Do fenômeno poético à experiência urbana: (por) uma poesia de Nicolas Behr

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Laíse Ribas
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92567
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura
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spelling Do fenômeno poético à experiência urbana: (por) uma poesia de Nicolas BehrLiteraturaPoesia brasileiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em LiteraturaO estudo da poesia de Nicolas Behr, poeta brasileiro que publica seu primeiro livro em 1977, tem como objetivo traçar um percurso que evidencia, nos recursos lingüísticos utilizados, uma poesia capaz de estabelecer uma outra relação com a linguagem, na repetição e nos vínculos com formas de manifestações poéticas e códigos de tradição já antes anunciados. Para isso, o corpus deste trabalho será o livro Laranja Seleta, antologia de poemas de Nicolas Behr publicado em 2007, além de poemas esparsos não presentes na antologia, como alguns inéditos, e outros dos livros Menino Diamantino (2003); Primeira Pessoa (2005) e Braxília Revisitada (2005). Nesse sentido, trata-se da análise de um registro poético ocupado de cenas cotidianas, de falas e fatos colhidos no dia-a-dia, da relação com a infância, das imagens da cidade, e do próprio ato poético. Desse modo, este trabalho visa, ainda, pensar as imagens que emergem do texto de Nicolas Behr: Brasília, Braxília e seus espelhos, utopias, vazios e imbricações - escavação da poesia e da cidade. Porque o texto do poeta também cerca e produz outros lugares: nem empíricos, utópicos, tampouco urbanos. Lugares de experiência da língua na poesia. Para isso, as idéias de Michel Foucault acerca das heterotopias serão um dos suportes para pensar a relação entre Brasília e Braxília como duas experiências heterotópicas e anacrônicas imbricadas em sua construção lingüística, espacial e geográfica. Espaços e contra-espaços ausentes-presentes, criadores de identidades e alteridades. Ainda é importante lembrar que noções como arquivo, memória e tempo, que remetem às teorias de Jacques Derrida, Michel Foucault e Paolo Virno permearão parte desse estudo. Assim, também será possível lançar um olhar sobre as relações estabelecidas entre sujeito e cidade, evidenciando a experiência urbana que arma estratégias de sobrevivência não só na cidade de Brasília, mas também, naquilo que a cidade não é, na falta, nas lacunas e espaços-outros, constituídos na operação poética realizada. Uma leitura por entre o texto, a partir e para além dele, nas artimanhas poéticas que exercitam a forma e a linguagem no corpo do poema.Florianópolis, SCCamargo, Maria Lucia de BarrosUniversidade Federal de Santa CatarinaBastos, Laíse Ribas2012-10-24T10:10:51Z2012-10-24T10:10:51Z20092009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis115 f.| il.application/pdf267101http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92567porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T02:56:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92567Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T02:56:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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