Estratégias de marketing para agroindústrias familiares
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123190 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2014. |
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Estratégias de marketing para agroindústrias familiaresEngenharia de produçãoAgroindústriaAgricultura familiarMarketing de relacionamentoSustentabilidadePolíticas públicasTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2014.O crescimento sustentável e as estratégias de marketing, dentre elas aquelas voltadas para estabelecer um relacionamento duradouro com os clientes (fidelização), vem sendo considerados dentre os aspectos que merecem especial atenção por parte das agroindústrias familiares. Diante dessa problemática, esta tese versa sobre a interação dos seis mercados de relacionamento numa abordagem do marketing com os pilares da sustentabilidade, no contexto de agroindústrias familiares legalizadas, e que integram a Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (COMCAM) - Paraná. Ao estabelecer diretrizes de marketing para essas agroindústrias como seu objetivo geral, esse estudo parte de uma revisão sistemática da literatura aderente ao tema de pesquisa, utilizando bases de dados Web of Science, Scopus, Scielo e Science Direct, com o apoio do software EndNote para gerenciar as informações coletadas. Essa revisão sistemática dá suporte para a construção do aporte teórico que norteia as discussões das pesquisas empíricas e a elaboração das diretrizes estratégicas. A metodologia privilegia o estudo de campo por meio de entrevistas, conduzidas de forma a coletar informações com base em ideias, percepções e experiências obtidas junto a 34 agroindústrias familiares. Considera as peculiaridades de cada produtor, bem como os fatores relacionados aos pilares da sustentabilidade e à cadeia de relacionamento, que foram capazes de contribuir para a concepção de dezoito diretrizes estratégicas de marketing, apresentadas ao final da tese, com suas considerações e recomendações, perfazendo um constructo para, no contexto do território estudado, propiciar alternativas para os agricultores/agroindústrias familiares buscarem sustentabilidade e crescimento num cenário dominado pela economia de mercado. Dentre os elementos elencados nas estratégias o estudo alerta para as questões de manutenção dos jovens no campo (atrativos), a diversificação das atividades (como o turismo rural), desenvolvimento territorial e integração do urbano e do rural (rurbano), comunicação efetiva para o consumidor em relação a fabricação de produtos ecológicos e sustentáveis, preocupação com o design de rótulos e embalagens. Observando este constructo, o trabalho desenvolvido pode ensejar aplicações adaptadas à agricultura familiar visando seu potencial através de estratégias de marketing e sustentabilidade. <br>Abstract : This thesis deals with the interaction of the six kinds of relationship marketing focusing on marketing based on sustainability, looking at legalized family agribusinesses belonging to the Municipalities which compose the Region of Campo Mourão (COMCAM), in the west of Parana State. With as its overall objective, the establishment of marketing guidelines for these agribusinesses, this systematic research was first done through the databases of Web of Science, Scopus, Scielo and Science Direct, with the aid of the software EndNote in order to manage the collected information. This systematic research supports the theoretical framework through the issues of Relationship Marketing, Family Agriculture, Family Agribusiness, Public Policy and Government Actions for Family Agriculture/Agribusiness, and Sustainability. The methodology and tools consisted in a field study where interviews were carried out regarding the ideas, perceptions, experiences and affirmations of 34 family agribusinesses. Moreover, it considers particularities such as different lifestyles and factors related to the sustainability and relationship network, which could influence the formulation of the marketing strategic guidelines. At the end of this research, some advertisement and considerations are provided regarding generating alternatives for the farmers and family agribusinesses to aim for sustainability and the growth of their own economy in the framework of a market economy. In this way, the results of this research can offer different applications adapted to family agriculture focusing on its potential through sustainability marketing strategies.Cardoso, Olga ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaGuelbert, Tanatiana Ferreira2014-08-06T17:55:12Z2014-08-06T17:55:12Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis323 p.| il., grafs., tabs.application/pdf326574https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123190porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T17:55:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/123190Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:55:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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