Estudo de Caso aliado às TDIC como estratégia promotora da argumentação em aulas de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Graciany Matias
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229513
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.
id UFSC_8281515f1d0dc158c017d3ba6690de15
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/229513
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estudo de Caso aliado às TDIC como estratégia promotora da argumentação em aulas de QuímicaEstudo de CasoTecnologias Digitais Da Informação e ComunicaçãoArgumentaçãoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.A argumentação faz parte de nosso dia a dia, seja pela formação de argumentos em nosso discurso ou, ainda, pela avaliação dos argumentos expostos por outrem. Sendo assim, recorremos à argumentação para fundamentar nossas ideias e ações e justificar posicionamentos com base na avaliação de informações. Documentos oficiais indicam a necessidade de preparar o estudante para se defrontar com problemas reais, para que possam atuar nas demandas que a sociedade lhe impuser. Assim, criar situações dentro do ambiente de ensino que favoreçam o exercício da argumentação é uma forma de atender essa necessidade. Nesse sentido, o presente trabalho buscou compreender como uma proposta de ensino pautada no método de Estudo de Caso aliado às TDIC pode favorecer a capacidade de argumentação de licenciandos em Química. Participaram da pesquisa sete licenciandos do curso de Química da UFSC vinculados ao PIBID. O caso foi apresentado no formato de animação e a coleta de dados foi realizada por meio de ferramentas como a plataforma Google Sala de Aula, por meio dos comentários postados, e da gravação de uma reunião no Google Meet. O material coletado foi analisado com base no Modelo de Análise de Argumentação Aplicável a Processos de Resolução de Questões Sociocientíficas. Os resultados indicam que a proposta estimulou a formulação de argumentos pelos estudantes como forma de defender seu posicionamento e de contestar opiniões dos demais colegas. A maior parte dos argumentos elaborados foi de natureza ambiental, o que já era esperado, considerando a situação problema do caso. As fontes de evidências priorizadas pelos estudantes foram as de natureza pessoal, principalmente relatos de experiências vividas, usados como forma de justificar a viabilidade de determinada solução, em detrimento de outras. Por fim, as estratégias de aprendizagem empregadas também foram avaliadas, havendo maior recorrência das estratégias cognitivas como a apresentação de prós e contras e o questionamento das soluções apresentadas pelos demais estudantes. O uso da plataforma Sala de Aula mostrou-se adequado para o fim proposto, necessitando de pequenas adaptações para melhor aproveitamento em experiências futuras.Florianópolis, SCSá, Luciana PassosUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Graciany Matias2021-10-26T16:09:56Z2021-10-26T16:09:56Z2021-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis49 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229513info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-10-26T16:56:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229513Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-26T16:56:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de Caso aliado às TDIC como estratégia promotora da argumentação em aulas de Química
title Estudo de Caso aliado às TDIC como estratégia promotora da argumentação em aulas de Química
spellingShingle Estudo de Caso aliado às TDIC como estratégia promotora da argumentação em aulas de Química
Pereira, Graciany Matias
Estudo de Caso
Tecnologias Digitais Da Informação e Comunicação
Argumentação
title_short Estudo de Caso aliado às TDIC como estratégia promotora da argumentação em aulas de Química
title_full Estudo de Caso aliado às TDIC como estratégia promotora da argumentação em aulas de Química
title_fullStr Estudo de Caso aliado às TDIC como estratégia promotora da argumentação em aulas de Química
title_full_unstemmed Estudo de Caso aliado às TDIC como estratégia promotora da argumentação em aulas de Química
title_sort Estudo de Caso aliado às TDIC como estratégia promotora da argumentação em aulas de Química
author Pereira, Graciany Matias
author_facet Pereira, Graciany Matias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Luciana Passos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Graciany Matias
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de Caso
Tecnologias Digitais Da Informação e Comunicação
Argumentação
topic Estudo de Caso
Tecnologias Digitais Da Informação e Comunicação
Argumentação
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-26T16:09:56Z
2021-10-26T16:09:56Z
2021-10-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229513
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 49 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652355391979520