ALINHAMENTO DAS DEZ DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO DO SINAES E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA UM CENTRO UNIVERSITÁRIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26122 |
Resumo: | O aumento da concorrência é observado em vários mercados, de maneira especial nos últimos anos também no Ensino Superior. A necessidade de profissionalização da gestão destas organizações vem acompanhada por mecanismos e instrumentos que possibilitem auxiliar na competência dos processos gerenciais. Concomitante a este movimento concorrencial, o Ministério da Educação vem supervisionando a atuação das Instituições de Ensino Superior, por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) que congrega vários mecanismos avaliativos. Diante disso, propõe-se apresentar um modelo de alinhamento estratégico utilizando as Dez Dimensões do SINAES e a ferramenta de avaliação do planejamento estratégico Balanced Scorecard (BSC). O método configura-se como sendo de abordagem qualitativa, utilizando procedimentos técnicos do tipo fontes secundárias e levantamentos bibliográficos sobre o assunto. Como resultado deste estudo é apresentado um modelo que alinha as quatro perspectivas do BSC e as Dez Dimensões do SINAES, buscando a eficiência na gestão de uma Instituição de Ensino Superior. |
id |
UFSC_82b96fa1da5bd922412968061563edca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/26122 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
ALINHAMENTO DAS DEZ DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO DO SINAES E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA UM CENTRO UNIVERSITÁRIOO aumento da concorrência é observado em vários mercados, de maneira especial nos últimos anos também no Ensino Superior. A necessidade de profissionalização da gestão destas organizações vem acompanhada por mecanismos e instrumentos que possibilitem auxiliar na competência dos processos gerenciais. Concomitante a este movimento concorrencial, o Ministério da Educação vem supervisionando a atuação das Instituições de Ensino Superior, por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) que congrega vários mecanismos avaliativos. Diante disso, propõe-se apresentar um modelo de alinhamento estratégico utilizando as Dez Dimensões do SINAES e a ferramenta de avaliação do planejamento estratégico Balanced Scorecard (BSC). O método configura-se como sendo de abordagem qualitativa, utilizando procedimentos técnicos do tipo fontes secundárias e levantamentos bibliográficos sobre o assunto. Como resultado deste estudo é apresentado um modelo que alinha as quatro perspectivas do BSC e as Dez Dimensões do SINAES, buscando a eficiência na gestão de uma Instituição de Ensino Superior.INPEAU2012-09-20T18:00:24Z2012-09-20T18:00:24Z2011-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26122Conto, Samuel Martim DeBritto, João CarlosCyrne, Carlos Candido Da Silvaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T12:08:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/26122Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T12:08:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALINHAMENTO DAS DEZ DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO DO SINAES E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA UM CENTRO UNIVERSITÁRIO |
title |
ALINHAMENTO DAS DEZ DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO DO SINAES E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA UM CENTRO UNIVERSITÁRIO |
spellingShingle |
ALINHAMENTO DAS DEZ DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO DO SINAES E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA UM CENTRO UNIVERSITÁRIO Conto, Samuel Martim De |
title_short |
ALINHAMENTO DAS DEZ DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO DO SINAES E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA UM CENTRO UNIVERSITÁRIO |
title_full |
ALINHAMENTO DAS DEZ DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO DO SINAES E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA UM CENTRO UNIVERSITÁRIO |
title_fullStr |
ALINHAMENTO DAS DEZ DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO DO SINAES E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA UM CENTRO UNIVERSITÁRIO |
title_full_unstemmed |
ALINHAMENTO DAS DEZ DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO DO SINAES E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA UM CENTRO UNIVERSITÁRIO |
title_sort |
ALINHAMENTO DAS DEZ DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO DO SINAES E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA UM CENTRO UNIVERSITÁRIO |
author |
Conto, Samuel Martim De |
author_facet |
Conto, Samuel Martim De Britto, João Carlos Cyrne, Carlos Candido Da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Britto, João Carlos Cyrne, Carlos Candido Da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conto, Samuel Martim De Britto, João Carlos Cyrne, Carlos Candido Da Silva |
description |
O aumento da concorrência é observado em vários mercados, de maneira especial nos últimos anos também no Ensino Superior. A necessidade de profissionalização da gestão destas organizações vem acompanhada por mecanismos e instrumentos que possibilitem auxiliar na competência dos processos gerenciais. Concomitante a este movimento concorrencial, o Ministério da Educação vem supervisionando a atuação das Instituições de Ensino Superior, por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) que congrega vários mecanismos avaliativos. Diante disso, propõe-se apresentar um modelo de alinhamento estratégico utilizando as Dez Dimensões do SINAES e a ferramenta de avaliação do planejamento estratégico Balanced Scorecard (BSC). O método configura-se como sendo de abordagem qualitativa, utilizando procedimentos técnicos do tipo fontes secundárias e levantamentos bibliográficos sobre o assunto. Como resultado deste estudo é apresentado um modelo que alinha as quatro perspectivas do BSC e as Dez Dimensões do SINAES, buscando a eficiência na gestão de uma Instituição de Ensino Superior. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-09 2012-09-20T18:00:24Z 2012-09-20T18:00:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26122 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652311823646720 |