ALINHAMENTO DAS DEZ DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO DO SINAES E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA UM CENTRO UNIVERSITÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conto, Samuel Martim De
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Britto, João Carlos, Cyrne, Carlos Candido Da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26122
Resumo: O aumento da concorrência é observado em vários mercados, de maneira especial nos últimos anos também no Ensino Superior. A necessidade de profissionalização da gestão destas organizações vem acompanhada por mecanismos e instrumentos que possibilitem auxiliar na competência dos processos gerenciais. Concomitante a este movimento concorrencial, o Ministério da Educação vem supervisionando a atuação das Instituições de Ensino Superior, por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) que congrega vários mecanismos avaliativos. Diante disso, propõe-se apresentar um modelo de alinhamento estratégico utilizando as Dez Dimensões do SINAES e a ferramenta de avaliação do planejamento estratégico Balanced Scorecard (BSC). O método configura-se como sendo de abordagem qualitativa, utilizando procedimentos técnicos do tipo fontes secundárias e levantamentos bibliográficos sobre o assunto. Como resultado deste estudo é apresentado um modelo que alinha as quatro perspectivas do BSC e as Dez Dimensões do SINAES, buscando a eficiência na gestão de uma Instituição de Ensino Superior.
id UFSC_82b96fa1da5bd922412968061563edca
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/26122
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ALINHAMENTO DAS DEZ DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO DO SINAES E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA UM CENTRO UNIVERSITÁRIOO aumento da concorrência é observado em vários mercados, de maneira especial nos últimos anos também no Ensino Superior. A necessidade de profissionalização da gestão destas organizações vem acompanhada por mecanismos e instrumentos que possibilitem auxiliar na competência dos processos gerenciais. Concomitante a este movimento concorrencial, o Ministério da Educação vem supervisionando a atuação das Instituições de Ensino Superior, por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) que congrega vários mecanismos avaliativos. Diante disso, propõe-se apresentar um modelo de alinhamento estratégico utilizando as Dez Dimensões do SINAES e a ferramenta de avaliação do planejamento estratégico Balanced Scorecard (BSC). O método configura-se como sendo de abordagem qualitativa, utilizando procedimentos técnicos do tipo fontes secundárias e levantamentos bibliográficos sobre o assunto. Como resultado deste estudo é apresentado um modelo que alinha as quatro perspectivas do BSC e as Dez Dimensões do SINAES, buscando a eficiência na gestão de uma Instituição de Ensino Superior.INPEAU2012-09-20T18:00:24Z2012-09-20T18:00:24Z2011-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26122Conto, Samuel Martim DeBritto, João CarlosCyrne, Carlos Candido Da Silvaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T12:08:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/26122Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T12:08:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ALINHAMENTO DAS DEZ DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO DO SINAES E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA UM CENTRO UNIVERSITÁRIO
title ALINHAMENTO DAS DEZ DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO DO SINAES E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA UM CENTRO UNIVERSITÁRIO
spellingShingle ALINHAMENTO DAS DEZ DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO DO SINAES E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA UM CENTRO UNIVERSITÁRIO
Conto, Samuel Martim De
title_short ALINHAMENTO DAS DEZ DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO DO SINAES E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA UM CENTRO UNIVERSITÁRIO
title_full ALINHAMENTO DAS DEZ DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO DO SINAES E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA UM CENTRO UNIVERSITÁRIO
title_fullStr ALINHAMENTO DAS DEZ DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO DO SINAES E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA UM CENTRO UNIVERSITÁRIO
title_full_unstemmed ALINHAMENTO DAS DEZ DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO DO SINAES E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA UM CENTRO UNIVERSITÁRIO
title_sort ALINHAMENTO DAS DEZ DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO DO SINAES E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA UM CENTRO UNIVERSITÁRIO
author Conto, Samuel Martim De
author_facet Conto, Samuel Martim De
Britto, João Carlos
Cyrne, Carlos Candido Da Silva
author_role author
author2 Britto, João Carlos
Cyrne, Carlos Candido Da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conto, Samuel Martim De
Britto, João Carlos
Cyrne, Carlos Candido Da Silva
description O aumento da concorrência é observado em vários mercados, de maneira especial nos últimos anos também no Ensino Superior. A necessidade de profissionalização da gestão destas organizações vem acompanhada por mecanismos e instrumentos que possibilitem auxiliar na competência dos processos gerenciais. Concomitante a este movimento concorrencial, o Ministério da Educação vem supervisionando a atuação das Instituições de Ensino Superior, por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) que congrega vários mecanismos avaliativos. Diante disso, propõe-se apresentar um modelo de alinhamento estratégico utilizando as Dez Dimensões do SINAES e a ferramenta de avaliação do planejamento estratégico Balanced Scorecard (BSC). O método configura-se como sendo de abordagem qualitativa, utilizando procedimentos técnicos do tipo fontes secundárias e levantamentos bibliográficos sobre o assunto. Como resultado deste estudo é apresentado um modelo que alinha as quatro perspectivas do BSC e as Dez Dimensões do SINAES, buscando a eficiência na gestão de uma Instituição de Ensino Superior.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-09
2012-09-20T18:00:24Z
2012-09-20T18:00:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26122
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652311823646720