Sistema de informação do serviço social forense (SISSF): possibilidade de aplicação da tecnologia da informação no processo de trabalho do assistente social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/118763 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social. |
id |
UFSC_8271b2ea38eb03c4d785016b51114294 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/118763 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaWeingarnter, IsabelVaz, Eliete Cibele Cipriano2014-07-02T19:09:42Z2014-07-02T19:09:42Z2006286238https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/118763TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social.Este trabalho tem por objetivo demonstrar as possibilidades de utilização da Tecnologia da Informação pelos Assistentes Sociais, apresentando sua aplicabilidade no âmbito do Serviço Social Forense. Inicialmente, faz-se um resgate de aspectos históricos no intuito de apresentar o processo de modernização tecnológica, que é caracterizado por três grandes revoluções, das quais a Revolução Tecnológica, a terceira deste processo evolutivo, vêm ocupando um espaço significativo a partir de meados do século XX. Contextualiza-se também a ampla utilização das novas tecnologias na esfera da reestruturação capitalista de produção, ressaltando-se a necessidade de ampliar o debate acerca da aplicabilidade dessas tecnologias para além desse âmbito. Para tanto, apresenta-se a importância das inovações tecnológicas no tratamento da informação, sendo esta caracterizada como um recurso indispensável nos processos que envolvem o planejamento, a gestão e a tomada de decisão. Aponta-se também a nova condição dos Sistemas de Informação, que impulsionados pela Tecnologia da Informação, tornaram-se ferramentas essenciais nos processos que envolvem o tratamento, a produção e a disseminação da informação. Ainda no que refere aos Sistemas de Informação, demonstra-se a possibilidade de sua utilização no processo de trabalho do Assistente Social. No intuito de ilustrar tal possibilidade, traz-se para o contexto deste trabalho, a experiência da aplicabilidade da Tecnologia da Informação no Setor de Serviço Social do Fórum do Norte Ilha, localizado em Florianópolis, Estado de Santa Catarina, para o qual foi desenvolvido um Sistema de Informação, que tem por função possibilitar o registro, o armazenamento e a recuperação das informações coletadas pelos Assistentes Sociais nos atendimentos realizados no Programa de Atendimento aos Cidadãos em Conflito com a Lei, submetidos à Prestação de Serviço à Comunidade, e no Plantão Social, corroborando assim na apresentação de informação útil em tempo real, de forma a potencializar os processos que envolvem o planejamento, a avaliação e a decisão relacionados a tais atividades, e assim propiciando a gestão da informaçãoFlorianópolisServiço socialTecnologia da informaçãoGestão da informaçãoSistema de informação do serviço social forense (SISSF): possibilidade de aplicação da tecnologia da informação no processo de trabalho do assistente socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL286238.pdfapplication/pdf22908004https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/118763/1/286238.pdffc2154ccf46b9bd58f8822dd9595294aMD51TEXT286238.pdf.txt286238.pdf.txtExtracted texttext/plain118029https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/118763/2/286238.pdf.txt4b97e0e9812e9a0b369fb736c98d1673MD52123456789/1187632014-07-06 00:01:43.376oai:repositorio.ufsc.br:123456789/118763Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-07-06T03:01:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Sistema de informação do serviço social forense (SISSF): possibilidade de aplicação da tecnologia da informação no processo de trabalho do assistente social |
title |
Sistema de informação do serviço social forense (SISSF): possibilidade de aplicação da tecnologia da informação no processo de trabalho do assistente social |
spellingShingle |
Sistema de informação do serviço social forense (SISSF): possibilidade de aplicação da tecnologia da informação no processo de trabalho do assistente social Weingarnter, Isabel Serviço social Tecnologia da informação Gestão da informação |
title_short |
Sistema de informação do serviço social forense (SISSF): possibilidade de aplicação da tecnologia da informação no processo de trabalho do assistente social |
title_full |
Sistema de informação do serviço social forense (SISSF): possibilidade de aplicação da tecnologia da informação no processo de trabalho do assistente social |
title_fullStr |
Sistema de informação do serviço social forense (SISSF): possibilidade de aplicação da tecnologia da informação no processo de trabalho do assistente social |
title_full_unstemmed |
Sistema de informação do serviço social forense (SISSF): possibilidade de aplicação da tecnologia da informação no processo de trabalho do assistente social |
title_sort |
Sistema de informação do serviço social forense (SISSF): possibilidade de aplicação da tecnologia da informação no processo de trabalho do assistente social |
author |
Weingarnter, Isabel |
author_facet |
Weingarnter, Isabel |
author_role |
author |
dc.contributor.en.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weingarnter, Isabel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vaz, Eliete Cibele Cipriano |
contributor_str_mv |
Vaz, Eliete Cibele Cipriano |
dc.subject.classification.en.fl_str_mv |
Serviço social Tecnologia da informação Gestão da informação |
topic |
Serviço social Tecnologia da informação Gestão da informação |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-07-02T19:09:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-07-02T19:09:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/118763 |
dc.identifier.other.en.fl_str_mv |
286238 |
identifier_str_mv |
286238 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/118763 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/118763/1/286238.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/118763/2/286238.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fc2154ccf46b9bd58f8822dd9595294a 4b97e0e9812e9a0b369fb736c98d1673 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805462871703552 |