A Construção curricular popular crítica no ensino de ciências naturais e suas implicações na prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stuani, Geovana Mulinari
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103315
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2010
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spelling A Construção curricular popular crítica no ensino de ciências naturais e suas implicações na prática docenteEducação popularChapecó (SC)Educação científica e tecnológicaCiencia -Estudo e ensinoCurriculosPratica de ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2010A presente pesquisa investiga o processo de Reorientação Curricular Popular Crítico no Ensino de Ciências, no município de Chapecó/SC, envolvendo as mudanças nas práticas pedagógicas dos professores, através da participação nesse processo. Para isso, explicita e contextualiza os pressupostos freireanos presentes nesse movimento de reorientação curricular na área de Ciências Naturais e busca identificar quais pressupostos freireanos foram incorporados pelos educadores no seu fazer pedagógico. A investigação configura-se como uma pesquisa qualitativa e os dados empíricos foram obtidos mediante a aplicação de instrumentos baseados em ilustrações e entrevista, assim como o estudo de documentos. O grupo investigado compõe-se de professores da área que atuam de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental. Os referenciais teóricos de análise são os estudos de Paulo Freire sobre a Educação Libertadora e as categorias elencadas são: dialogicidade, inédito-viável e repensar na ação. A pesquisa revelou algumas dificuldades por parte dos professores em trabalhar, a partir das falas significativas, seja em perceber a contribuição da área, seja na seleção dos conteúdos programáticos. Mas, de modo geral, as análises realizadas revelaram mudanças nas práticas dos professores, sendo que alguns princípios foram incorporados pela maioria, na prática cotidiana. Dentre eles, destaco a valorização dos saberes dos alunos, a relação entre a realidade e o conhecimento científico, a necessidade da interdisciplinaridade e do trabalho coletivo na ação docente. Porém, a prática pedagógica, via Tema Gerador, não se encontra mais na rede municipal de ensino de Chapecó, pois algumas condições necessárias à sua continuidade não se encontram à disposição. São elas: abertura para a pesquisa com a comunidade, acompanhamento pedagógico com momentos de estudo e aprofundamento, apoio das direções escolares, coletivo de professores coeso e resistente. O que se observa são iniciativas isoladas, na forma e resistência, por alguns professores em continuar trabalhando dialogicamente com seus alunos.Maestrelli, Sylvia Regina PedrosaDelizoicov, Nadir CastilhoUniversidade Federal de Santa CatarinaStuani, Geovana Mulinari2013-07-16T04:06:05Z2013-07-16T04:06:05Z2013-07-16T04:06:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis194 p.| il.application/pdf281322http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103315porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:36:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/103315Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:36:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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