquisa optamos pela revisão biblio-gráfica aliada à aplicação de um questionário semiestruturado para os estudantes do ensino médio da escola, somadas à heteroatribuição racial feita pelo próprio pesquisador, além de entrevistas com os gestores es-colares e os professores de história e sociologia. Visto que desde a cons-tituição inicial de nosso país os africanos e afrodescendentes foram vis-tos como sujeitos inferiores e desqualificados, ideias apoiadas em teori-as raciais – séculos XVIII e XIX – que obtiveram alcance na sociedade brasileira. A ideologia de branqueamento da população brasileira foi uma medida adotada por parte das elites intelectuais e políticas do país visando eliminar o contingente negro da população, que gera conflitos identitários ainda nos dias de hoje. Mobilizações de movimentos e mili-tantes negros foram atos contínuos a partir da abolição, a educação sempre foi uma das principais pautas de reivindicação, fundamentais para busca de melhores condições na desigual estrutura social brasileira, foram necessárias superar inúmeras barreiras até a implementação da lei 10639/03. Foi possível verificar ampla aceitação dos estudantes em relação aos conteúdos de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, porém o índice de estudantes que se autodeclaram negros foi abaixo das proporções de pretos e pardos observados pelo pesquisador.FlorianópolisMick, JacquesUniversidade Federal de Santa CatarinaLuís Pereira, Fábio2018-08-22T18:11:33Z2018-08-22T18:11:33Z2018-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis57 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189279porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-30T18:24:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189279Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-30T18:24:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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