Estudo de Caso aliado às TDIC como estratégia promotora da argumentação em aulas de Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229513 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química. |
id |
UFSC_8281515f1d0dc158c017d3ba6690de15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/229513 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Estudo de Caso aliado às TDIC como estratégia promotora da argumentação em aulas de QuímicaEstudo de CasoTecnologias Digitais Da Informação e ComunicaçãoArgumentaçãoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.A argumentação faz parte de nosso dia a dia, seja pela formação de argumentos em nosso discurso ou, ainda, pela avaliação dos argumentos expostos por outrem. Sendo assim, recorremos à argumentação para fundamentar nossas ideias e ações e justificar posicionamentos com base na avaliação de informações. Documentos oficiais indicam a necessidade de preparar o estudante para se defrontar com problemas reais, para que possam atuar nas demandas que a sociedade lhe impuser. Assim, criar situações dentro do ambiente de ensino que favoreçam o exercício da argumentação é uma forma de atender essa necessidade. Nesse sentido, o presente trabalho buscou compreender como uma proposta de ensino pautada no método de Estudo de Caso aliado às TDIC pode favorecer a capacidade de argumentação de licenciandos em Química. Participaram da pesquisa sete licenciandos do curso de Química da UFSC vinculados ao PIBID. O caso foi apresentado no formato de animação e a coleta de dados foi realizada por meio de ferramentas como a plataforma Google Sala de Aula, por meio dos comentários postados, e da gravação de uma reunião no Google Meet. O material coletado foi analisado com base no Modelo de Análise de Argumentação Aplicável a Processos de Resolução de Questões Sociocientíficas. Os resultados indicam que a proposta estimulou a formulação de argumentos pelos estudantes como forma de defender seu posicionamento e de contestar opiniões dos demais colegas. A maior parte dos argumentos elaborados foi de natureza ambiental, o que já era esperado, considerando a situação problema do caso. As fontes de evidências priorizadas pelos estudantes foram as de natureza pessoal, principalmente relatos de experiências vividas, usados como forma de justificar a viabilidade de determinada solução, em detrimento de outras. Por fim, as estratégias de aprendizagem empregadas também foram avaliadas, havendo maior recorrência das estratégias cognitivas como a apresentação de prós e contras e o questionamento das soluções apresentadas pelos demais estudantes. O uso da plataforma Sala de Aula mostrou-se adequado para o fim proposto, necessitando de pequenas adaptações para melhor aproveitamento em experiências futuras.Florianópolis, SCSá, Luciana PassosUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Graciany Matias2021-10-26T16:09:56Z2021-10-26T16:09:56Z2021-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis49 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229513info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-10-26T16:56:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229513Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-26T16:56:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de Caso aliado às TDIC como estratégia promotora da argumentação em aulas de Química |
title |
Estudo de Caso aliado às TDIC como estratégia promotora da argumentação em aulas de Química |
spellingShingle |
Estudo de Caso aliado às TDIC como estratégia promotora da argumentação em aulas de Química Pereira, Graciany Matias Estudo de Caso Tecnologias Digitais Da Informação e Comunicação Argumentação |
title_short |
Estudo de Caso aliado às TDIC como estratégia promotora da argumentação em aulas de Química |
title_full |
Estudo de Caso aliado às TDIC como estratégia promotora da argumentação em aulas de Química |
title_fullStr |
Estudo de Caso aliado às TDIC como estratégia promotora da argumentação em aulas de Química |
title_full_unstemmed |
Estudo de Caso aliado às TDIC como estratégia promotora da argumentação em aulas de Química |
title_sort |
Estudo de Caso aliado às TDIC como estratégia promotora da argumentação em aulas de Química |
author |
Pereira, Graciany Matias |
author_facet |
Pereira, Graciany Matias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sá, Luciana Passos Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Graciany Matias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo de Caso Tecnologias Digitais Da Informação e Comunicação Argumentação |
topic |
Estudo de Caso Tecnologias Digitais Da Informação e Comunicação Argumentação |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-26T16:09:56Z 2021-10-26T16:09:56Z 2021-10-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229513 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229513 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
49 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652355391979520 |