Caminha entre as palavras como num campo minado: (comentário acerca da poesia de Abraham Sutskever, com tradução)
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185463 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2017. |
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Caminha entre as palavras como num campo minado: (comentário acerca da poesia de Abraham Sutskever, com tradução)LiteraturaPoesia iídicheNostalgia na literaturaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2017.A poesia de Abraham Sutskever é frequentemente apontada como umaobra de teor testemunhal, cantando os horrores e a sobrevivência aokhurbn (?destruição? em iídiche, nome dado ao holocausto nesseidioma). O presente trabalho busca, para além de uma introdução daobra de Sutskever ao universo letrado em língua portuguesa do Brasil,utilizar três de seus poemas (griner akvarium, tsu poyln, e in midborsinay ? respectivamente ?Aquário verde?, ?Para a Polônia? e ?Nodeserto do Sinai?), para apontar outra leitura de sua obra escrita após aSegunda Guerra Mundial. É uma leitura em que, através de uma espéciede nostalgia reflexiva, conforme definida por Svetlana Boym, e de umapostura ?mística? ante a história e a poesia, dentro dos termos definidospor Gerschom Sholem, o mundo do pós-guerra é reavaliado, e uma novarelação com o tempo e o espaço judaicos no pré e pós-guerra surgenuma poética da relação. Essa poética relacional e rizomática dácontinuidade à yidishland (literalmente ?País Iídiche?), o impériocultural sem fronteiras em que a língua iídiche era falada. Essacontinuidade é um ato de resistência à destruição e ao apagamento e éuma forma de enfrentamento da reificação não apenas do khurbn, mastambém dos modos de vida judaicos na diáspora.Abstract: Abraham Sutskever's poetry is usually seen as a work of testimony,singing about the horrors and the survival thought the khurbn (literally'destruction' in Yiddish, name given to the holocaust in the language).This paper aims to use three of Sutskever's post-war poems (grinerakvarium, tsu poyln, e in midbor sinay ? respectively 'Green Aquarium','To Poland' and 'In the desert of Sinay') in order to unveil anotherreading of his work. A reading in which though the lenses of reflectivenostalgia, as defined by Svetlana Boym, all of his work is a continuumand a struggle in order to keep the world that was apparently destroyedalive. For this he will incur in a 'mystical' posture, similar to the oneread in Gershon Scholem. Sutskever's fight is one to keep bothyidishland and the khurbn from being reified, using them to build apoetic of relation ? more or less like what Edouard Glissant sees in thework of Caribbean writers.Barbosa, Maria AparecidaUniversidade Federal de Santa CatarinaMendes, Luciano Ramos2018-04-13T19:29:13Z2018-04-13T19:29:13Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis140 p.application/pdf351775https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185463porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-13T19:29:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185463Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-04-13T19:29:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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